SENAI CETIQT: Projeto ‘Africanidades’ lança luz sobre História, Cultura e Diversidade


De acordo com Luize Marçal, analista da Coordenação de Empregabilidade Discente do SENAI CETIQT, o evento busca o fortalecimento do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação e questões relacionadas com a consciência política e histórica da diversidade, de identidades e de direitos e ações educativas de combate ao racismo e discriminações

Maior centro latino-americano de produção de conhecimento aplicado à cadeia produtiva têxtil, de confecção e química, e referência em tecnologia, consultoria e formação de profissionais qualificados para a Quarta Revolução Industrial, o SENAI CETIQT promove de maneira phygital um dos mais incríveis projetos no mês da Consciência Negra levando para o centro da mesa temas importantíssimos que que mobilizam tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade por um mundo mais igualitário, com respeito à diversidade de culturas e uma vida plural com mais otimismo e união contra o racismo. Trata-se a do encontro “Africanidades: História, Cultura e Diversidade”.

Anualmente acompanhamos todos os debates que levantam aspectos sociais da africanidade quebrando barreiras, estereótipos e a valorização na identidade da cultura como base para construir, entender e decodificar as narrativas e ações que surgem em alta potência em movimentos sociais.

Leia mais: Senai Cetiqt: Projeto “Africanidades” analisa o movimento global ‘Black Lives Matter’ e a sinergia com o Brasil

Leia mais: Senai Cetiqt: uma análise sobre o protagonismo dos negros no teatro brasileiro e a necessidade de rever estereótipos

O evento será transmitido pelo YouTube da instituição, no dia 19 e contará com a presença de pesquisadores que desenvolvem estudos sobre o tema. Uma oficina de criação e pintura em vestuário acontecerá na modalidade presencial, com todos os cuidados do protocolo referente ao combate à Covid. Mais informações podem ser encontradas no link.

De acordo com Luize Marçal, analista da Coordenação de Empregabilidade Discente do SENAI CETIQT, o evento busca o fortalecimento do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação e questões relacionadas com a consciência política e histórica da diversidade, de identidades e de direitos e ações educativas de combate ao racismo e discriminações.

Os temas dos encontros são: Introdução à moda nigeriana através de 3 tecidos: Aso Oke, Adire e Ankara; Uma construção afrodiaspórica: mulheres negras nas fotografias do século XIX; De tela à tela – Oficina de criação e pintura em vestuário; Diálogos com afroempreendedores: Ideia, Dor, Superação e Sucesso; mesa redonda: Comida, Religião e Cultura; e roda de conversas sobre racismo com funcionários e alunos do SENAI CETIQT.

O evento contará com atividades que aprofundarão a discussão sobre o desenvolvimento de negócios, oportunizando a conexão entre diversos atores deste mercado. Também haverá apresentação da obra de pintores negros que deixaram um grande legado, como Abdias do Nascimento, Mestre Didi, Emanuel Araujo, Rosane Paulino, Renata Felinto, Bispo do Rosário e outros que serviram de inspiração para a criação de pinturas em peças de roupas.

“A moda, de uma forma geral, tem como um dos objetivos a perpetuação das culturas. Com relação à cultura afro-brasileira, ela pode também ter essa proposta, desde que se utilize de fontes de pesquisas fidedignas para que juntamente com as suas representações forneça informações corretas aos usuários dos produtos inspirados na cultura afro-brasileira”, analisa Cristiane de Souza, professora do SENAI CETIQT.