Encontro inédito de divas da MPB e de nomes plurais das artes em um brinde ao jornalista Allex Colontonio


Allex Colontonio completou 44 anos e recebeu de presente pocket shows de suas divas da MPB, como Paula Lima, Rosana, Suzete (Fat Family) e Baby do Brasil, além de uma performance arrebatadora de Rosa Marya Collin, 76 anos, que arrancou lágrimas de todos ao interpretar “Calling You”, do filme Bagdad Cafe

A síntese do domingo na casa dos Decornautas, em São Paulo, foi a oportunidade de celebrar de múltiplas formas o aniversário de Allex Colontonio, publisher da revista independente Pop-se e diretor de conteúdo da nova revista Forbes Life Design. Tarde/Noite de encontros com amigos de toda uma vida, de se falar sobre um novo horizonte mais otimista e de reverenciar o talento de cada um dos convidados que estão ladrilhando novas histórias a partir de tudo o que aprendemos nesses dois anos que mudaram nossas vidas.

Paula Lima, Allex Colontonio, Rosana e Suzete Cipriano

Allex Colontonio completou 44 anos e foi homenageado com apresentações de suas divas da MPB, como Paula Lima, Rosana, Suzete (Fat Family) e Baby do Brasil, além da performance arrebatadora de Rosa Marya Collin, 76 anos, que arrancou lágrimas de todos ao interpretar “Calling You“, do filme Bagdad Cafe.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A trajetória profissional de Allex, eu acompanho há décadas e, ao seu lado, está André Rodrigues, sócio e irmão da vida. A dupla, com uma bagagem que inclui passagens por títulos como L’Officiel, Casa Vogue, Wish Casa, Kaza, Wish Report, SPFW, FFW, Joyce Pascowitch, u+mag e Giz, também assina a direção criativa da Artefacto – uma das principais grifes de móveis de design do Brasil.

André Rodrigues, Mariana Ximenes e Allex Colontonio

Allex, que em 2017, atuou como gestor na área cultural do Memorial da América Latina e desenhou o espetáculo de reabertura de seu legendário auditório considerado obra-prima de Oscar Niemeyer (o concerto Jazz & Divas) também responde pelo sucesso de livros de grifes aclamadas da arquitetura, que vão de Guilherme Torres a Sig Bergamin.

Ele é autor também de acessórios home. O mais recente trabalho foi em parceria com Rodrigo Almeida, um dos designers brasileiros mais aclamados no exterior – e o único a ter peças no acervo permanente do Centre Georges Pompidou, em Paris. Trata-se de uma luminária inspirada na obra de Hércules Barsotti (1914-2010). Allex me contou que sempre se preocupou “com uma narrativa um pouco mais ‘cabeça’ e democrática acerca do design e da casa brasileira. Esse discurso se desdobrou em muitos textos, revistas, livros, palestras e exposições. E culminou com a oportunidade de converter essa filosofia em algo ainda mais tangível, físico, material”, conta Colontonio, que também assinou, em dobradinha com o top arquiteto Guilherme Torres, o móvel-bar Barsotti, também em homenagem ao pintor concretista Hércules Barsotti.

E preparem-se, porque sei que vem aí mais uma edição pura vanguarda de Pop-se, colecionável sobre arte, arquitetura, design, moda, lifestyle e cultura. E, como bem escreveu o acadêmico Ignácio de Loyola Brandão na primeira edição da publicação, “papel pode ser fetiche: você compra pelo cheiro, e há papéis que, misturados às tintas, são fascinantes, chegam a ser sensuais”.

Este slideshow necessita de JavaScript.