Marcelo Saback atua na reprise de “História de Amor”, mas nega voltar a trabalhar como ator: “Fora dos meus planos”


A novela “História de Amor”, reprisada na Globo, tem surpreendido com sua audiência, superando produções atuais da emissora. O fenômeno reforça o poder nostálgico das reprises. Um dos destaques da trama é Marcelo Saback, intérprete do cafajeste Renato, que não atua em novelas desde 2009. Atualmente, ele se dedica à escrita, trabalhando em roteiros para streaming e direção teatral, mas reconhece os desafios da profissão de roteirista: “Quando se está trabalhando na escrita, a gente fica meio abduzido, a carreira de roteirista é muito puxada e muito menos glamurosa do que se pensa. O autor é primeiro a ser lembrado e a ser esquecido”

*por Vítor Antunes

A novela “História de Amor” vem sendo reprisada em “Edição Especial“, na Globo, depois de 30 anos, e tem surpreendido ao conquistar grande atenção e repercussão, superando até mesmo as produções contemporâneas da emissora, como “Garota do Momento“, “Volta por Cima” e “Mania de Você”. O fenômeno não é isolado: outra trama clássica, “Tieta“, ainda mais antiga que a obra de Manoel Carlos, também tem registrado índices expressivos de audiência, evidenciando o poder nostálgico das reprises. Além do enredo envolvente e do estilo característico das novelas de Manoel Carlos, um dos destaques de “História de Amor” é a presença de Marcelo Saback. O ator, que interpretou o cafajeste Renato, não participa de novelas desde 2009, quando fez “Vende-se um Véu de Noiva“, no SBT.

“O que eu gosto de rever das novelas antigas é a linguagem. As pessoas me chamam pelo nome do personagem, relembram, resgatam. É nostálgico. A geração passada consumia novela e continua aí, só que mais velha. Há uma nostalgia com novelas antigas com as quais só percebo o sucesso quando passo na rua, já que nunca sei o que está no ar”, reflete Saback sobre o impacto das reprises e o carinho do público.

Marcelo Saback foi o Renato de “História de Amor” (Foto: Reprodução/Viva)

Desde que se afastou das novelas, o ator tem se dedicado à escrita. Questionado sobre um possível retorno à TV como autor, ele descarta a ideia. “Abriram uma possibilidade para eu fazer novela para o mercado latino, mas acabou não rolando. E novela, sobretudo, não é uma coisa que, de frente, eu toparia. Estou cansado”, desabafa. No entanto, ele segue envolvido com o audiovisual. “Estou escrevendo roteiro para dois streamings e com uma peça para dirigir e não ficando restrito ao audiovisual”.

Sobre voltar a atuar, sua resposta é quase definitiva: “Acho improvável que eu volte como ator, virei um ator preguiçoso. Estar trabalhando como ator não faz mais parte dos meus planos. Fui por anos de musical, fazendo várias sessões por dia e conciliando com teatro, cinema e televisão. Acabei migrando para trás das coxias e para os roteiros. A página em branco sempre foi uma paixão. Claro que gosto de ver meus amigos atuarem, mas nada disso me diz muito mais”. Afastado dos holofotes, Marcelo Saback encontrou na escrita um novo caminho para expressar sua criatividade, ainda que reconheça as dificuldades da profissão

Quando se está trabalhando na escrita, a gente fica meio abduzido, a carreira de roteirista é muito puxada e muito menos glamurosa do que se pensa. O autor é primeiro a ser lembrado e a ser esquecido – Marcelo Saback

Marcelo Saback não pretende voltar a trabalhar como ator” (Foto: João Miguel Jr)