Filme sobre crise no carnaval é lançado na quarentena e fala da desvalorização da festa popular


“30 Dias – Um carnaval entre a alegria e a desilusão” será exibido no canal Primebox Brazil a partir desta quarta-feira (2). O Filme do jornalista Valmir Moratelli discute a dificuldade das escolas do grupo de acesso. “O filme mostra a perversidade do poder público com o carnaval carioca. É interessante perceber que, bem antes da crise trazida pela pandemia, já não se valorizava o que é popular. O carnaval vem sendo atacado por uma onda neopentecostal que dominou a política fluminense”

Destaque na mostra Première Brasil do Festival do Rio em dezembro do ano passado e selecionado para outros festivais pelo país interrompidos momentaneamente devido a pandemia do coronavírus, o filme “30 Dias – um carnaval entre a alegria e a desilusão” vai chegar à TV em plena quarentena. Está prevista para a próxima quarta-feira, dia 2, às 18h45, a estreia do filme na sessão Prime.doc, do canal Primebox Brazil. Uma bela oportunidade para acompanhar a saga de anônimos que fazem de tudo para colocar seu carnaval na Avenida.

O jornalista e pesquisador Valmir Moratelli lança nesta quarta-feira (2) “30 Dias – um carnaval entre a alegria e a desilusão” (Divulgação)

O documentário, dirigido pelo jornalista Valmir Moratelli e produção da El Tigre Studio, discute a dificuldade das escolas do grupo de acesso. “O filme mostra a perversidade do poder público com o carnaval carioca. É interessante perceber que, bem antes da crise trazida pela pandemia, já não se valorizava o que é popular. O carnaval vem sendo atacado por uma onda neopentecostal que dominou a política fluminense”, diz o diretor.

Imagem do barracão da escola do grupo de acesso, Alegria da Zona Sul, que fica na Avenida Brasil (Divulgação)

Tendo como ponto de partida a maior crise financeira já enfrentada pelas escolas de samba do Rio de Janeiro, o filme “30 Dias – Um carnaval entre a alegria e a desilusão” acompanha o passo a passo da realização do Carnaval de uma agremiação do Grupo de Acesso, a Alegria da Zona Sul, para se discutir a viabilidade cultural da maior festa popular do país, reconhecida mundialmente. Com lindas imagens de bastidores, depoimentos de especialistas e de artesãos que vivem dos ganhos nos barracões, “30 Dias” é um filme para fazer pensar. imperdível!