O álbum Xuxa 2000 agora está disponível em vinil. Originalmente lançado em 1999, o álbum não obteve grande sucesso comercial na época, mas acabou se tornando um item raro entre os fãs. Nesta nova edição de luxo, o disco chega ao mercado em formato duplo, com tiragem limitada a apenas 600 unidades. A edição especial, produzida em vinil de 180 gramas, acompanha um encarte-livreto com 16 páginas e um pôster exclusivo de 60×90 cm. O envio dos exemplares está previsto para começar em 10 de fevereiro de 2025.
Xuxa 2000 é o 22º álbum de estúdio da apresentadora e o 16º em português. Lançado no segundo semestre de 1999, teve apenas duas tiragens iniciais. A produção foi assinada por Michael Sullivan e Zé Henrique, com direção artística de Aramis Barros e coordenação de Marlene Mattos e da própria Xuxa Meneghel. Foi gravado nos estúdios da Som Livre e contou com um único show de lançamento, realizado no Projac, no dia 31 de outubro de 1999. Curiosamente, o cenário do evento foi reaproveitado da turnê Xou da Xuxa Sete (1992).
Embora muitos afirmem que o álbum não tenha sido certificado, o pesquisador Daniel Macena confirma que houve sim certificação, embora os números de vendas sejam incertos, variando entre 50 mil e 150 mil cópias, de acordo com diferentes fontes. Diversos fatores contribuíram para o desempenho comercial modesto do álbum. O conceito do ano 2000 como tema principal, marcado por especulações sobre o “fim do mundo”, não teve boa recepção. Além disso, o corte de cabelo adotado por Xuxa na época foi motivo de controvérsia entre os fãs. Outro ponto foi o repertório predominantemente infantil, que afastou os admiradores mais antigos, aliado à fraca divulgação e à ausência de uma turnê promocional.
Apesar disso, algumas faixas do álbum tiveram destaque. A música Profecias foi usada como tema de abertura do programa Xuxa Park em seus últimos anos e também da novela Vila Madalena (1999), da Rede Globo, com clipe incluído na abertura da trama.
Outro ponto curioso é a faixa bônus Pagoxu, gravada sem a participação do Grupo Molejo, apesar de ter sido composta por eles durante uma edição do Planeta Xuxa. Já a canção A Festinha foi inicialmente gravada por Tiririca, e Xuxa só conseguiu gravá-la após fazer um apelo público em seu programa para localizar o autor da música.
Abaixo, confira a playlist:
Lado A
- Profecias (Fim do Mundo)
- Pagoxu (com Molejo)
- O Bicho Vai Pegar
- O Elefante Feliz
- A Festinha
Lado B
- Lambaeróbica da Xuxa
- Dançando o Country
- Dia das Bruxas
- A Bandinha da Xuxa
Lado C
- Cabeça, Tronco e Membros
- Efeito Dominó
- Vira, Vira (Planeta Vira, Vira)
- Rap da Xuxa
Lado D
- Só o Nosso Amor
- Primeiro Aniversário / Parabéns pra Você / Parabéns da Xuxa
- 2000
- Pagoxu (versão solo) [faixa bônus]
Artigos relacionados