Quotes

Angie Bowie relembra relação com David Bowie, que morreu vítima de um câncer, e fala sobre vício do astro em drogas e sexo: “Tenho memórias que eu odeio”

A ex-mulher do roqueiro revelou, ainda, algumas brigas do casal, a falta de contato com o filho, Zowie, e a descoberta de que David tinha uma amante: “Ele chegou a me enforcar quando fui tirar satisfações com ela”

Publicado em 24/01/2016 | Por Karina Kuperman

Angie Bowie soube da morte do ex-marido, o lendário David Bowie, de dentro da casa do “Celebrity Big Brother”, nos Estados Unidos, e chegou a chorar durante um depoimento no confessionário. Ainda assim, ela confessou que não o via há muitos anos e, mesmo dentro do reality show, chegou a comentar alguns momentos negativos que viveu ao lado da estrela do rock. Em recente entrevista ao The Sun,  Angie deu mais detalhes sobre os dez anos em que ficou casada com David e contou que, certa vez, quando descobriu que o então marido a traía, ele partiu para cima dela e usou de violência física.

angie

Angie Bowie tem 66 anos e não fala com Zowie, seu filho com David, até hoje (Foto: Reprodução/The Sun)

O episódio, meses antes do divórcio em 1979, foi quando Angie apareceu na casa que David mantinha para a assistente e amante Corinne Schwab. “Foi horrível. Estávamos em uma casa em um beco escuro de Los Angeles. David estava drogado e eu questionei Corinne, bem revoltada, sobre a quantidade de malas que ela estava levando para uma viagem à Jamaica, onde David ia gravar. Ela gritou comigo e eu gritei de volta e mandei que ela não se atrevesse a falar comigo naquele tom. De repente, David me atirou contra a parede, agarrou minha garganta com as duas mãos e começou a apertar. Ele estava cego de raiva, gritava comigo e eu comecei a entrar em pânico”, relembrou Angie.

bowie6

O casal nos anos 70 (Foto: Reprodução/The Sun)

Foi a amante que a salvou. “Eu senti que ele não ia parar, até que Corinne o puxou para fora e me tirou dali. Portanto, devo-lhe a minha vida. O fato de ela ter me salvado fez com que eu pudesse perdoá-la”, declarou. “Foi um momento horrível e odeio pensar nisso”, assumiu. O divórcio, meses depois, foi em uma reunião em um hotel com Corinne agindo como intermediária. Angie contou, ainda, que se vingou antes da divisão de bens, atirando os pertences de Corinne na rua e transando com David pela última vez. “Algum tempo depois que nós nos encontramos em Berlim para falar sobre o divórcio. Nós dois estávamos bêbados de champanhe e, em seguida, fomos para casa juntos. Nós dois estávamos aliviados por aquilo tudo estar acabando. Mas quando voltamos para o apartamento de David, as malas de Corinne estavam por todo o lugar, então eu dei um jeito de jogá-las pela janela e ouvi as bagagens caíram em cima de um carro. Tivemos um bom sexo”, disse.

bowie2

David Bowie e Angie se conheceram quando ela tinha apenas 19 anos e eram apaixonados (Foto: Reprodução/The Sun)

David, que morreu aos 69 anos vítima de uma batalha contra o câncer, era conhecido por seus casos com amantes de ambos os sexos e Angie, hoje com 66, revelou que ele tinha tanto desejo de ser famoso que usava o sexo como moeda de troca para conseguir o que quisesse. “Nós dois estávamos apaixonados, mas eu simplesmente sabia que ele queria tanto ser uma marca e mostrar seu talento que eu acabava humilhada por seu comportamento”, revelou ela, emendando que isso não tira o valor artístico do cantor. “Foi puro egoísmo dele, de querer ter sucesso. Você tem que usar a arma que tem disponível e se for sua sexualidade, bem, então é isso. Era o caso dele, mas isso não tira o seu talento ou o valor da sua arte”, destacou.

bowiemaeeangie

David, sua mãe Margaret Mary Jones e Angie Bowie (Foto: Reprodução/The Sun)

