Já que o assunto é feijoada… falar de ingredientes faz toda a diferença: some a expertise do chef Rubens Gonçalo + celebridades com aquela aura carnavalesca + a bateria da Estação Primeira de Mangueira, atual campeã do Carnaval. Bom, né? E se incluir a vista da Praia de Copacabana e a estrutura de referência do Rio Othon Palace? E aí? Merece dez, nota dez? Daí vem a explicação porque, no sábado, todos os caminhos levavam ao número 3.264 da Avenida Atlântica para a Feijoada das Campeãs – tão certa quanto rei Momo na folia carioca.
A tradicional feijoada veio superlativa: 40 kg de feijão, 15 kg de proteínas como carne seca, lombo, pé e orelha; 30 kg de arroz, 20 kg de couve, 15 kg de banana d’água e dois pernis. Na rodada de sobremesa, arroz doce, pudim, quindim, bolinho de tapioca, brigadeiro de colher, doce de banana, de mamão e verrines. Tudo orquestrado pela equipe do chef Rubens Gonçalo, que está capitaneando a culinária do Othon. Sua trajetória, aliás, é digna de nota: veio criança do Maranhão para o Rio, passou por Barcelona, Chile, Bolívia, Colômbia, México e Peru. Especialista em culinária francesa, ele está fazendo pós-graduação em cozinha autoral.
Como é carnaval, a música é um “tempero” a mais nesse carnaval. Não à toa, a bateria escolhida para animar os convidados veio direito da estação primeira…o verde e rosa da Mangueira com suas passistas e parte dos ritmistas da bateria Surdo Um. Antes deles, quem embalou os salões do Bossa Café, no terceiro andar o Othon, foram os integrantes grupo Art Retrô, que toca clássicos do pagode, aqueles que animaram a adolescência de muita gente há anos. No menu musical, canções de Soweto, Karametade, SPC e Negritude Jr, entre outras bandas que marcaram época.
Dentre os foliões adeptos da feijoada, hóspedes internacionais e de Norte a Sul do Brasil e nomes como a digital influencer Mileide Mihaile direto de Fortaleza (CE), as atrizes Cristiane Machado e Evelyn Montesano, e o casal 20 Fran e Diego Grossi (aka Big Brother Brasil).
Como HT sempre reitera, a feijoada do Othon é marcada pela exímia organização e pontualidade. Em três décadas, vem mantendo-se entre as líderes da gastronomia carioca. No período da folia de Momo, ganha ares festivos. Gerente-Geral Corporativa de Vendas e Marketing do hotel, Anna Christina de Andrade ressalta a importância do evento para o calendário do Rio de Janeiro: “É um projeto de valorização de nossa identidade por meio da mais celebrada iguaria do país. E a nossa intenção é democratizá-lo cada vez mais, proporcionado o encontro de turistas e cariocas nesta grande compartilhamento da alegria que só o Carnaval permite”.
Não à toa, formou esse caldeirão de ingredientes que fizeram a Atlântica ferver ainda mais. E com a certeza que assim que o calendário virar… tem mais.
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