TRANSIÇÃO, CHOQUE DE IDEIAS E SINGULARIDADE: AS PITADAS QUE DÃO TOM PERFEITO A “ÍMPAR”, O NOVO DISCO DO TRINTÃO QINHO


O menino do Rio de coração lançará seu novo álbum no Oi Futuro Ipanema, dia 20 deste mês. Mas HT, que nasceu de sete meses, já foi ouvir as 12 faixas

*Com Lucas Rezende

“Mostrar o ímpar é deixar o lado menos harmônico à mostra. Ímpar tem a ver com o que é único em cada um, aquilo que é singular, diferente”. É mais ou menos assim que o brasiliense de certidão, mas carioca de coração Qinho tenta explicar a essência de “Ímpar”, seu mais novo álbum.

Marcos Coutinho, o Qinho, despontou no cenário em 2004 quando esteve à frente da banda VulgoQinho&OsCara, com quem lançou disco homônimo três anos depois. O tempo passou, e, seguindo em carreira solo, Qinho deixou o “vulgo” de lado, lançou “Canduras” (Bolacha Discos) e “O Tempo Soa” (Bolacha Discos), com participações de peso-pesados como Amora PêraElba RamalhoMart’nália.

“Ímpar” vem formar essa tríade no momento “de repente, 30” da vida de Qinho. Os trabalhos no disco aconteceram na transição do cantor dos “inte” para ao “inta”. Ou seja: vem por aí um som bem mais maduro. “Às vezes não é fácil bancar isso [destacar os lados menos harmônicos, proposta do disco]. Desagrada, mas também é uma aposta em algo especial”, explica.

A capa do disco novo de Qinho (Foto: Fernando Young/Divulgação)

A capa do disco novo de Qinho (Foto: Fernando Young/Divulgação)

“A ação, nesse disco, é mais parecida com a de um golpe, no sentido de entrar em choque com algo, uma imagem ou um lado meu estabelecido, quebrar esse par”, justifica o cantor, que, pelo visto, pretende dar uma alterada na imagem que formou há 11 anos. A capa do álbum já é algo que não deixa negar: acentua a experiência de um momento de transição e choque do par com o ímpar.

Qinho chega aos 30 anos e propõe novas sonoridades ((Foto: Fernando Young/Divulgação))

Qinho chega aos 30 anos e propõe novas sonoridades ((Foto: Fernando Young/Divulgação))

As 12 faixas do disco já estão disponíveis no Spotify, Deezer, Rdio e iTunes. E HT, claro, correu para escutar.  Destaque para a só love “Um Romance” (nossa preferida) que chega a cantar “se você quiser ser minha eu seria sua cama, sua fome, (…) sua língua de pivete cafajeste”. Em “Sem Errada”, Qinho cutuca a onça: “enquanto você dorme a água leva embora toda sua casa, enquanto você sonha, a fome na barriga fica acordada”. Essa verve de desarmonia, de entrar em choque é bem exemplificada em “Toda Manhã” e “Sabotagem”. Tem ainda “Sweet Trouble”, toda em inglês, a instrumental “Do Além” e a francesa “Lê rue”, que fecha o disco.

(Foto: Fernando Young/Divulgação)

(Foto: Fernando Young/Divulgação)

Gostou? Então corre amanhã, dia 20, para conferir o show de Qinho no Oi Futuro Ipanema, abrindo o projeto Veraneio. Lá, o disco será vendido exclusivamente, para só depois ir para as lojas. Em seguida, ele se apresentará no Teatro Sérgio Porto, também na urbe maravilha dia 11 de abril. E segue para Belo Horizonte, dia 16, na nova casa Autêntica. Detalhe: Qinho já mandou avisar que os shows vão ser completamente diferentes de tudo o que ele já fez. Sem baixo e sem guitarra, propondo novas sonoridades e novos caminhos. Já estamos ansiosos!

Aqui tem o arquivo pra você fazer o download gratuito e se apaixonar também: http://we.tl/tlXwNQEBNJ