Por isso, os dois acabaram tendo um relacionamento aberto por algum tempo. “David estava sempre à procura de uma nova pessoa para impressionar e eu tinha que deixá-lo seguir em frente, mas não achava que estávamos jogando um jogo justo”, disse. Eles se conheceram quando Angie tinha apenas 19 anos e ela se aproximou dele quando trabalhava para a Mercury Records e logo se encantou, apesar de saber da fama difícil do cantor. “Então, primeiro eu pensei: ‘Isso tem que ser apenas um negócio. Não vai funcionar de outra forma’. Mas ele fez meu coração ir. Eu não sei o que o fez tão atraente”, lembrou. A partir daí, os dois foram morar juntos e a transformação de David em um elenco de alter-egos, incluindo rock alienígena Ziggy Stardust começou. Os dois se casaram em março de 1970, e, um ano depois, o filho Zowie nasceu. “Pensava que casar era o caminho para estar sempre ao lado dele”, declarou Angie. Eles foram felizes por alguns anos e David era um pai dedicado. “David não era um bom marido. Mas naqueles primeiros anos era doce e divertido”, disse.

bowie3

Angie e Bowie com o pequeno Zowie (Foto: Reprodução/The Sun)

O casamento começou a deteriorar-se quando David, que já usava ácido e outras drogas, tornou-se viciado em cocaína. No auge do vício, ele consumia não “linhas, mas tigelas” da droga. Angie, que havia jurado nunca deixar David após a morte de seu pai, em 1969, lutava para lidar com o hábito do marido e que resultava em agressividade extrema. “Não foi agradável e eu tentei muito ser paciente. Eu sou uma pessoa impaciente e comportamento de viciado simplesmente não faz qualquer sentido para mim. Mas eu continuei com ele. Apesar disso, eu tenho memórias que eu odeio. David tinha começado a viver em grande parte no escuro, na companhia das outras aberrações. Lembro-me de uma ocasião, quando chegamos de volta, quando ele olhou para uma fotografia de nós dois, tirada em em tempos mais felizes e me disse, em seu terror, que as bruxas iam me matar para chegar até ele”, revelou.

Apesar do comportamento do marido, Angie se sentia presa a ele. Até que finalmente decidiu pedir o divórcio. “Eu não me arrependo de não ter ido embora antes. Eu disse que eu nunca iria deixá-lo depois que seu pai morreu e fiz o melhor que pude. Depois, soube que ele não permitia que dissessem que eu o ajudei com nada, o que não era verdade. Mas eu já estava apagada de sua vida. Ele falou para destruírem todas as fotos minhas e soube até que ele chegou a chutar quem mencionou meu nome”, contou.

bowie5

Nessa foto, os dois posam com Zowie ainda bebê, em 1971 (Foto: Reprodução/The Sun)

David Bowie acabou ficando com a guarda do filho do casal. “Eu não queria usar o meu filho como um instrumento de tortura. Mas fiquei inconsolável quando ele, que tinha apenas nove anos na época da separação, passou a cortar todos os laços comigo”, disse. Mesmo agora, aos 45 anos, Zowie, que é conhecido como Duncan, não fala com sua mãe, que culpa David por deixar a separação acontecer. “Quando Zowie decidiu que não queria me ver, eu tentei de tudo para me reaproximar dele. A última vez foi quando ele estava prestes a fazer os exames na escola e eu liguei para lhe desejar sorte, mas foi-me dito pela escola que não havia ninguém do meu nome que tinha alguma coisa a ver com ele. Mais uma vez, eu tinha acabado de ser apagada”, lembrou.

NINTCHDBPICT000209021925

Angie e Zowie (Foto: Reprodução/The Sun)

Até hoje, Angie ainda sonha com uma reconciliação com o filho, o que considera quase impossível. “Nada me faria mais feliz do que se as coisas fossem resolvidas entre meu filho e eu, mas eu não sou boba. Zowie está feliz, ele é casado, está trabalhando. Se ele não me queria como uma mãe quando seu pai estava vivo, ele certamente não vai querer agora. Eu realmente não me importo como aconteceu, ou o que foi dito, mas todo mundo tem o poder de não permitir que aconteça alguma coisa que não quer que aconteça”, declarou ela, que, além de Zowie, tem uma filha, Stacia, com o músico punk Drew Blood e namora Michael Gassett desde 1993.

bowie

O amor entre o casal (Foto: Reprodução/The Sun)

Mais de quatro décadas após o fim de seu casamento com David, ela ainda ficou muito abalada quando soube de sua morte e chegou a deixar a disputa do Celebrity Big Brother. “Nunca me ocorreu que David iria morrer. Eu pensei que ele era indestrutível, e eu pensei que eu iria primeiro. Eu fiz o que se faz quando você vê alguém que morreu pelo Facebook. Você envia seus pêsames à família”, contou ela, que declarou, ainda, que não tem arrependimentos. “Se eu pudesse falar com ele uma última vez, não teria o que dizer. Vou lembrar sempre de David como um talento apaixonado, que se propôs a mudar o mundo com a sua música”. O resto do mundo também.

Pesquisas relacionadas