Em tempos de dólar nas alturas, hotéis e agências de turismo apostam em vendas com o preço “congelado”. Vem entender!


Enquanto tem empresa congelando o valor da moeda americana em R$ 2,69; outra foi além: fixou o valor com base em tabela de 2014

Funciona assim: o Banco Central divulga, todos os dias, assim que abre, um valor médio praticado por bancos para que se negocie o dólar naquela data. Esse número é apenas uma margem a ser trabalhada, fugindo da obrigatoriedade, já que a negociação de bancos e casas de câmbio são de livre e espontânea vontade. O problema é que, desde o início do ano, o valor do dólar nunca esteve tão alto, prejudicando a turma – leia-se nós – que ama viajar para o exterior. O motivo? O mercado está em mares agitados com a piora da economia brasileira. E, sem perspectiva de melhora, os números só tendem a subir com negociações cada vez piores. Mas para não dizer que só falamos de espinhos, vem aí uma boa nova: hotéis e agências de turismo estão vendendo pacotes de viagens com o preço de dólar “congelado” para atrair turistas.

Rhapsody of The Seas: estreia nos mares com pacotes promocionais (Foto: Reprodução)

Rhapsody of The Seas: estreia nos mares com pacotes promocionais (Foto: Reprodução)

A rede chilena Tierra Hotels, por exemplo, lançou uma promoção nesse estilo para quem deseja se hospedar nas unidades no Atacama, em Chiloé e na Patagônia: as tarifas de hospedagem vão “congelar” a moeda americana no valor de R$ 3,15 para reservas feitas no período entre 1º de novembro de 2015 e 30 de abril de 2016. Já quem planejava singrar pelos oceanos afora e estava desanimado com o câmbio pode começar, também, a sorrir. A Royal Caribbean anunciou que congelou o dólar a R$ 2,69 para clientes que desejarem viajar a bordo do navio estreante Rhapsody of The Seas em cruzeiros pela América do Sul. E mais: quem optar por roteiros internacionais terá de desconto de 30% nas tarifas por todo o mês de outubro.

A unidade chilena da rede Tierra Hotels (Foto: Divulgação)

A unidade chilena da rede Tierra Hotels (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de reverter a queda de 30% nos destinos internacionais que registrou no primeiro semestre, a Web Viagens, uma das maiores operadoras de viagens online do país, também resolveu praticar negociações com o dólar promocional congelado, praticado a R$ 2,99, para viagens com duração de três ou quatro dias. Conceder 10% de desconto ao final da compra de qualquer pacote adquirido pelo site também é uma estratégia utilizada pela operadora para manter sua vantagem competitiva em relação a concorrência. No mesmo caminho, a Sevagtur, que já reduziu em três dias seus pacotes para a Disney, fechou parecerias com operadoras marítimas para que os valores dos cruzeiros tivessem o dólar congelado, mantendo os preços, pasmem, de 2014. Moral da história? Talvez sua desculpa não seja mais válida…