SENAI CETIQT: A 2ª edição do Simpósio de Iniciação Científica promoverá a sinergia entre alunos e empresas


A edição terá como tema “A importância da inovação na pesquisa”. Gerente de educação profissional, Robson Wanka afirma que a educação científica é importante para a carreira, pois quando o aluno for fazer um mestrado ou um doutorado, já terá experiência de como se organiza uma pesquisa usando metodologias eficientes. “Vamos ampliar essa iniciativa e trazer mais conhecimento, contribuição para a sociedade e o mais importante: trabalhar a empregabilidade de nossos alunos”, comenta

O SENAI CETIQT, maior centro latino-americano de geração de conhecimento aplicado à cadeia produtiva têxtil, de confecção e química – setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país – e referência em tecnologia, consultoria e formação de profissionais qualificados para a Quarta Revolução Industrial, realizará no dia 30 de março, a 2ª edição do Simpósio de Iniciação Científica. O objetivo do evento será divulgar os resultados dos projetos de Iniciação Científica e Produção Técnica desenvolvidos em 2021 e instigar novos alunos a participarem dos projetos de pesquisa com inscrições abertas em 2022.

O gerente de educação profissional, Robson Wanka, afirma que a educação científica é importante para a carreira, pois quando o aluno for fazer um mestrado ou um doutorado, já terá experiência de como se organiza uma pesquisa usando metodologias eficientes. “Vamos ampliar essa iniciativa e trazer mais conhecimento, contribuição para a sociedade e o mais importante: trabalhar a empregabilidade de nossos alunos”, comenta.

Neste ano, a edição traz como temática “A importância da inovação na pesquisa”, na qual o mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Emerson Kuhl, fará a abertura. Após a palestra, os projetos de design e engenharias serão apresentados e o público participante poderá contribuir e buscar parcerias com os projetos de pesquisa.

Raquel Gomes, analista do SENAI CETIQT e gestora do projeto, comenta que o simpósio é uma vitrine onde os profissionais de outras empresas participarão e poderão entrar em contato após o evento para contribuir e saber mais sobre o projeto desenvolvido, gerar interesse em alguma parceria e quem sabe notar que um aluno tem o perfil ou conhecimento que ele deseja para trabalhar no time dele. “A 1° edição proporcionou parcerias nos projetos de pesquisa e vaga de estágio imediata. E a visibilidade e empregabilidade dos nossos alunos é nosso foco”, analisa.

Os resultados serão avaliados por uma banca, em que os convidados escolherão os melhores projetos de Design de Moda e Engenharia Química. Os alunos dos projetos vencedores ganharão prêmios e receberão certificados de reconhecimento em evento científico, o que pode os ajudar a ganhar pontos em processos seletivos de mestrado. O aluno Paulo Henrique, que participou do 1º Simpósio IC com o projeto “Desenvolvendo a linguagem Phyton para a aplicação 4.0”, conseguiu um estágio na Radix Engenharia e Desenvolvimento de Software.

Ele explica que ao longo do desenvolvimento do projeto adquiriu alguns conhecimentos básicos sobre o estudo do tema: “a minha expectativa em trabalhar na Radix atingiu diretamente esses conhecimentos, já que procurava aprofundar meus estudos na área e conseguir produzir projetos ainda maiores, que tivessem benefícios tanto para empresa quanto para o meu crescimento pessoal”, comenta.

Para saber mais sobre os editais dos programas vigentes em 2022, acesse aquihttps://materiais.senaicetiqt.com/simposio-2022