*Por Nayanne Louise
Nesta próxima semana, entra em cena a mostra dedicada à música brasileira, no Centro Cultural do Banco do Brasil. O projeto Cine MPB, que acontece de 8 a 27 de janeiro, no Rio, e de 8 a 25 de janeiro, em São Paulo, reúne alguns dos maiores sucessos da recente produção brasileira de longas-metragens, programada ao lado de expressivos curtas, sempre com a mesma temática: focalizar músicos de diversas gerações através da ótica de cineastas de diversos estilos.
A programação destaca obras que retratam grandes nomes da história da música brasileira, como ‘Tom Zé ou Quem irá colocar uma dinamite na cabeça do século’, de Carla Gallo sobre o genial Tom Zé, ‘Jards’, de Eryk Rocha sobre Jards Macalé e o raro documentário ‘Paulo Moura – Alma brasileira’, dirigido por Eduardo Escorel, que apresenta o universo de um dos principais instrumentistas brasileiros. Compositor, arranjador, saxofonista e clarinetista brasileiro de choro, samba e jazz, Paulo Moura tem obra extensa e faleceu recentremente, em 2010.
Entre outros títulos que retratam este universo e a trajetória de artistas fundamentais na história da música no Brasil estão ‘Simonal – ninguém sabe o duro que dei’, ‘Herbert de perto’ e ‘Waldick, sempre no meu coração‘. Ou seja, é possível viajar do Rock Brasil ao fino do brega, em um repertório de filmes onde o público, de óculos, jamais é cachorro, não!
Movimentos musicais e flagrantes históricos do país também estão presentes, em produções como ‘Rock Brasília‘, de Vladimir Carvalho, que fala sobre bandas como Legião Urbana e Capital Inicial; ‘Tropicália’, de Marcelo Machado e o novíssimo ‘A Farra do Circo’, dirigido por Roberto Berliner.
Artistas e gêneros de um universo mais popular são retratados em obras como ‘Vou Rifar meu Coração’, sobre o gênero brega, ‘Mamonas Para Sempre’, sobre a mítica banda pop morta em acidente aéreo, e ‘Cantoras do Rádio’, rememorando o show que promoveu o reencontro daqueles baluartes do rádio brasileiro.
Completam a programação ainda títulos como ‘L.A.P.A’ e ‘O Samba Que Mora em Mim’; além de curtas-metragens como ‘Bethânia Bem de Perto’, ‘Tim Maia’, ‘Rock Paulista’, ‘Nelson Sargento’, ‘Rua da Escadinha, 162’, ‘O mundo é Uma Cabeça’, ‘Rap, o Canto da Ceilândia’, ‘Viva Volta’ e ‘Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba’, entre outros.
Serviço:
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel (21) 3808-2020
Salas de Cinema 1 (98 lugares)
Data: 8 a 27 de janeiro
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).
Confira a programação no site: http://culturabancodobrasil.com.br/