*Por João Ker
Ficou provado na tarde de hoje (5/3) Xuxa não é só a Rainha dos Baixinhos, mas de toda a televisão brasileira. Com sua midiática troca de emissora, a loura anunciou, oficialmente, com todas as pompas cabíveis, que não é mais parte integrante da Rede Globo e, agora, estará integrando os estúdios da Rede Record.
A emissora, claro, está tirando o máximo proveito disso. Desde o início do dia, todos os programas ao vivo, do sensacionalista “Balanço Geral” ao “Hoje em Dia”, traziam o nome da apresentadora nas chamadas do CG. Uma cobertura full time, que chegou a acompanhar o momento em que seu jatinho particular pousou em São Paulo e seu carro se encaminhava para os estúdios da Record. Até Ticiane Pinheiro, à frente do “Programa da Tarde”, teve seu momento tiete no ar, admitindo que uma das várias frases inspiradoras de Xuxa serviram de motivação para que ela se tornasse apresentadora, com direito a lip-synch de “Doce Mel”. Ticiane chegou até a se emocionar ao lado de Britto Jr., declarando: “Sempre sonhei em ser Paquita e, agora, ser apresentadora na mesma emissora que ela é emocionante, sabendo que um dia eu posso até chegar a entrevistá-la”, disse, com os olhos marejados.
Mas nem tudo foi fuzuê, já que vazaram informações de que a Record havia proibido os funcionários de se aproximarem da Rainha dos Baixinhos, exceto por aqueles essenciais ao evento. Eis que, por volta das 16h, chega Xuxa à Record, com o carro cercado por fãs, dentre os quais se destacaram o rapaz que tatuou um autógrafo da “Xu” na barriga e a sósia da loura. Depois de muita expectativa, ela entra no estúdio, para e tira selfie com os fãs (afinal, ela é Khaleesi) e, depois de muita expectativa, começa a falar.
Nas palavras do próprio Britto, “um marco para a televisão brasileira”. E ele avisa: “Xuxa vai falar!”. Ela fala. Mas espera, cadê o som? Não, sério, cadê o som? Não é possível que, na mesma semana em que a emissora viu Gugu Liberato e Wanessa Camargo enfrentarem problemas técnicos (saiba aqui) de sonoplastia, o erro seria repetido em pleno momento em que Xuxa falaria para os jornalistas e tudo estava ao vivo no Programa da Tarde. Não quando todos os olhos dos telespectadores estavam voltados para a Record.
Xuxa falou e ninguém ouviu. Provavelmente saberão dos elogios trocados entre ela e o representante do canal mais tarde, em algum noticiário tipo “TV Fama” que, por ser da Rede TV, deve ter conseguido capturar o áudio. Ao telespectador, fica a sensação de ter sido ludibriado. O mais irônico disso tudo? Logo em seguida, a internet (e o próprio site do R7) já tinham vídeo do momento. Com áudio, claro.
A hashtag #XuxaNaRecord eclipsou por um tempo até a despedida de Zane Lowe da BBC, um dos radialistas mais famosos de Londres, que marcou a história e recebeu a homenagem de gente como Adele, The Kooks e Red Hot Chilli Peppers. Pois é, não há como esconder: o Brasil – e seus internautas – ainda se rendem ao poder e ao carisma de Xuxa. Resta saber se a Record investirá na sua mesa de áudio a tempo.
Artigos relacionados