Influencer plus size escancara preconceito: “Blogueira magra pode ter marido que larga tudo para trabalhar com ela, mas se for preta e gorda, ele é gigolô”


A influenciadora Mel Soares sofreu ataques em sua rede social e fez um vídeo no qual diz que usará o aparato legal para denunciar perfis que direcionam ódio à ela e sua família. O que a fez tomar a iniciativa foram as mensagens ofensivas falando que seu marido, Wallace Francisco, era sustentado por ela, e insinuando ainda que o relacionamento conjugal era baseado em interesse financeiro da parte de seu companheiro. “O incômodo não é a luta. É com minha aparência, meu corpo e minha cor”

Influencer plus size Mel Soares escancara preconceito de ataques nas redes sociais e diz que vai tomar medidas legais (Reprodução Instagram)

Influencer plus size Mel Soares escancara preconceito de ataques nas redes sociais e diz que vai levar casos à justiça (Reprodução Instagram)

*Por Bell Magalhães

“Quantas blogueiras vocês acompanham que os companheiros largaram tudo para trabalhar com elas? Eu conheço várias. Esses casais são aclamados e as mulheres ‘têm sorte’, mas se a blogueira for preta e gorda, ele é gigolô”. Foi com essa frase que a influenciadora Plus Size Mel Soares, dona do perfil ‘Relaxa aí, Fofa’, iniciou sua fala sobre os ataques que vem sofrendo em seu Instagram. A criadora de conteúdo relata duas postagens que os ataques não são recentes, mas que eles vêm tomando uma proporção maior e começaram a ser direcionados ao seu companheiro, Wallace Francisco, com o qual mantêm uma vida conjugal há mais de 14 anos, e que criou o filho de Mel, Miguel, de 13 anos.

Mel Soares, Wallace Francisco e o filho, Miguel (Reprodução Instagram)

Mel Soares, Wallace Francisco e o filho, Miguel (Reprodução Instagram)

Mel ainda contou que recebe diariamente comentários maldosos acerca de sua aparência e disse que irá denunciar formalmente os ataques. “Quanto de ódio cabe dentro das pessoas pelo o que eu mostro na internet? Elas não me conhecem. Todos os assuntos voltam para o meu casamento, como se eu não merecesse ser amada. Não vou mais aguentar. Vou para a justiça”. A blogueira falou sobre a sua trajetória de vida, contou que o casamento veio antes da fama e que não tem cabimento o tipo de ataque que vem sofrendo. “Essa loucura de deduzir que o meu marido está comigo por interesse não faz sentido. Ele sempre trabalhou e sustentou a casa enquanto eu perseguia meu sonho de ser blogueira. Só parou de trabalhar há três anos, quando veio trabalhar comigo, na minha equipe. Ele não é um encostado”, afirmou.

"Quanto de ódio cabe dentro das pessoas pelo o que eu mostro na internet? Elas não me conhecem" (Reprodução Instagram)

“Quanto de ódio cabe dentro das pessoas pelo o que eu mostro na internet? Elas não me conhecem” (Reprodução Instagram)

Usar celular, internet e outros meios de comunicação para ofender ou prejudicar alguém é crime. A prática é conhecida como cyberbullying e pode acarretar processos tanto no campo cível, com dano moral, quanto na área criminal, como injúria, calúnia e difamação. A análise que Mel faz sobre as ofensas é que elas têm origem no racismo, machismo e gordofobia que estão entranhadas nas estruturas da sociedade. “Para a sociedade, a mulher preta e gorda não existe. Elas não são dignas de serem amadas, seguidas e respeitadas. Eu cansei desses julgamentos”, disse, no que acrescentou: “Estivemos juntos em momentos em que tivemos vontade de largar tudo, mas o amor vai muito além de status e de dinheiro. O incômodo não é a luta. É minha aparência, minha cor e meu corpo”. 

"Para a sociedade, a mulher preta e gorda não existe. Elas não são dignas de serem amadas, seguidas e respeitadas. Eu cansei desses julgamentos" (Reprodução Instagram)

“Para a sociedade, a mulher preta e gorda não existe. Elas não são dignas de serem amadas, seguidas e respeitadas. Eu cansei desses julgamentos” (Reprodução Instagram)

Outras personalidades de vários nichos demonstraram apoio à Mel Soares nas redes sociais. A jornalista e influenciadora plus size Ju Romano deu suporte à decisão da influenciadora em denunciar os comentários: “Tem que ser muito invejosa, muito mesquinha mesmo para duvidar do amor e da família dos outros. Processa mesmo, amiga. Fala sobre, desabafa e toma as medidas legais”. A ex-BBB Cacau Colucci ofereceu a ajuda do marido, o deputado estadual Bruno Marcello de Oliveira Lima, o Delegado Bruno Lima, para questões legais e afirmou que estão à disposição: “Te admiro demais, mas sempre tem gente invejosa. Se precisar do apoio do meu marido, estamos aqui”. Aline Zattar, eleita Miss Brasil em 2013, também se solidarizou com a colega, e modelo Mayara Russi falou do paradoxo de quem direciona xingamentos na internet: “Essas pessoas que vomitam ódio na internet só passam o que tem dentro delas de verdade, o que elas gostariam de ter e ser, mas não conseguem. Mas sabe por que não conseguem? Porque estão mais preocupados com a vida alheia do que com a própria”.

Este slideshow necessita de JavaScript.