SENAI CETIQT debate a “Inteligência Artificial” durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


No SENAI CETIQT, maior centro latino-americano de produção de conhecimento aplicado à cadeia produtiva têxtil de confecção e química e permeado pela tríade tecnologia, inovação e educação para o hoje e o futuro, serão abordadas entre os dias 20 e 23, em plataforma digital, pautas como Biologia Sintética, Fashion Designer Digital, Noções de Segurança de Processo nas Indústrias Químicas e Petroquímicas, e Inovação no varejo de moda

Inteligência Artificial – a nova fronteira da ciência brasileira é o tema que permeia as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. E o SENAI CETIQT, Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, realizará em plataforma digital, entre os dias 20 e 23 de outubro, uma série de palestras com foco na inovação, na criatividade e na pesquisa científica.

A iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e é realizada em centenas de instituições pelo Brasil, como o SENAI CETIQT, e o governo federal denominou outubro como o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. O tema escolhido para este ano pretende mostrar como a Inteligência Artificial está se inserindo no cotidiano e pode trazer ganhos de produtividade, qualidade de vida e de serviços para a sociedade e maior competitividade para a indústria brasileira.

De acordo com o ministério, Inteligência Artificial – a nova fronteira da ciência brasileira está relacionada “ao potencial de trazer ganhos na promoção da competitividade e no aumento da produtividade brasileira, na prestação de serviços públicos, na melhoria da qualidade de vida das pessoas e na redução das desigualdades sociais, dentre outros”.

Como já pontuou nas edições passadas o gerente de Educação Profissional do SENAI CETIQT, Robson Wanka, “a educação é o princípio do desenvolvimento, então a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma oportunidade de levar aos alunos e à comunidade informação sobre a importância da ciência e tecnologia na sociedade hoje e amanhã. Nós precisamos despertar essa vontade de pensar na ciência como o início desse caminho para melhorar a qualidade de vida das pessoas, reduzir desigualdades e discriminações”.

O tema escolhido destaca a tecnologia como mola propulsora para a construção de soluções inovadoras, com possibilidade de aplicação em segmentos como o automobilístico, de saúde, de finanças e o industrial. “Nossa expectativa é grande. Mesmo com a realização do evento através de plataformas digitais, entendo que será tão valioso quanto os eventos presenciais, pois poderemos reunir um público mais diverso, além de conseguir um alcance  geográfico maior. O SENAI CETIQT desenvolveu uma programação muito interessante e sinto que todos poderão interagir com assuntos importantes para os novos tempos”, afirma Bernardo Queiroz, Coordenador de Empregabilidade Discente da Faculdade SENAI CETIQT.

No SENAI CETIQT, maior centro latino-americano de produção de conhecimento aplicado à cadeia produtiva têxtil de confecção e química e permeado pela tríade tecnologia, inovação e educação para o hoje e o futuro, serão abordadas pautas como Biologia Sintética, Fashion Designer Digital, Noções de Segurança de Processo nas Indústrias Químicas e Petroquímicas, e Inovação no varejo de moda.

O SENAI CETIQT é conhecido pelos cursos e as iniciativas de inovação. A atuação com uma grade curricular aliada à essência como instituição projeta sempre o futuro como foco. “Nós estamos alinhados com o que a indústria quer e precisa. Então, promovemos pesquisas no Brasil e no exterior para trazer para a instituição o que existe de inovador, além de proporcionar ao mercado os cursos e a consultoria para empresas. Nosso curso de Engenharia Química, por exemplo, foi o primeiro do Brasil a ser formado e construído por um comitê técnico setorial de acadêmicos, empresas, associações e sindicatos. Foi construído por várias mãos, a partir do que o mercado precisa, juntando os principais financiadores, patrocinadores e investidores”, pontuou Robson Wanka na edição passada. A Semana Nacional é um momento dedicado também para pensar no foco da instituição a partir da visão da inclusão e diversidade.

Para acessar a programação do evento clique aqui.