Abra as suas asas na Casa dos Pássaros proposta pela Miu Miu


A label  Miu Miu disponibilizou na plataforma de streaming MUBI seu mais novo curta da série Miu Miu Women’s Tales: House comes with a…

Natasha Lyonne em House Comes With A Bird

Natasha Lyonne em House Comes With A Bird

A label  Miu Miu disponibilizou na plataforma de streaming MUBI seu mais novo curta da série Miu Miu Women’s Tales: House comes with a bird, dirigido por Janicza Bravo (Zola). O elenco estreladíssimo conta com a cantora e violoncelista Kelsey Lu como Jean, Natasha Lyonne (da série Russian Doll) como Penn; o chileno Pedro Pascal (astro em The Mandalorian) como Nico; Katherine Waterston ( Animais Fantásticos e Onde Habitam) como Ruth; e Poorna Jagannathan (Eu Nunca…) como Langley.

No curta, detalhes como a amarração de sapatos, pérolas e óculos cravejados de cristais são ricamente exibidos e ajudam a mostrar a personalidade de Penn, que deixa instruções para Jean sobre a casa. O que, nos dizem, é uma pergunta, e o que é uma afirmação? Jean enche as almofadas, toca violoncelo tristemente e recebe potenciais compradores desta impressionante vila modernista. Enquanto isso, uma esplêndida arara está em uma gaiola, enquanto uma tartaruga gigantesca passeia no jardim dos fundos.

A casa homônima – luxuosa, de meados do século, em plano aberto – abriga suavemente uma série de curtos encontros sociais. Cada um deles denota dinâmicas de poder em raça, gênero e classe. Embora seja a arara que parece ostensiva e literalmente enjaulada, o drama de boas maneiras de Janicza Bravo sugere que cada um de nós pode não estar tão solto quanto supomos.

House comes with a bird é a 23ª produção comissionada de Miu Miu Women’s Tales, uma aclamada série de curtas-metragens que convida as diretoras mais profundas e originais da atualidade a investigar a vaidade e a feminilidade no século 21.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A diretora convidada para esta produção também atua como produtora e roteirista americana. Sua filmografia  inclui Gregory Go Boom, vencedor do prêmio do júri de curtas-metragens no Festival de Sundance; Lemon, coescrito com Brett Gelman; e Zola, coescrito com o dramaturgo Jeremy O. Harris, baseado em um infame tópico viral de 148 tweets, e indicado ao Grand Jury Award no Sundance Film Festival em 2020. A produção liderou o Independent Spirit Awards de 2022 com sete indicações, incluindo Melhor Longa-Metragem. Janicza também dirigiu episódios de séries consagradas, como Atlanta, Sra. América, Em Terapia e Cara Gente Branca.

“Adoro fazer curtas-metragens”, diz Janicza, acrescentando: “Eu os acho um ótimo lugar para explorar e brincar. Para mim, trabalhar em curta-metragem é como voltar para a escola de teatro” A cineasta explica como, em muitos filmes, “às vezes a narrativa pode canibalizar o figurino… [Não há espaço para a alma)”. Sua abordagem  para a colaboração com Miu Miu Women’s Tales foi “um casamento de texto e roupas bonitas. Eu queria que parecesse incrivelmente fácil”.