Rayssa Bratillieri brilha em ‘Amor da minha Vida’ e fala de liberdade, cenas de nudez e bastidores com Bruna Marquezine


A atriz vive a ousada camgirl Paula em ‘Amor da Minha Vida’, sucesso Disney+ estrelado por Bruna Marquezine e Sérgio Malheiros, com quem protagoniza cenas quentes. Nesta entrevista, Rayssa fala da repercussão das cenas íntimas, e acredita que devam ser tratadas cada vez com mais naturalidade na dramaturgia. Ela revela ainda como foi a parceria com Marquezine, que fez também sua estreia na codireção da série, expõe o igualmente desafiador trabalho no longa ‘Pecadora’ baseado no best-seller de Nana Pauvolih, que filma no momento, e também avalia seu amadurecimento como atriz. Além de defender a liberdade do desejo feminino, na vida e na ficção. “Quando você faz um papel que mexe com o que está incubado no ser humano, desde vilãs, até mulheres sexualmente livres, isso instiga quem assiste. Somos podados a não seguir instintos, principalmente as mulheres. Sou uma mulher que gosto de prazer, gosto de falar do que gosto. E levei isso para a Paula. Essa é uma maturidade que fui conquistando e esse é um lado meu que as pessoas não conheciam, então tem sido interessante. Quero provocar. E se isso servir para libertar mais mulheres, melhor ainda”

*Por Brunna Condini

Rayssa Bratillieri celebra sua personagem no sucesso ‘Amor da Minha Vida‘, maior estreia de uma série nacional no Disney+, protagonizada por Bruna Marquezine e Sérgio Malheiros. Na trama, que se destaca pela honestidade e humor com que aborda os relacionamentos e questões existenciais contemporâneas, ela é Paula, uma sedutora e misteriosa camgirl , que por trás da aparente segurança, lida com traumas que não facilitam seus vínculos nos relacionamentos, entre eles com Victor, vivido por Malheiros. As cenas quentes com o protagonista chamaram à atenção  pela intensidade e naturalidade com quem foram tratadas na série. O que aliás, é uma normativa em toda produção. Ainda assim, existe um foco na repercussão de tais cenas. Isso te incomoda? “Não. Quando você faz uma personagem que mexe com o que está incubado no ser humano, desde vilãs, até mulheres sexualmente livres, isso instiga quem assiste. Somos podados a não seguir instintos, principalmente nós mulheres. Então, é quase representar um lugar meio ‘anulado’. O que defendo é a ideia da série de que o amor e o sexo caminham juntos e isso deve ser algo natural. A quantidade de pessoas que fica numa relação porque o sexo é bom? Ou por que não é ? Ou por que não tem sexo? Faz parte, então a dramaturgia também mostrar isso”, analisa.

Nesta entrevista, a atriz fala da vivência atual de personagens mais amadurecidos e menos teen; e também de liberdade sexual feminina e dos bastidores com Bruna Marquezine, convidada por René Sampaio para atuar no longa e fazer sua estreia como coprodutora. Rayssavestá com novo visual, com os cabelos alongados para ‘Pecadora‘, que filma no momento.

Rayssa Bratillieri e Sérgio Malheiros em cena na série 'Amor da Minha Vida' (Divulgação/Disney)

Rayssa Bratillieri e Sérgio Malheiros em cena na série ‘Amor da Minha Vida’ (Divulgação/Disney)

Sobre a parceria com Bruna Marquezine, na frente e por trás das câmeras, ela comenta: “Bruna é ótima diretora, além de muito generosa.Tem o olhar, o respeito e a sutileza dignos dos grandes diretores. Fez todo sentido que co-dirigisse, porque ela e o Matheus se afinam muito. Acredito que isso também a deixou mais à vontade pra ser a Bia que foi na história. Ela dá um show na construção da personagem, está viva, potente, me inspira. Acho que já sofreu nas mãos da opinião pública com essa mania que as pessoas têm de nos colocar em ‘caixinhas’. Então, brilhar hoje nessa série é um sucesso merecido!”.

