“Aos 60 anos de carreira é um marco para o recomeço da profissão”, diz Renato Aragão depois de 44 anos na Globo


Há dois meses sem contrato com a Globo, o humorista é ativo nas redes sociais. São quase seis milhões de seguidores entre Instagram e TikTok. “É um mundo novo que se abriu. Estou amando ter essa interação mais direta com o meu público. E me aproximando dos mais jovens, por estar falando a língua deles. É sensacional”, avalia

Lívian entre os pais, Lilian e Renato (Foto: Arquivo Pessoal)

Lívian entre os pais, Lilian e Renato Aragão (Foto: Arquivo Pessoal)

* Por Carlos Lima Costa

Dois meses após ver encerrar seu vínculo de 44 anos com a Globo, Renato Aragão projeta o olhar para o futuro. “Acredito que este seja um tempo para eu me reinventar. Estou aproveitando cada minuto e aberto a todas as possibilidades que vierem. Sempre tenho a minha mente ocupada com muitos projetos”, assegura o humorista, aos 60 anos de criação de seu personagem, Didi.

“Estar agora com 60 anos de carreira é um marco para o recomeço da minha profissão”, avalia. Inclusive, as portas da Globo não estão fechadas. Pontualmente poderá vir a realizar algum trabalho na emissora, onde ingressou em 1977 com o programa Os Trapalhões, ao lado de Dedé Santana, Mussum (1941-1994) e Zacarias (1934-1990). “Tenho uma história de vida lá, onde aprendi muitas coisas, e um imenso carinho por todas as pessoas com quem pude conviver durante este tempo”, acrescenta.

São seis décadas em que, além de atuar, também escreveu inúmeros roteiros e esquetes. Mas despista quando indagado se estuda proposta de outra rede de televisão aberta, a cabo ou até mesmo de alguma plataforma digital. Até porque a área cultural é das mais afetadas nestes tempos de pandemia. “Existem novos projetos: teatro, cinema, além de outras novidades que aparecerão no meio do caminho”, explica em tom de mistério.

Sem sair de casa desde o mês de março quando foi decretada a quarentena por conta do Covid-19, Renato dedica parte de seus dias às redes sociais, onde tem 3 milhões e 600 mil seguidores no Instagram, e dois milhões e 200 mil no TikTok. “É um mundo novo que se abriu e eu estou amando ter essa interação mais direta com o meu público. Faz parte desta nova oportunidade de me reinventar. É sensacional”, pontua. E acredita que está conquistando novos fãs. “Por ser a linguagem dos jovens, falar esta língua me aproxima deles”, aponta.

Cumplicidade entre filha e pai (Foto: Arquivo Pessoal)

Cumplicidade entre filha e pai (Foto: Arquivo Pessoal)

Com a reclusão, Renato aproveita também para permanecer mais tempo com a mulher, Lilian, e com a atriz Lívian Aragão, mais nova de seus cinco filhos, e única herdeira do casal. Radicada dois anos nos Estados Unidos, estudando atuação na Stella Adler Academy of Acting, em Los Angeles, Lívian voltou ao Brasil há dois meses. No momento, inclusive, os fãs podem matar as saudades dela em Flor do Caribe, de 2013, que marcou sua estreia em novelas, e está sendo reprisada na Globo.

“Ela antecipou o retorno por conta da pandemia. As aulas presenciais estão suspensas e Livinha vai concluir os estudos na modalidade online. Então, acima de tudo, tenho aproveitado todos os momentos com a minha família, curtindo bastante”, conta Renato. Por isso mesmo, tranquilo, apesar de não sair de casa. “Tem sido um tempo bom. Me dedico aos meus projetos, produzo, leio e escrevo muito. Minha cabeça está bem ativa, invisto em reuniões virtuais. Também mantenho minhas atividades físicas. Isto para mim é sagrado. É um hábito que adquiri e cultivo há muitos anos. Não me descuido, tanto que a saúde está 100%”, assegura.

Lilian e Renato celebram 30 anos de união em 2021 (Foto: Arquivo Pessoal)

Lilian e Renato celebram 30 anos de união em 2021 (Foto: Arquivo Pessoal)

Com a mesma energia, em abril de 2021 irá celebrar os 30 anos de união com Lilian, que é 32 anos mais jovem do que o humorista. “Foram décadas de desenvolvimento, crescimento, parceria. Só tenho motivos para agradecer a Deus por ter esta relação de amor que Ele tem me permitido viver. Modificamos muitas coisas um no outro. Um casamento só perdura se os dois crescerem. Crescimento é mudança. E o produto final é o mais importante: Nosso amor, maior a cada dia”, finaliza.