SENAI CETIQT: vem saber tudo sobre a nova edição do MBI em Indústria Avançada: Confecção 4.0


Maior centro latino-americano de produção de conhecimento aplicado à cadeia produtiva têxtil de confecção e química e referência em tecnologia, consultoria e formação de profissionais qualificados, lançou mais uma edição do Master in Business Innovation

Quando 44 empresários e altos executivos de 32 empresas do setor têxtil e de confecção fizeram uma imersão durante seis meses no inovador  Master In Business Innovation (MBI) em Indústria Avançada: Confecção 4.0, realizado pelo SENAI CETIQT, em outubro de 2018, eles fizeram história ao se tornarem os pioneiros no movimento de implantação da Indústria 4.0 no setor têxtil e de confecção no Brasil. O momento de convergência em que as máquinas não apenas levantam dados, mas passam a tomar decisões. Ou seja: os sistemas ciber-físicos são capazes de comunicação entre si e com os seres humanos. A Quarta Revolução Industrial já é uma realidade em nosso país e esses grandes profissionais já são capazes de elaborar projetos de implantação da Confecção 4.0, gerando processos industriais mais eficientes, produtivos e sustentáveis.

E o número de capacitados tem crescido e a tendência é aumentar sempre. Para vocês terem uma ideia, SENAI CETIQT resolveu propor uma integração nacional maior ainda em prol da implantação da Indústria 4.0 no país e viabilizou mais um marco na história da união entre ensino e mercado de trabalho: o MBI em Indústria Avançada: Confecção 4.0 – Edição Nordeste. Resultado: a sinergia entre os players das indústrias no país. Estamos em 2020 com um novo cenário batendo à nossa porta e o profissional terá de pensar em novas tecnologias para um consumidor que se mostra, cada vez mais, interessado em produtos high tech, mas comprados com transparência sobre toda a cadeia produtiva e como ela impacta positivamente para o meio ambiente. Portanto, a Faculdade SENAI CETIQT, organização integrante do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT, abriu matrículas para o Master In Business Innovation (MBI) em Indústria Avançada: Confecção 4.0 e as inscrições podem ser feitas até o dia 6 de maio através do site www.senaicetiqt.com.

Leia Mais – SENAI CETIQT: Robson Wanka participa de webinar a convite do MEC e fala sobre  o case de sucesso do MBI em Indústria 4.0

O curso é voltado para profissionais com graduação que atuam em empresas das áreas confecção, vestuário,  têxtil ou áreas afins, e também aqueles que tenham vontade de obter mais  conhecimento sobre a Indústria 4.0. “Queremos que os alunos estejam preparados para conduzir o processo de transformação digital das suas empresas, tornando-as mais competitivas em âmbito global, seja por inovação, geração de resultando financeiros ou resultados para a sociedade”, revela Robson Wanka, gerente de Educação Profissional do SENAI CETIQT. As aulas serão ministradas em formato EaD, com um encontro presencial mensal entre alunos e professores, totalizando 6 encontros. A carga horária total do curso é de 360 horas, sendo 288h à distância e 72h em formato presencial.

Robson Wanka, gerente de Educação Profissional no SENAI CETIQT e responsável por implementar a primeira Planta de Confecção 4.0

Ainda de acordo com Wanka, o curso também tem por objetivo fortalecer os laços entre os executivos de alto escalão das Indústrias Têxteis e de Confecção “de forma que eles possam colaborar mais, estabelecendo um networking em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva. Além disso os alunos poderão aprender sobre as tecnologias disponíveis na Indústria 4.0 para a criação de um projeto real, de forma prática”.

O SENAI CETIQT foi a primeira organização a planejar e construir uma planta de confecção adotando conceitos da Indústria 4.0 ou Manufatura Avançada. A planta, primeira na América Latina, utiliza diversos componentes tecnológicos, servindo de inspiração para as indústrias nacionais na busca pela inovação e competitividade. Exemplos disso são a personalização em massa, a realidade virtual e o processo de estoque zero. Essa Planta de Confecção 4.0 foi lançada em 2017 durante o 33° IAF – International Apparel Federation, maior e mais respeitado congresso de moda do mundo.

As novidades da Indústria 4.0 estão batendo à porta e são vitais respostas e adaptações rápidas. Outro exemplo de novos tempos, que já contamos aqui no site HT, foi o SENAI CETIQT inaugurar Fashion Lab e a Fábrica Modelo, ao lado da Planta de Confecção 4.0, a primeira do país. O conceito dos novos espaços é totalmente baseado nos três pilares que norteiam a instituição: tecnologia, inovação e educação para o hoje e o futuro. O empresário que enxerga mais longe, que vê adiante, não pode deixar o momento passar e estar inserido nessa novíssima forma de produzir e consumir moda.

Durante o curso, serão desenvolvidas competências relacionadas às estratégias de inovação utilizadas e exploradas no cenário mundial. Os estudos também serão direcionados para produtos com foco no uso de metodologias para desenvolvimento, otimização de processos e automação industrial. Além disso serão explorados assuntos como Big Data, Cyber segurança, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (AI), assim como a integração de Sistemas Cyberfísica.