ID:RIO FESTIVAL fará a sinergia entre moda, cultura, capacitação, empreendedorismo e música


O Estado do Rio será epicentro de evento multiplataforma e com ênfase na diversidade, pluralidade, cores e leveza da moda autoral e criativa produzida em todos os polos e que, com a velocidade da informação, apresenta inspirações e tendências para todo o país. Estamos na Era da Empatia e o coletivo, voltado para ações inovadoras e disruptivas, constrói relações sólidas. Anotem na agenda: entre os dias 15 e 17, no Reserva Cultural, em Niterói, você é o convidado

Em tempos de mudança de mindset em que aprendemos a conviver mais do que nunca com um mundo phygital e a sinergia entre o ser humano e a máquina, acompanhamos a aceleração da Quarta Revolução Industrial, na qual players das indústrias, profissionais inseridos em toda a cadeia produtiva e consumidores têm refletido sobre as novas práticas que permeiam o produzir moda no Brasil. E sentimos o reverberar de vozes sobre zero waste, sustentabilidade + consumo consciente ressignificando uma nova produção, na qual pessoas estão por trás dos processos altamente high tech e fazem a diferença. Ao mesmo tempo, vemos a economia criativa oxigenando o mercado, promovendo a diversidade e inclusão da moda autoral aliada à sustentabilidade em prol de um mundo melhor com responsabilidade e transparência. Estamos na Era da Empatia e o coletivo, voltado para ações inovadoras e disruptivas, constrói relações sólidas. E como vamos brindar esse presente e futuro? Tendo o Estado do Rio como epicentro de um evento multiplataforma, o ID:Rio Festival, sincronia entre moda, cultura, capacitação, empreendedorismo e música.

Com a arquitetura belíssima de Oscar Niemeyer, o Reserva Cultural, em Niterói, será palco do evento multiplataforma ID:Rio Festival (Foto: Thais Mesquita)

Com a arquitetura belíssima de Oscar Niemeyer, o Reserva Cultural, em Niterói, será palco do evento multiplataforma ID:Rio Festival (Foto: Thais Mesquita)

Apresentado pela Enel Distribuição Rio e pelo Governo do Estado, o ID:Rio Festival, será realizado entre os dias 15 e 17, no Reserva Cultural, em Niterói, e composto por atividades de estímulo direto de todo o trade da moda do Rio de Janeiro e representa justamente essa conexão e grande mecanismo de transformação social, cultural e ambiental. O local escolhido para o start da celebração da sincronia da moda de Norte a Sul do estado leva a assinatura do gênio da arquitetura Oscar Niemeyer (1907-2012) e tem uma linda vista da Baía de Guanabara. Os traços de Niemeyer fazem uma alusão a um rolo de filme e os visitantes que passam por ele são os protagonistas da cena.

O ID: Rio Festival foi idealizado por Claudio Silveira, nome à frente do DFB Festival, em Fortaleza (CE). Ao longo de tantos anos que acompanho o mega evento na capital cearense, eu friso que fez seu rito de passagem para o mundo. O DFB se tornou uma vitrine da moda autoral, do handmade do Nordeste. Ao longo de duas décadas se manteve como uma grande plataforma de inovação, como um radar criativo até ser considerado a maior semana da moda autoral da América Latina. Claudio sempre frisou que compreende a cultura da moda sob o ponto de vista antropológico: como uma legítima manifestação dos desejos, da personalidade e da construção histórica de um povo. E ele tem levantado a bandeira da brasilidade, acreditando que esse é um fenômeno de convergência. Contribuir para o reconhecimento e valorização da moda autoral, enaltecendo, portanto, a diversidade e a riqueza do design e do artesanato produzidos no nosso país.

Claudio Silveira: “O ID:Rio Festival veio para mostrar que nós temos possibilidade de fazer mais pelo trade da moda fluminense e o melhor: fazer diferente sempre" (Foto: Thais Mesquita)

Claudio Silveira: “O ID:Rio Festival veio para mostrar que nós temos possibilidade de fazer mais pelo trade da moda fluminense e o melhor: fazer diferente sempre” (Foto: Thais Mesquita)

Recentemente, perguntei a Claudio o que ele tinha a comentar sobre a pandemia acelerando muitas mudanças no mercado de moda, em que uma nova consciência chega com força a toda cadeia produtiva e aos consumidores, os protagonistas. A ‘Moda com Propósito’ entrou em pauta. “O movimento tem se desenhado nos últimos anos e a pandemia pisou fundo no acelerador desse novo modelo de consumo e produção. Moda e propósito sempre foram duas faces de uma mesma moeda. E somos idealistas-pé-no-chão. A gente continua sonhando e acreditando, mas carregamos a maturidade de saber como a banda toca. E a banda tem experimentado novos ritmos. Vender não significa mais exibir um produto apenas. Isso não basta para um mundo em profunda transformação. Significa que cada vez mais pessoas devem desejar produtos com mais alma que chassi. Já para a indústria, o desafio é imenso, porque é preciso repensar tudo: processos, prazos, expectativas. Eu, particularmente, acredito que quanto mais conversa e troca, mais enriquecedores são os resultados para todos os envolvidos”.

