A indústria da moda está em constante evolução e as reflexões sobre novas práticas que permeiam o produzir moda no Brasil se tornam cada vez mais necessárias. A pandemia mudou a expectativa do consumidor em relação às marcas e se faz presente o papel cada vez mais importante de uma experiência digital com identidade e inovação. Dentro desse cenário e tendo o Estado do Rio como epicentro de um evento multiplataforma, o ID:Rio Festival fará a sinergia entre moda, cultura, capacitação, empreendedorismo e música. Com programação 100% gratuita, o evento apresentado pela Enel Distribuição Rio e pelo Governo do Estado, será realizado entre os dias 15 e 17, no Reserva Cultural, em Niterói, e terá como parte integrante o Rio_Moda_Summit, maratona de palestras, talks e mesas redondas com curadoria do SENAC RJ.
Leia mais: ID:Rio Festival fará a sinergia entre moda, cultura, capacitação e música
E, para você, que vai mergulhar em temas importantíssimos, nós vamos dar algumas dicas sobre a palestra Novas práticas sobre posicionamento e estratégias digitais em moda. Certeza que chegará já com mil perguntas para os palestrantes. Participarão Fernanda Galindo, designer e sócia fundadora da label La Vie Sports, Antônio Rocha Filho, empresário e sócio fundador da Bentha e investidor da Via Mia em Niterói e São Gonçalo, com mediação de Queila Moraes, empresária, gestora de projetos e de empreendedorismo e uma das idealizadoras do coletivo Somos Capacita – uma plataforma criada com o objetivo de impulsionar negócios com viés social.
Os novos tempos pedem a reflexão em rede e o compartilhar de boas práticas. “Acredito que na era digital é ainda mais importante que as marcas tenham bastante clareza sobre filosofia, qual a proposta para o consumidor (utilizando o omnichannel) e como elas estão alinhadas com a sustentabilidade. Toda a construção da marca precisa estar bem alinhada e coerente para que haja uma conexão no processo de ponta a ponta. Afinal, a atenção do cliente é cada vez mais disputada”, analisa Fernanda Galindo, que tem um site bárbaro e que faz o link direto com o consumidor mostrando as propostas da La Vie Sport.
Um ponto importantíssimo que percebemos é que a grife de Fernanda está totalmente em sinergia com as novas tecnologias para roupas esportivas e com a economia circular. As inovações de materiais têxteis têm sido incríveis e associadas ao desenho e à construção do tecido, dá a melhor aerodinâmica possível ao atleta. Suas criações para o esporte são feitas com fio Emana, ultra-tecnológico, que produz a redução da fadiga muscular e promove uma recuperação muscular mais rápida com a incorporação das ativações internas. Com o fio inteligente de poliamida com propriedades do infravermelho longo, desenvolvido pelas equipes da Rhodia no Brasil, ele proporciona uma melhor microcirculação sanguínea na área que está em contato com o corpo e melhora a termorregulação, a produção de energia, retarda a fadiga muscular além de melhorar a elasticidade da pele.
Outro ponto que precisamos salientar é que as opções de modelos mil da moda esportiva La Vie Sports contém fio de poliamida Amni® UV Protection.que nos protege dos raios ultravioleta (UV Protection). Quem praticar esporte e precisar ficar muito tempo em exposição ao sol tem uma barreira física e o consequente benefício para a saúde. Mais? Em cerca de 80% das peças são utilizados o primeiro fio de poliamida 6.6 biodegradável do mundo (Amni Soul Eco®), que colabora com a sustentabilidade, pois é um fio que se biodegrada em três anos, acelerando um processo que levava até 50 anos para se degradar.
“No ponto de venda físico o consumidor é impactado pelo ambiente da loja. Tem total liberdade para sentir o tecido e experimentar. Já no ambiente digital, as experiências de compra são diferentes é estão a um clique da mão. Pode comprar de qualquer local do Brasil ou do mundo. Acredito que a clareza, neste ponto, é ainda mais importante, para se conectar com seu público e mostrar como a marca tem diferenciais importantíssimos”, diz Fernanda, que tem como sócias Roberta Perlingeiro e Mariana Gastin, na label idealizada a partir das necessidades reais vivenciadas na corrida. E completa: “No ID:Rio Festival pretendo contar um pouco sobre nossa história e mostrar como nosso posicionamento define todas as nossas escolhas desde a comunicação até desenvolvimento de produto”.
E-commerce com humanização e o melhor da alfaitaria
As coleções Primavera-Verão 2022 estão totalmente valorizando uma das artes mais lindas: a alfaiataria, que, durante séculos, apaixonou um público plural. Os profissionais da alfaiataria possuem um novo olhar para as tecnologias que chegam com a Quarta Revolução Industrial e a arte do alfaiate está e estará presente nas peças sob medida. Ele certamente continuará sendo o artista e protagonista de toda construção de desenvolvimento. Proprietário da marca Bentha, nascida em Niterói e com quase 10 anos de história com a chancela de peças em alfaiataria para uma diversidade de mulheres, Antônio Rocha Filho vai dividir com o público do Summit, no ID:Rio Festival, a trajetória bem-sucedida da sua label nas vendas digitais.
“Muitas empresas continuaram em atividade graças ao e-commerce. Algumas marcas fecharam as lojas físicas e hoje vendem pelo site. Mas, o que eu quero ressaltar é o desafio de ressignificar a experiência da compra! Além de oferecer o look, também temos que fornecer informações para a nossa cliente se identificar com a marca e se sentir satisfeita”, comenta o empresário.
“O segundo desafio é a exposição da sua marca. A cliente representa a alma de uma grife e se gostar do que usa vai mostrar nas redes sociais. Se não houver um approach totalmente diferenciado, vai detoná-la nos comentários que serão vistos por milhares de pessoas”, completa Antônio, que planeja abrir franquias da Bentha com a expansão digital.
Experiência solidária na mediação
Convidada para ser a mediadora do papo, Queila Moraes tem vasta bagagem no direcionamento e gestão de negócios, além de paixão em multiplicar sua experiência para transformar realidades. “Sou gestora do Somos Empreendedoras, que é um grupo com mais de 200 empresárias bem-sucedidas do Rio de Janeiro e também mentora dos Expert Team da Rbkollors, além de gerente de projetos do Somos Capacita, que tem em seu portifólio centenas de empreendedores orientados a partir do Método QM| Posicionamento Estratégico Empresarial”, detalha a especialista, que concebeu o Somos Capacita ao lado Helga Vianna, Letícia Torzecki e Thaís Garcia.
“É uma plataforma online criada com o objetivo de impulsionar negócios. No entanto, o mais importante desse projeto se reflete na contrapartida solidária, garantindo acesso àquelas mulheres que precisam empreender para transformar as suas realidades e de seus familiares”.
O evento ID:Rio Festival, além de ser apresentado pela Enel Rio, conta com patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, correalização do Senac RJ, e apoio da Prefeitura de Niterói, Reserva Cultural Niterói, Melissa, Delfa, além de InovaOnze e Itabus como mídia sponsor. A realização é da Equipe de Produção, responsável há 22 anos pelo DFB Festival, em Fortaleza/CE.
Artigos relacionados