Não tem jeito: está no sangue. Pedro Benoliel, filho da chef Monique Benoliel, segue o mesmo caminho da mãe, a culinária. Assim como ela, tem mãos talentosas. Mas, diferentemente do que se espera, Pedro não trabalha com alta gastronomia, apesar de sua formação em cozinha francesa. Ele gosta mesmo é de estar na rua, conhecer e servir todo tipo de gente. Não à toa, é a cara no Brasil do canal Food Network e, atualmente, apresenta o programa “Tempero na mochila”, em que sai pelo país atrás de aventuras, personagens e, claro, comida. “É um programa em que eu coloco, literalmente, a mochila nas costas e vou viajar, conhecer gente, buscar novas experiências e sabores. Cada região me coloca em uma surpresa e vou aprendendo com elas”, disse ele, que gravou a primeira temporada no litoral norte de São Paulo. “É um lugar lindo, maravilhoso e de sabores mil”. A segunda temporada já tem data definida, mas ainda é surpresa.
“A televisão me dá muito prazer. É legal poder sair da rotina do Rio de Janeiro, estar com pessoas de outros lugares sem ser o bufê e o Brasa BBQ me preenche muito, poder ver pontos de vista diferentes, sair da zona de conforto. A televisão me traz isso de estar pronto para lidar com o público, há uma troca. Muita gente chega até mim nas redes sociais porque gosta do programa. É uma visibilidade bacana”, declarou. E ele entende do assunto, afinal, começou a carreira na TV ensinando receitas no alto de uma comunidade carioca no “Cozinha na lage”, em 2014. “O programa está guardado em um canto, pode ser que volte um dia”, contou ele, que se realiza no meio do povo. “A alta gastronomia não é ter um restaurante cinco estrelas, é fazer comida bem-feita, com produtos de qualidade, carinho e amor. O negócio é jogar em todas as posições e tentar agradar sempre com qualidade, sabor e um sorriso no rosto”, entregou.
Não há dúvidas que Pedro consegue. Trabalhando em todos os meios – que vão desde a cozinha do tradicional bufê Monique Benoliel ao evento Brasa BBQ, que chegou em sua 15ª edição no último sábado, 18, passando pela cozinha de rua, viagens e até servir hambúrguer em pleno Rio Moda Rio, o jovem chef só pensa em fazer o seu melhor. Não à toa, em apenas um ano, transformou o evento Brasa BBQ em um dos mais disputados da cidade ao unir hambúrguer de carne bovina feito por amigos, boa música e drinks à vontade em belos cenários do Rio de Janeiro. “Começamos tudo no aniversário do Eduardo Brasil, que é meu sócio, e quem organizou foi o Ronaldo Porto, meu outro sócio. Nos juntamos para fazer um aniversário despretensioso e convidamos uma galera legal que curtiu e pediu muito para que virasse um evento. Acabamos virando e o que começou como brincadeira virou business”, explicou.
E Pedro sabe da responsabilidade que seu nome carrega: “O Rio de Janeiro é muito pequeno, as pessoas me conhecem, sabem que sou filho da Monique e isso influencia. Tem o lado bom e o ruim, que eu não posso errar, tenho que carregar o nome – o que acaba virando bom também”, disse ele, que pegou uma lacuna em falta do mercado e transformou em um evento itinerante para lá de original. “Há um ano, quando tivemos a ideia do Brasa BBQ, não existia nada parecido. É um lugar em que se come e se bebe à vontade e as pessoas não se preocupam com nada além da diversão”, contou. Ao lado dos sócios, ele une gastronomia à diversão e comunicação. “Somos três pessoas, cada um na sua área e, juntos, formamos um time em sintonia”.
Sintonia, aliás, é o que há de sobra. O sucesso fala por si só. Tanto é que o Brasa BBQ foi um dos convidados para alimentar os fashionistas no Pier Mauá durante toda a semana de Rio Moda Rio. “Foi muito bacana, é uma vitrine gigante. Poder estar com essa galera de moda, de arte, servindo e fazendo uma comida boa é o que me dá tesão. A gastronomia, de um tempo para cá, se consolidou artisticamente também, nacional e internacionalmente. E toda forma de arte se conecta”, disse. Assinamos embaixo.
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