Nelson Leirner é artista convidado para comemorar os 10 anos do “Projeto Respiração”, no Rio


Intervenção batizada de “Nossa casa, minha vida – Visite apartamento mobiliado no local” toma conta da Fundação Eva Klabin, misturando arte clássica com contemporânea

*Por João Ker

Tipo globetrotter que joga em todas. Não bastasse o ArtRio, o Art Rua e a exposição que o mesmo inaugurou esta semana na Galeria Silvia Cintra + box 4, Nelson Leirner agora se prepara para mais um lançamento, dessa vez na forma da intervenção “Nossa casa, minha vida – Visite apartamento mobiliado no local”Não, não é nenhuma mostra do gênero Casa Cor, muito menos programa populista do famigerado Governo PT, mas uma comemoração dos dez anos do Projeto Respiração , com vernissage acontece neste sábado (13/9), às 16h, logo ali na Fundação Eva Klabin, na Lagoa.

Para quem não conhece, o Projeto Respiração é uma iniciativa onde artistas são convidados para expor obras pensadas exclusivamente para a casa-museu, como uma espécie de laboratório artístico onde as artes clássicas se fundem ao sangue pulsante da contemporaneidade. ““A proposta é poder fazer o espaço respirar, trazendo sempre outras percepções do universo da arte, da coleção e da casa para que o visitante possa experimentar o que é ser tocado de forma direta pela presença da obra de arte”, viaja na macarronada artsy o idealizador do projeto e curador da Fundação, Marcio Doctors. 

Sobre a escolha de Nelson como representante desses dez anos, ele comenta que este “artista conserva o frescor inventivo da juventude, sendo capaz de encontrar saídas estéticas surpreendentes para as situações mais adversas, da mesma forma que o Projeto Respiração foi uma estratégia curatorial, pioneira no mundo, criada para provocar novas leituras de um acervo fabuloso de arte clássica que estava engessado pelo tempo na Fundação Eva Klabin”.

E quem não gosta de um museu com grandes novidades, né? Outros artistas que já passaram pelo projeto são Anna Maria Maiolino, Brígida Baltar, Carlito Carvalhosa, Chelpa Ferro, Cláudia Bakker e João Modé.

Este slideshow necessita de JavaScript.

SERVIÇO: 

Fundação Eva Klabin, Rio

Abertura: 13 de setembro de 2014, às 16h

Exposição: até 16 de novembro de 2014

Curadoria: Marcio Doctors

Realização: Fundação Eva Klabin

Produção: Automática

Patrocínio: Secretaria Municipal de Cultura