ID:Rio Festival – No Moda Summit, exemplos de práticas sobre posicionamento e estratégia digital


Entre os dias 15 e 17, no Reserva Cultural, em Niterói, o Estado do Rio será epicentro de evento multiplataforma da moda autoral e criativa produzida em todos os polos e que, com a velocidade da informação, apresenta inspirações e tendências para todo o país. Pensando nisso o ID:Rio Festival tem palestra de abertura com os empresários Fernanda Galindo e Antônio Rocha Filho, mediados pela empresária e gestora Queila Moraes, do coletivo Somos Capacita, mostrando, entre outras fatores, como o posicionamento da marca pode definir todas as escolhas desde a comunicação até desenvolvimento de produto

A indústria da moda está em constante evolução e as reflexões sobre novas práticas que permeiam o produzir moda no Brasil se tornam cada vez mais necessárias. A pandemia mudou a expectativa do consumidor em relação às marcas e se faz presente o papel cada vez mais importante de uma experiência digital com identidade e inovação. Dentro desse cenário e tendo o Estado do Rio como epicentro de um evento multiplataforma, o ID:Rio Festival fará a sinergia entre moda, cultura, capacitação, empreendedorismo e música. Com programação 100% gratuita, o evento apresentado pela Enel Distribuição Rio e pelo Governo do Estado, será realizado entre os dias 15 e 17, no Reserva Cultural, em Niterói, e terá como parte integrante o Rio_Moda_Summit, maratona de palestras, talks e mesas redondas com curadoria do SENAC RJ.

Leia mais: ID:Rio Festival fará a sinergia entre moda, cultura, capacitação e música

Modelo da nova coleção da grife La Vie Sports, que faz moda para corredoras com conforto e funcionalidade, feita com materiais sustentáveis (Divulgação)

La Vie Sports: conforto, tecidos tecnológicos e ênfase na sustentabilidade na produção (Divulgação)

E, para você, que vai mergulhar em temas importantíssimos, nós vamos dar algumas dicas sobre a palestra Novas práticas sobre posicionamento e estratégias digitais em moda. Certeza que chegará já com mil perguntas para os palestrantes. Participarão Fernanda Galindo, designer e sócia fundadora da label La Vie Sports, Antônio Rocha Filho, empresário e sócio fundador da Bentha e investidor da Via Mia em Niterói e São Gonçalo, com mediação de Queila Moraes, empresária, gestora de projetos e de empreendedorismo e uma das idealizadoras do coletivo Somos Capacita – uma plataforma criada com o objetivo de impulsionar negócios com viés social.

Os novos tempos pedem a reflexão em rede e o compartilhar de boas práticas. “Acredito que na era digital é ainda mais importante que as marcas tenham bastante clareza sobre filosofia, qual a proposta para o consumidor (utilizando o omnichannel) e como elas estão alinhadas com a sustentabilidade. Toda a construção da marca precisa estar bem alinhada e coerente para que haja uma conexão no processo de ponta a ponta. Afinal, a atenção do cliente é cada vez mais disputada”, analisa Fernanda Galindo, que tem um site bárbaro e que faz o link direto com o consumidor mostrando as propostas da La Vie Sport.

Um ponto importantíssimo que percebemos é que a grife de Fernanda está totalmente em sinergia com as novas tecnologias para roupas esportivas e com a economia circular. As inovações de materiais têxteis têm sido incríveis e associadas ao desenho e à construção do tecido, dá a melhor aerodinâmica possível ao atleta. Suas criações para o esporte são feitas com fio Emana, ultra-tecnológico, que produz a redução da fadiga muscular e promove uma recuperação muscular mais rápida com a incorporação das ativações internas. Com o fio inteligente de poliamida com propriedades do infravermelho longo, desenvolvido pelas equipes da Rhodia no Brasil, ele proporciona uma melhor microcirculação sanguínea na área que está em contato com o corpo e melhora a termorregulação, a produção de energia, retarda a fadiga muscular além de melhorar a elasticidade da pele.

“Já nascemos como uma empresa digital e desde o primeiro dia da pandemia conseguimos reagir rápido, superando nossas expectativas com o crescimento de aproximadamente 10% de faturamento no canal digital, diz Fernanda Galindo

Outro ponto que precisamos salientar é que as opções de modelos mil da moda esportiva La Vie Sports contém fio de poliamida Amni® UV Protection.que nos protege dos raios ultravioleta (UV Protection). Quem praticar esporte e precisar ficar muito tempo em exposição ao sol tem uma barreira física e o consequente benefício para a saúde. Mais? Em cerca de 80% das peças são utilizados o primeiro fio de poliamida 6.6 biodegradável do mundo (Amni Soul Eco®), que colabora com a sustentabilidade, pois é um fio que se biodegrada em três anos, acelerando um processo que levava até 50 anos para se degradar.

“Já nascemos como uma empresa digital, estávamos prontas para continuar atendendo nossas clientes no dia 1 da pandemia e conseguimos reagir rápido, superando nossas expectativas com o crescimento de aproximadamente 10% de faturamento no canal digital. Consideramos que o cenário ainda é instável e estamos preparadas para isso. Acreditamos que o próximo ano será importante para seguir consolidando o crescimento das vendas digitais e esperamos que já seja possível retomar a nossa participação nos eventos de corrida, que proporcionam um contato bem próximo com nosso público”, pontua Fernanda.

