Após ataque terrorista em boate de Orlando, parques da Disney reforçam segurança. Vem entender


Bib Iger, presidente e CEO da Walt Disney Company, Tom Williams, presidente da Parks and Resorts Universal, David Mandt, Vice-Presidente Sênior, Marketing e Comunicações da Associação Internacional de Parques e Atrações diversões e Dennis Speigel, presidente da Internacional Theme Park Services, se pronunciaram sobre o ocorrido

Depois do atentado em uma boate voltada para o público LGBT de Orlando – que culminou em 50 mortos e 53 feridos -, os parques de diversões da cidade estão intensificando sua segurança, principalmente após Noor Zahi Salman, ex-esposa do atirador Omar Mateen, ter dito às autoridades federais que o então companheiro estaria “visando Downtown Disney e a Pulse (a boate) para ataques”.

Os complexos Walt Disney World, SeaWorld e Universal já haviam instalado detectores de metais em suas entradas em dezembro, quando terroristas mataram 14 vítimas em San Bernardino, na Califórnia, mas nem todos os visitantes precisavam passar por eles. Desde domingo, 12, os frequentadores dos parques foram encaminhados para os detectores de metais e relataram filas longas nas entradas. Em um comunicado divulgado na tarde de domingo, Bob Iger, presidente e CEO da Walt Disney Company, declarou: “Estamos todos de coração partido pelos acontecimentos trágicos e horríveis em Orlando. Oferecemos nossos pensamentos, orações e apoio a todos em nossa comunidade afetada por esse ato insensato”. Tom Williams, presidente da Parks and Resorts da Universal, também se pronunciou: “Nossos pensamentos e orações estão com todos os afetados pela tragédia dessa manhã. Estamos prontos para ajudar a nossa comunidade como pudermos”, declarou.

magic-kingdom

(Foto: Reprodução)

O SeaWorld, por outro lado, usou a internet para prestar suas condolências e anunciou o aumento das medidas de segurança tanto no parque de Orlando como no de São Diego. “A segurança de nossos embaixadores, convidados e animais tem sido sempre a nossa principal prioridade. Nossas equipes de segurança trabalham em conjunto com a aplicação da lei e temos melhorado as medidas de segurança em todos os nossos parques. Como outras grandes atrações e agências de aplicação da lei na área, nós não damos detalhes de nossas medidas de segurança, a fim de manter a sua eficácia”, explicaram.

Em Anaheim, no sul da Califórnia, autoridades policiais também anunciaram o aumento das medidas de segurança e vigilância da Disney californiana. County Sheriff, do departamento de polícia de Los Angeles, afirmou que mais seguranças seriam colocados no Universal Studios e no Universal City da cidade e disse que “o departamento leva a segurança nos parques muito a sério” e que “a área tem sempre uma presença elevada da polícia”.

HONG KONG - SEPTEMBER 1: (EDITORIAL USE ONLY) In this handout photo provided by Disney, Mickey and Minnie Mouse are seen in front of the Sleeping Beauty Castle at the new Disneyland Park on September 1, 2005 in Hong Kong. The new theme park and vacation resort will officially open September 12. (Photo by Mark Ashman/Disney via Getty Images)

(Foto: Divulgação)

David Mandt, Vice-Presidente Sênior, Marketing e Comunicações da Associação Internacional de Parques e Atrações diversões (IAAPA), disse à FoxNews.com que sua organização não está neste momento “consciente de uma ameaça atual para um parque de diversões ou atração nos Estados Unidos.” “Parques de diversões e suas atrações empregam uma grande variedade de medidas de segurança – alguns são visíveis para o público e outros não. As medidas de segurança visíveis ao público incluem policiais uniformizados e à paisana – ou seja: policiais dentro e fora do dever – sistemas de câmeras de vigilância, sistemas de detecção de metais portátil e muito mais”, garantiu.

O presidente da Internacional Theme Park Services, Dennis Speigel, se pronunciou por email. “A carnificina que ocorreu vai elevar a segurança em todos os parques, arenas, estádios, teatros. Eu acredito que este massacre será o ponto de virada para todos os locais listados acima. Segurança total é a forma como tudo deve funcionar”, disse, ao Orlando Sentinel. Apesar disso, parques como Disney World Resort Magic Kingdom, o Hollywood Studios, o Animal Kingdom, o Epcot e o Downtown Disney ainda não tem grande segurança ou postos de controle.

hero_fallback

(Foto: Divulgação)

No aeroporto, a segurança também foi reforçada. Uma porta-voz afirmou que o local está operando como de costume, mas que a segurança foi aumentada após o ataque.