E no ID: Rio Festival vamos conferir in loco e também na internet  – com o lançamento de fashion filmes -, a diversidade, pluralidade, as cores e a leveza da moda do Estado do Rio, a porta de entrada do nosso país e que, com a velocidade da informação, apresenta inspirações e tendências para todo o Brasil. O empreendedor e sua equipe são estimulados ao máximo a usar a imaginação, a criatividade e buscar o vanguardismo. E o conceito de colaboração inovativa e, especialmente, os novos modelo de negócios têm gerado novas propostas incríveis no nosso país de produtos inovadores, após estudos e pesquisas comportamentais aprofundados, lançando um olhar sobre o passado, desde os movimentos globais à identidade local, e o presente, com análises de macrotendências, para, assim, adiantar o que vem no futuro na relação entre a cadeia produtiva da moda e o consumidor, que vive em transformação constante.

Estamos na Era da Empatia e o coletivo, voltado para ações inovadoras e disruptivas, constrói relações sólidas (Foto: Thais Mesquita)

E os players das indústrias e do varejo estão em conexão e com seus holofotes totalmente voltados para os materiais que circulam no máximo de seu valor, como nutrientes técnicos ou biológicos em sistemas industriais integrados, restaurativos e regenerativos. E também para o desenvolvimento de conteúdo que fale direto com o consumidor, mostrando os valores da marca, exercendo a empatia com atitudes e sentindo o pulsar do feedback, lançando mão do omnichannel, e propiciando emoções para este protagonista na hora da compra. Aprendemos a conviver dia e noite com compras pelo WhatsApp, por aplicativos, pelo Instagram, pelo e-commerce…

Guardem essa frase de Claudio Silveira, que há mais de 30 anos, desenvolve projetos relacionados à indústria da moda e à economia criativa no Ceará e em estados como o Rio de Janeiro e a Bahia: “O ID:Rio Festival veio para mostrar que nós temos possibilidade de fazer mais pelo trade da moda fluminense e o melhor: fazer diferente sempre. Acredito que as marcas e palestrantes terão ainda mais novidades para apresentar, uma vez que o evento marca a retomada de grandes ações voltadas para esse nicho. E, assim como o DFB Festival, que hoje é referência mundial na valorização dos protagonistas dessa cadeia produtiva, o ID:Rio vai muito além da moda: ele agrega outros conteúdos, ideias e espaços, além de atrações musicais. Ou seja, cultura de qualidade, que é o que realmente gosto de reverberar para o mundo. Hoje, mais do que nunca, eu sou apaixonado por moda e produção, pois meu trabalho é minha vida. E, para o ID:Rio, nós vamos fazer acontecer, pois temos um grande apoio da Enel Distribuição Rio, Governo do Estado e Senac/RJ. O ID:Rio vem para expor uma imensa multiplataforma de moda, cultura, capacitação e empreendedorismo. E, por trás de todo trabalho, há uma equipe extremamente capacitada e esforçada para fazer com que dê tudo certo. Por isso, vamos ter um mix de ações que o Estado do Rio gosta, com tudo de melhor, com as mais diferentes visões, do high ao low, tudo junto e misturado. A missão do ID:Rio Festival é apresentar a todos que somos capazes de reinventar a indústria da moda”.

ID:Rio Festival, sincronia entre moda, cultura, capacitação, empreendedorismo e música (Foto: Thais Mesquita)

A Enel, empresa que tem uma política voltada totalmente para sustentabilidade, inovação, respeito à diversidade e incentivo ao conhecimento e da experiência, apoia o ID:Rio Festival, porque, segundo a diretora de Comunicação da Enel Brasil, Janaina Vilella, “acreditamos que será um evento decisivo para o mercado de moda no Estado do Rio de Janeiro, dando destaque para a produção local e criando um ambiente criativo, colaborativo e inspirador. Um dos compromissos da Enel é o de gerar impacto positivo para a população dos locais onde atuamos, por isso apoiamos iniciativas como o ID:Rio: que fomentam o empreendedorismo, valorizam os profissionais locais e geram valor para a sociedade”.