O inovar sempre: tecidos high tech e criatividade

“No ponto de venda físico o consumidor é impactado pelo ambiente da loja. Tem total liberdade para sentir o tecido e experimentar. Já no ambiente digital, as experiências de compra são diferentes é estão a um clique da mão. Pode comprar de qualquer local do Brasil ou do mundo. Acredito que a clareza, neste ponto, é ainda mais importante, para se conectar com seu público e mostrar como a marca tem diferenciais importantíssimos”, diz Fernanda, que tem como sócias Roberta Perlingeiro e Mariana Gastin, na label idealizada a partir das necessidades reais vivenciadas na corrida. E completa: “No ID:Rio Festival pretendo contar um pouco sobre nossa história e mostrar como nosso posicionamento define todas as nossas escolhas desde a comunicação até desenvolvimento de produto”.

Fernanda Galindo: "Acredito que na era digital é ainda mais importante que as marcas tenham bastante clareza sobre quem são, quem é seu público ideal e como, ou em que, elas ajudam estas pessoas" (Divulgação)

Fernanda Galindo: “Acredito que na era digital é ainda mais importante que as marcas tenham bastante clareza sobre filosofia, qual a proposta para o consumidor (utilizando o omnichannel) e como elas estão alinhadas com a sustentabilidade” (Foto: Divulgação)

E-commerce com humanização e o melhor da alfaitaria

As coleções Primavera-Verão 2022 estão totalmente valorizando uma das artes mais lindas: a alfaiataria, que, durante séculos, apaixonou um público plural. Os profissionais da alfaiataria possuem um novo olhar para as tecnologias que chegam com a Quarta Revolução Industrial e a arte do alfaiate está e estará presente nas peças sob medida. Ele certamente continuará sendo o artista e protagonista de toda construção de desenvolvimento. Proprietário da marca Bentha, nascida em Niterói e com quase 10 anos de história com a chancela de peças em alfaiataria para uma diversidade de mulheres, Antônio Rocha Filho vai dividir com o público do Summit, no ID:Rio Festival, a trajetória bem-sucedida da sua label nas vendas digitais.

“Muitas empresas continuaram em atividade graças ao e-commerce. Algumas marcas fecharam as lojas físicas e hoje vendem pelo site. Mas, o que eu quero ressaltar é o desafio de ressignificar a experiência da compra! Além de oferecer o look, também temos que fornecer informações para a nossa cliente se identificar com a marca e se sentir satisfeita”, comenta o empresário.

Modelo da marca Bentha, nascida em Niterói com quase 10 anos de história, que tem como assinatura peças em alfaiataria para mulheres sofisticadas, mas com a leveza que os centro urbanos pedem (Divulgação)

Modelo da marca Bentha, nascida em Niterói com quase 10 anos de história, que tem como assinatura peças em alfaiataria para mulheres plurais (Divulgação)

“O segundo desafio é a exposição da sua marca. A cliente representa a alma de uma grife e se gostar do que usa vai mostrar nas redes sociais. Se não houver um approach totalmente diferenciado, vai detoná-la nos comentários que serão vistos por milhares de pessoas”, completa Antônio, que planeja abrir franquias da Bentha com a expansão digital.

Antônio Rocha Filho: "Muitas vezes a cliente coloca o look na sacola online, mas desiste da compra por ficar em dúvida se a roupa vai ficar bem nela. E aí nós precisamos reinventar a experiência da compra!" (Divulgação)

Antônio Rocha Filho: “Muitas vezes, a cliente coloca o look na sacola online, mas desiste da compra por ficar em dúvida se a roupa vai ficar bem nela. E aí nós precisamos de uma boa a boa e completa experiência da compra!” (Divulgação)

Experiência solidária na mediação

Convidada para ser a mediadora do papo, Queila Moraes tem vasta bagagem no direcionamento e gestão de negócios, além de paixão em multiplicar sua experiência para transformar realidades. “Sou gestora do Somos Empreendedoras, que é um grupo com mais de 200 empresárias bem-sucedidas do Rio de Janeiro e também mentora dos Expert Team da Rbkollors, além de gerente de projetos do Somos Capacita, que tem em seu portifólio centenas de empreendedores orientados a partir do Método QM| Posicionamento Estratégico Empresarial”, detalha a especialista, que concebeu o Somos Capacita ao lado Helga Vianna, Letícia Torzecki e Thaís Garcia.

“É uma plataforma online criada com o objetivo de impulsionar negócios. No entanto, o mais importante desse projeto se reflete na contrapartida solidária, garantindo acesso àquelas mulheres que precisam empreender para transformar as suas realidades e de seus familiares”.

Convidada para ser a mediadora do papo, Queila Moraes tem vasta trajetória no direcionamento e gestão de negócios, além de paixão em multiplicar sua experiência para transformar realidades (Divulgação)

Convidada para ser a mediadora do papo, Queila Moraes tem vasta trajetória no direcionamento e gestão de negócios, além de paixão em multiplicar sua experiência para transformar realidades (Divulgação)

O evento ID:Rio Festival, além de ser apresentado pela Enel Rio, conta com patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, correalização do Senac RJ, e apoio da Prefeitura de Niterói, Reserva Cultural Niterói, Melissa, Delfa, além de InovaOnze e Itabus como mídia sponsor. A realização é da Equipe de Produção, responsável há 22 anos pelo DFB Festival, em Fortaleza/CE.