Desvendamos o segredo por trás do sucesso de Hotéis Othon: a impecável tradição do luxo alinhada ao vanguardismo e à modernização


A rede fechou 2015 com recorde de hospedagens, foi premiada com Adrian Awards por seu desempenho tecnológico e ainda inaugurou novas unidades e investiu em reformas e tecnologia. Em entrevista exclusiva com HT, Tomas Ramos, diretor comercial e de marketing, comenta sobre as inovações e revela os planos para 2016

Localizado no número 3.264 da Avenida Atlântica, com uma das vistas mais privilegiadas de toda a Cidade Maravilhosa, o Rio Othon Palace já é conhecido tanto pelos cariocas quanto pelos turistas de todo o mundo por alinhar em seus serviços o espírito vanguardista, que vem marcando a chancela da Rede de Hotéis Othon e sua excelência há mais de 70 anos no mercado da hotelaria a um olhar sempre voltado para o futuro. As 18 unidades da Rede – nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Ceará, além do exterior com hotéis na Europa (Lisboa) – estão em sintonia com as principais e mais inovadoras tendências observadas nos melhores destinos internacionais. E a Rede fechou 2015 com um balanço mais do que positivo, provando que, mesmo em tempos de economia oscilante e de grandes desafios, os investimentos em qualidade, serviço, tecnologia, infra-estrutura (sempre com criatividade e profissionalismo de primeira) fizeram o diferencial. E quem comenta com HT sobre as conquistas e os resultados é Tomas Ramos, diretor Comercial e de Marketing da Rede de Hotéis Othon e Champion da HSMAI no Rio de Janeiro, que ainda revela as próximas etapas do grande plano de expansão e modernização em 2016.

"Chegamos ao final de 2015 com muitas conquistas para comemorar, com hotéis com alta ocupação e, mais do que isso, com excelentes perspectivas para 2016" (Foto: Divulgação)

Tomas Ramos, diretor comercial e de marketing dos Hoteis Othon, celebra os resultados obtidos pela Rede no ano passado: “Chegamos ao final de 2015 com muitas conquistas para comemorar, com hotéis com alta ocupação e, mais do que isso, com excelentes perspectivas para 2016” (Foto: Divulgação)

“Chegamos ao final de 2015 com muitas conquistas para comemorar, com hotéis com alta ocupação e, mais do que isso, com excelentes perspectivas para 2016. A tendência é que a realização das Olimpíadas, aliada à valorização do dólar em todo o mundo, gere um aumento no número de turistas estrangeiros que visitam o Brasil. Em paralelo, esperamos um crescimento, ainda maior, no fluxo de turistas brasileiros, que terão uma oportunidade única de assistir aos principais atletas do mundo competindo no Rio de Janeiro”, avalia Tomas, que não deixa de frisar o papel de destaque do país no panorama global da hotelaria e do turismo. “É importante lembrar que o Brasil está em alta no exterior graças à enorme visibilidade alcançada pela promoção de grandes eventos nos últimos três anos”, diz, referindo-se a projetos como a Copa do Mundo FIFA, em 2014,  e a Jornada Mundial da Juventude 2013.

Claro, sete décadas no mercado, uma culinária de ponta e a excelência de serviço mundialmente conhecida são fatores de peso na hora de se escolher um destino. Mas o grupo Othon pensou em muito mais para que a marca alcançasse o sucesso obtido em 2015. E é aí que está o grande segredo. A Rede de Hotéis Othon, além da reconhecida tradição, carrega consigo um espírito de inovar, sempre, pura avant-garde que a põe no mesmo patamar dos melhores e mais tecnológicos hotéis do mundo, imprimindo esse diferencial tanto nos serviços quanto nas instalações. Em um mundo globalizado no qual a palavra-chave é o multitasking, a Rede de Hotéis Othon consegue oferecer aos seus clientes, incluindo uma parcela grande de executivos, todo o conforto e inovação high tech que eles precisam.

“O Rio Othon Palace é um dos clássicos da hotelaria de luxo nacional. Sendo assim, nós procuramos estar sempre na vanguarda da hotelaria brasileira, buscando implementar as principais tendências observadas no exterior e adaptando nossos serviços às necessidades de clientes e hóspedes. Com isso, modernizamos as nossas instalações buscando um perfeito alinhamento aos desejos de brasileiros e estrangeiros que se hospedam com a gente. Nós apostamos em dois eixos principais para acompanhar e superar essas novas exigências: tecnologia e inovação”, explica Tomas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dentre os serviços que já vêm sendo oferecidos aos clientes do Rio Othon merece destaque o Othon Express Check-Out, que proporciona ao hóspede um conjunto de ferramentas criadas para que ele visualize sua conta em tempo real e possa deixar o hotel sem a necessidade de passar pela recepção. Outra vantagem é a informatização de todos os processos da recepção. “Estamos desenvolvendo novas parcerias e investindo em novos serviços e diferentes tecnologias com o objetivo de prestigiar e satisfazer nossos hóspedes e clientes”, destaca Tomas Ramos.

Tal investimento nos serviços e instalações foi reconhecido internacionalmente em fevereiro do ano passado, quando os Hotéis Othon conquistaram o Adrian Awards, concedido pela Hospitality Sales & Marketing Association International, um dos maiores prêmios do setor hoteleiro em todo o globo, na categoria “Marketing Digital – Série de e-mails”. E não é para menos: a aposta da Rede nas plataformas digitais obteve resultados tão positivos quanto as outras áreas, registrando um crescimento de mais de 300% em suas redes sociais, um acesso diário no site que bateu a marca das 5.000 visualizações, gerando um aumento de 40% nas reservas feitas diretamente no site, assim como a visitação por meio de dispositivos móveis, que teve 80% de expansão, conquistando mais de 60 países.