O ID:Rio Festival traz em seu escopo, o “Rio Moda Summit”, em parceria com o Senac RJ, que acontecerá com dois dias de palestras, mesas redondas, workshops e talks; o “ID:Niterói Music”, com série de shows gratuitos durante os três dias, além de desfiles colaborativos, reunindo o melhor da moda. O festival também conta com um marketplace (www.idriofestival.com.br), que visa facilitar o acesso entre micro e pequenos produtores e mercado, estimulando o empreendedorismo e garantindo uma maior visibilidade a marcas de todo o interior do Estado.

Os desfiles presenciais de marcas dos polos produtivos do Rio de Janeiro contam as labels Sal de Areia, Almah Praia, Pro Risca e AB Moda Praia e serão realizados nos dias 15 e 16, ao ar livre, na Rampa de Acesso do Reserva Cultural com participação de alunos de make, cabelo e produção de moda no backstage.

Programação Senac RJ

Rio_Moda_Summit – Palestras, talks e mesas redondas

Dia 15, das 10h às 16h, e dia 16, das 10h às 16h40

Sexta (15/10)

  • 10h – PALESTRA: POSICIONAMENTO E ESTRATÉGIAS DIGITAIS EM MODA

Palestrantes: Fernanda Galindo (La Vie Sports); Bentha (Antonio Rocha Filho); e Queila Moraes (Somos Capacita)

  • 11h – MESA REDONDA: ECONOMIA CIRCULAR E SUSTENTABILIDADE NO MUNDO DA MODA

Participantes: Lucas Arcoverde (Mescla); Mariza Rocha (Enel); e Taiana Jung (Especialista ESG).

  • 14h – CASES DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO EM MODA INFANTIL

Facilitadores: Ana Paula Rodrigues (Savannah Kids); Luciana Marques (Lulu In); e Úrsula Carvalho.

  • 15h – A MODA TRANSFORMA PESSOAS E REALIDADES

Facilitadores: Janeth Nazaré (Mulheres do Salgueiro); Erika Guarnieri (Embaixadora da Autoestima/ MasterCoach); Jacke Molonha (Especialista em Imagem Pessoal); e Beatriz Stutzel (Enel).

Sábado (16/10)

  • 10h – PALESTRA – TUDO SOBRE O PROCESSO CRIATIVO: DA IDEIA ATÉ A VITRINE

Palestrantes: Rosilane Jardim (Karamello); Denise Faertes (Fruto do Conde); e Úrsula Carvalho (Senac).

  • 11h – DEMONSTRAÇÃO – UPCYCLE: CONSUMO E PRODUÇÃO CONSCIENTE

Condutora: Mirella Rodrigues

  • 14h10 – WORKSHOP SOMOS CAPACITAS: EMPREENDEDORISMO E ENCANTAMENTO DE CLIENTES

Facilitador: Rodrigo Alvite (Hotel H Niterói)

  • 14h40 – ESTRATÉGIAS PARA MARCAS INICIANTES NAS REDES SOCIAIS

Facilitadora: Sarah Elydio (especialista em estratégia e varejo)

  • 15h10 – O PERFIL DO EMPREENDEDOR DE SUCESSO

Facilitador: João Bisneto

  • 15h40 – SOMOS TALK – HISTÓRIAS INSPIRADORAS DE EMPREENDEDORISMO

Participantes: Giovana Pujol; Kelly Goldoni; Leticia Torzeki; e Tatyane Luncah.

Fashion Film de marcas dos polos produtivos do Rio de Janeiro: Bentha, La Vie Sports, Aglaia, Casa Verde, Fruto do Conde e Vanilla Eyewear (dias 15, 16 e 17).

Programação ID: Niterói Music

SEXTA – DIA 15

16h – Felipe Roale

18h – Luiza Reis

20h – Blood Mary

21h – Felipe Roale

SÁBADO – DIA 16

16h – Felipe Roale

18h – Thalita Pertuzatti

19h30 – O Zunido

20h30 – Rodrigo Santos

21h – Felipe Roale

DOMINGO – DIA 17

16h – Felipe Roale

18h – Mira Callado

19h – Hexotria

20h30 – Gabriel O Pensador

O evento, além de ser apresentado pela Enel Rio, conta com patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, correalização do Senac RJ, e apoio da Prefeitura de Niterói, Reserva Cultural Niterói, Melissa, Delfa, além de InovaOnze e Itabus como mídia sponsor. A realização é da Equipe de Produção, responsável há 22 anos pelo DFB Festival, em Fortaleza/CE.