Professora de ioga dá cinco dicas zen para não surtar na “fadiga da quarentena”


A professora de ioga Saraswati Shakti, que também faz parte da One Soul Band, dedicada a mantras, vai promover um retiro “om-line”, como ela mesma diz, neste domingo (28), das 9h às 18h. Ainda é possível se inscrever pelo Instagram e aproveitar a oportunidade de colocar novos hábitos na rotina, por uma vida com mais bem-estar, mesmo em meio à pandemia

*Por Brunna Condini
A professora de ioga Saraswati Shakti, que também faz parte da One Soul Band, dedicada a mantras, vai promover um retiro “om-line”, como ela mesma diz, neste domingo (28), das 9h às 18h. Ainda é possível se inscrever pelo Instagram (@onesoulbandoficial).
Na semana em que a pandemia completa 100 dias no Brasil, cuidar da saúde física e mental se torna ainda mais necessário, já que a ansiedade, as apreensões e as incertezas do período ainda tendem a nos afetar muito. Lidar com o estresse de uma forma administrável, buscando fortalecer o corpo e a mente, são atitudes que podem garantir bem-estar, resiliência e resistência para atravessarmos essa fase.
Pensando nisso, Saraswati dá cinco dicas para não “surtar” com ansiedade de sair no período do isolamento social que se estende, atitude que vem sendo chamada de “fadiga da quarentena”, responsável pelo aumento da circulação de pessoas nas ruas.
1) Prática para ouvir seu coração:
Leve a atenção toda para o centro do coração em seguida faça 5 respirações no centro do coração. Inspire contando 5 e exale contando 5. Finaliza trazendo uma intenção amorosa e sentindo a expansão do centro cardíaco com a sensação de harmonia e conexão com sua verdade interior.2) Prática do movimento espontâneo:
Escolha uma música que você ame e dance sem nenhum passo específico, sem regras, convide a sentir seu corpo, tocar seu corpo, pular, gritar, sacudir e deixar o corpo liberar -se de toda a tensão e dos excessos de pensamentos. Sem julgamentos, dança nasce da espontaneidade.3) Prática do 1 minuto de silêncio:
Comece fazendo 3 exalações (afundando o umbigo) soltando todo o ar, fechando os olhos e levando a atenção no ponto entre as sobrancelhas. Em seguida, diga mentalmente para si mesmo: “nesse momento não quero mudar nada e nem chegar a lugar algum.” Ao terminar o 1 min, você volta para as atividades. Você pode criar varias pausas dessa durante o dia.4) Prática da Presença:
Durante o banho, concentre-se em cada movimento e em cada sensação, busque estar totalmente sensorial, desfrutando de cada pedaço do seu corpo, da sensação da água. Dica: você pode se visualizar em uma cachoeira sentindo a energia da natureza. Pode durante essa prática usar uma música , de preferência Nada Yoga, pode colocar gotas de óleo essencial no box ou na banheira,  como Gerânio , Lavanda ou Manjericão para relaxar e deixar o ambiente ainda mais acolhedor.
5) Prática de relaxamento em 5 min:
Deite-se no chão ou na cama, pernas e braços abertos com as palmas das mãos para cima. Feche os olhos, relaxando cada parte do corpo desde os pés até o rosto. Relaxe o maxilar, os olhos e a língua. A cada exalação, o corpo fica mais relaxado até estar integrado ao chão. Ao terminar , bem devagar, vá acordando o seu corpo com movimentos suaves, esticando e espreguiçando, até virar-se de lado e sentar-se. Dica: visualizar o chão como se fosse a terra, que nutre seu corpo. Dica 2: ter uma venda ou um pano para os olhos e uma almofada embaixo das coxas para relaxar ainda mais a coluna.

Professora de ioga dá cinco dicas zen para não surtar na “fadiga da quarentena”