A magnifíca piscina do Othon, onde o hóspede pode observar toda a orla de Copacabana, um dos mais emblemáticos cartões-postais

A magnifíca piscina do Rio Othon Palace, onde o hóspede pode observar toda a orla de Copacabana, um dos mais emblemáticos cartões-postais

“Foi um grande ano para Hotéis Othon! Período em que os resultados de nossa presença online foram excelentes, todos os públicos foram atingidos com conteúdo de qualidade de forma interativa e ágil. O reconhecimento internacional com o Adrian Awards nos consagra como referência no mercado”, observa Tomas, orgulhoso. E o plano é continuar crescendo ainda mais, expandindo o investimento tecnológico para a infraestrutura, que já rendeu ao Rio Othon Palace uma série de reformas, assim como uma modernização nas instalações, incluindo fachada, quartos, restaurantes e, atualmente, os elevadores. O mesmo ocorreu no Belo Horizonte Othon Palace e nós estivemos lá para conferir.

“Em 2016, vamos concluir as obras de modernização do Rio Othon Palace e das suítes de luxo, com o investimento de R$ 80 milhões em inovações. O objetivo é oferecer ainda mais conforto e qualidade aos hóspedes. Durante as Olimpíadas, a cidade do Rio de Janeiro receberá milhares de turistas e os clientes que se hospedarem no Rio Othon Palace encontrarão instalações modernas, além do acesso à qualidade nos serviços oferecidos que já se tornou uma marca registrada dos hotéis do nosso grupo”, revela Tomas, que também pretende aumentar ainda mais o foco nos empresários que compõem a clientela. “Teremos mais investimentos nos hóspedes corporativos. Queremos ampliar ainda mais a participação deste segmento, que já responde por 55% do faturamento da Rede. Nós apostamos cada vez mais nesse mercado e por isso nos posicionamos como um dos principais destinos de eventos corporativos do Brasil”, explica.

Ainda de acordo com Tomas Ramos, os turistas e hóspedes corporativos encontram em todas as unidades de Hotéis Othon um diferencial impossível de se resistir: a ótima localização. No Rio de Janeiro, por exemplo, o Rio Othon Palace proporciona um panorama completo da orla de Copacabana, um dos principais cartões-postais da capital fluminense. “Os empresários e os executivos vêm escolhendo, cada vez mais, nossas unidades pela qualidade dos serviços que oferecemos e pela localização de nossos hotéis, em pontos privilegiados das principais cidades do país. Nossos hóspedes são agraciados com excelentes serviços. Durante toda a estadia, os clientes desfrutam de uma estrutura sofisticada, os apartamentos premium (que incluem toalhas e roupas de cama Trussardamenities de luxo), o excelente atendimento e a culinária do restaurante Skylab, comandado pelo chef Jean Yves Poirey, são componentes que fazem com que o período passado em nossos hotéis seja único”, avalia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Leia também: Um papo com o chef Jean Yves Poirey sobre tradição natalina, Réveillon e criatividade

Em outubro do ano passado, HT noticiou aqui a inauguração do São Carlos Othon Suítes, no interior de São Paulo, em um região onde a geração de empregos continuou positiva ao longo de 2015, fazendo a roda da economia girar em tempos complexos para o país. É esse olhar atento para as oportunidades e o que há de novo no setor que vem ajudando a reforçar ainda mais o nome da Rede como referência nacional e internacional no setor hoteleiro. “A experiência em administração e o investimento crescente no público corporativo são importantes diferenciais de nossa atuação. A expansão de Hotéis Othon para novos mercados é resultado da maturidade técnica profissional que, ao lado da adoção das mais modernas tecnologias, do know-how conquistado em décadas de bons serviços prestados e de uma gestão eficiente que conta com as pessoas certas nos lugares certos, faz com que a rede aposte ainda mais no segmento corporativo. As cidades escolhidas estão em regiões onde estão localizadas grandes empresas nacionais e multinacionais e oferecem infraestrutura completa. Neste momento, estudamos a abertura de unidades em estados das regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste”, comenta Tomas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Não há dúvidas de que 2016 promete ser um ano de mais investimentos nas unidades e de se colher os louros. “Eu vejo esse momento como uma oportunidade de crescimento. Os turistas brasileiros vão preferir viajar para cidades brasileiras a ir para o exterior. O Rio de Janeiro, por exemplo, tem mais de 70 quilômetros de praias incríveis, além da Floresta da Tijuca, lindas montanhas, lagoas e parques, tudo no mesmo local. É uma cidade com belezas naturais de sobra. Nós estamos totalmente preparados para atender a esta demanda crescente. Fomos premiados na categoria de marketing digital no Adrian Awards justamente por buscarmos um relacionamento personalizado com nossos clientes. Atualmente, é possível perceber a opinião de nosso hóspede sobre os serviços e o atendimento prestado. Temos consciência, ainda, que o poder das redes sociais é crescente e por isso mesmo merece toda a atenção, cuidado e a manutenção de profissionais qualificados à frente de seu gerenciamento”, afirma. E os ventos vão soprar a favor de  quem sabe fazer o diferencial.