Fui ficando confortável com a nudez no set aos poucos. Isso não é estimulado para nós mulheres na vida. Dizem para nos tampar, para cruzar as pernas, para ter pudores. Então, à medida que a Paula ia se libertando, também existia o movimento da Rayssa de se libertar. Acredito mesmo que os personagens nos escolhem por razões próprias – Rayssa Bratillieri

Bruna Marquezine e Rayssa Bratillieri nas gravações de 'Amor da Minha Vida' (Reprodução/Instagram)

Bruna Marquezine e Rayssa Bratillieri nas gravações de ‘Amor da Minha Vida’ (Reprodução/Instagram)

Intimidade natural

Sobre a preparação para as cenas de intimidade, ela divide que “antes de começar a gravar ‘Amor da Minha Vida‘ fiz muitos exercícios para me empoderar mais do meu corpo. Não que isso seja uma questão para mim, mas me ajudou muito ficar bastante nua em casa ou só de lingerie durante um tempo. Isso pode parecer bobagem, só que eu precisava estar totalmente confortável assim e até esquecer da nudez. Intuía que isso me ajudaria. E existiu um cuidando extremo no set, tivemos uma coordenadora de intimidade e isso fez toda diferença”.

Rayssa também constata características que emprestou à sua personagem:

Sou uma mulher que gosto de prazer, gosto de falar do que gosto. E achei que poderia colocar isso dentro da Paula. Essa é uma maturidade que fui conquistando, e um lado meu que as pessoas não conheciam, então tem sido interessante. Quero provocar. E se isso servir para libertar mais mulheres, melhor ainda – Rayssa Bratillieri

Rayssa Bratillieri estuda o texto no set da série 'Amor da Minha Vida (Reprodução/Instagram)

Rayssa Bratillieri estuda o texto no set da série ‘Amor da Minha Vida (Reprodução/Instagram)

E observa: “Vim do teatro onde a busca é um ator sem pudor. Claro que isso é algo desafiador na prática, já que nossa sociedade faz do corpo e da sexualidade tabus. Por isso acho importante poder dar voz a uma mulher que fala abertamente e gosta de sexo. Mas claro que tudo é um processo. Quando li as cenas da Paula disse para o René confiar em mim. Depois, quando estava gravando, fiquei pensando: por que pedi pra ele confiar em mim? (risos). Não sabia se conseguiria, mas deu tudo certo”.

Pecadora

A atriz filma outra personagem desafiadora no momento, que também mergulha em autoconhecimento e nos próprios desejos. Ela é Isabel, a protagonista de ‘Pecadora’, filme baseado no best-seller da Nana Pauvolih. “É um romance erótico, então também passa também pelas descobertas sexuais. E olha que loucura, quando fui chamada para o filme ninguém tinha visto meu trabalho em ‘Amor da Minha Vida’, porque a série não havia sido lançada ainda. Parece que essas duas personagens tinham que estar na minha trajetória, pssando por suas questões, transformações e caminhando por lugares distintos”, observa. No elenco de ‘Pecadora’ ainda estão José Loreto e Marcos Pasquim, entre outros nomes.

Rayssa Bratillieri nas filmagens de 'Pecadora' (Reprodução/Instagram)

Rayssa Bratillieri nas filmagens de ‘Pecadora’ (Reprodução/Instagram)

“A Isabel é uma menina evangélica, que cresceu em uma família cristã extremamente conservadora e é filha de um pastor. Ela vive um caminho que na verdade foi imposto. É uma história de descoberta pessoal, profissional, sexual, de descobertas em todos os âmbitos. A direção é da maravilhosa Dainara Toffoli, com roteiro da Camila Raffanti. E é a primeira vez que experimento um set em sua maioria feminino, o que tem sido muito bom”, acrescenta.

A personagem da série e do filme são marcos no processo de amadurecimento profissional da Rayssa, de 27 anos, que saiu da sua cidade natal, Apucarana, no Paraná, aos 17, vindo para o Rio de Janeiro tentar a carreira de atriz. “Comecei muito jovem, em ‘Malhação’ (‘Malhação: Vidas Brasileiras’, em 2018). Depois fiz duas novelas das seis na Globo, então o público se acostumou a me ver em tramas mais jovens, leves. Precisava de uma oportunidade para amadurecer para o espectador e para mim. Então, quando a Paula chegou quis agarrá-la com unhas e dentes, fui para o teste muito determinada. E agora com a Isabel faço o mesmo. Quero me desafiar também no teatro no ano que vem”, anuncia. “Estou buscando um texto e também deve ser um espetáculo para falar das relações”.

"Quero provocar. E se isso servir para libertar mais mulheres, melhor ainda" (Divulgação)

“Quero provocar. E se isso servir para libertar mais mulheres, melhor ainda” (Divulgação)