Havaianas e a atriz Barbie Ferreira em collab com lançamento internacional e mega zoom no universo Gen-Z


Sentimos as inspirações de construção de camadas delicadas, da alegria, do mood férias e de elementos psicodélicos. Inspirada por suas raízes brasileiras, elementos vintages do Rio de Janeiro nos anos 60 e 70, bem como arquitetura e design de interiores brasileiros, Barbie teve a liberdade de dirigir criativamente toda a colaboração e desenhar as novas estampas. Barbie representa a geração Z, imersa no poder das redes social, engajada na questão da diversidade e com um olhar voltado para práticas socioambientais extremamente aguçado

Estamos vivenciando um momento na moda no qual os holofotes estão voltados para a geração Z e como ela tem influenciando uma grande mudança de paradigmas na forma de consumir moda. Ela está imersa no poder das redes sociais, é engajada na questão da diversidade e tem um olhar voltado para práticas socioambientais extremamente aguçado. A série “Euphoria“ é icônica para mergulharmos neste universo e na estética Y2K voltada para os anos 2000 e que a geração tem consumido. É preciso dar um zoom nessa geração, certeza absoluta. e há um desejo por produtos que transmitam alegria, que sejam táteis e que exalem pluralidade. E Havaianas tem sempre este olhar e mantém parcerias com algumas das mais badaladas casas de moda do mundo. É pioneira na “collabs-mania” da indústria da moda, colabora com marcas internacionais e é representante máxima do “made in Brazil” globalmente. Contextualizei este cenário para contar que Havaianas lançou a primeira collab com uma celebridade internacional: a atriz Barbie Ferreira, que atuou em “Euphoria”.

Barbie Ferreira e Havaianas lançam collab cheia de brasilidade em parceria inédita

Barbie Ferreira e Havaianas lançam collab cheia de brasilidade em parceria inédita

Ela é o puro exemplo do soltar-se e exercer a sua própria individualidade, do arrebatamento, que pode ser poderosa força disruptiva. Descendente de brasileiros e criada nos Estados Unidos, Barbie é um ícone da Gen-Z e representa o estilo e as aspirações de uma geração que deseja se conectar globalmente por meio de valores como liberdade, diálogo e diversidade — ideais que fazem de Barbie a parceira perfeita para Havaianas na colaboração de uma coleção exclusiva.

Barbie Ferreira é o puro exemplo do soltar-se e exercer a sua própria individualidade e do arrebatamento

Inspirada por suas raízes brasileiras e elementos vintages do Rio de Janeiro nos anos 60 e 70, bem como arquitetura e design de interiores brasileiros, Barbie teve a liberdade de dirigir criativamente toda a colaboração e desenhar as novas estampas. Sentimos as inspirações de construção de camadas delicadas, da alegria, do mood férias e de elementos psicodélicos.

Barbie Ferreira e Havaianas lançam collab cheia de brasilidade em parceria inédita

Barbie Ferreira e Havaianas lançam collab cheia de brasilidade em parceria inédita

“Havaianas é uma marca icônica que uso desde pequena. Para mim, significa muito da minha cultura, da minha família e do Brasil em geral. Ser uma brasileira-americana moldou meu coração, minha arte e minha moda infinitamente. Ter a chance de criar para uma empresa que representa minha família e a mim mesma de uma forma nostálgica é incrivelmente empolgante e mal posso esperar para que todos vejam o que criamos,” diz Barbie.

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A coleção foi lançada simultaneamente na Europa e nos Estados Unidos. “Havaianas é um canvas para a liberdade. Buscamos fazer com que a marca traga ao mundo uma mensagem convidativa, para ser possível viver uma vida mais leve e livre. Queremos ser um símbolo de criatividade e descontração, e também de uma moda que oferece liberdade de escolha”, comenta Maria Fernanda Albuquerque, CMO da Havaianas Global.

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“Nesse contexto, nossa coleção com a Barbie é uma expressão do convite que a marca faz através de seus produtos e comunicação. Estamos muito felizes em lançar nossa primeira collab feita inteiramente com uma embaixadora da marca e achamos que não poderíamos ter escolhido um nome melhor do que Barbie Ferreira”.

A coleção Havaianas x Barbie Ferreira, idealizada pela própria Barbie, inclui nove modelos tanto em chinelos quanto em slides, e traz cores e estampas diferentes para criar looks inspirados na cultura brasileira de arte vintage, esculturas, texturas e vegetação exuberante.

A história da label se iniciou lá em 1962, quando o primeiro par de Havaianas, a Tradi’ foi desenvolvido no Brasil. Na época, a inspiração foi a sandália de dedo japonesa chamada Zori. A Alpargatas (dona da Havaianas) então utilizou a borracha como matéria-prima e adaptou a sandália japonesa para o mercado brasileiro. O formato de grão de arroz foi utilizado para a textura da palmilha. Nascia uma estrela atemporal! Em 1962, os modelos foram criados na versão azul e branco, mas só em 1969, por um erro de maquinário, surgiram as primeiras Tradi com tiras verdes, depois vieram as versões ferrugem, amarela e preta. Nos anos 1980, o Ministério da Fazenda incluiu os chinelos na lista de produtos cipados, ou seja, o preço era tabelado pelo Governo para que as pessoas pudessem comprar mesmo com ajustes de inflação. A marca sempre esteve de olho nas tendências das ruas, na demanda e desejo dos usuários, e isso foi sempre o maior gol. Tanto, que, no início dos anos 80, quando os surfistas começaram a customizar as suas próprias Havaianas, virando a sola colorida do chinelo para cima, criando modelos monocromáticos, foram lançados os modelos Top, disponíveis em todas as cores do arco-íris ou em tons sazonais. A linha colorida, inclusive, é a segunda mais vendida até hoje pela companhia. Ou seja, quanto maior a conexão com o consumidor, maior o sucesso do que se faz.