#RockInRioDay3: Alicia Keys leva líder indígena para o palco em manifesto político contundente e se declara ao Brasil. “Não há energia igual no mundo”


A cantora ainda convidou o Dream Team do Passinho, Pretinho da Serrinha e fez show especial para os brasileiros

Alicia Keys entrou para a história do Rock in Rio em definitivo. A cantora já tinha se apresentado no festival em 2013, quando fez um show bonito, mas nada perto do que se viu no palco mundo nesse domingo. Apaixonada pela cidade, ela fez um show catártico que deixou todo mundo vidrado no que ela cantava – foram 15 canções, com direito a um arrasador bloco final com No One, Girl On Fire e Empire – e no que ela dizia. E ela falou e disse. Em um manifesto, logo antes de cantar a música chamada Kill Your Mama, com titulo que se refere ao que estamos fazendo com a mãe natureza, ela colocou no palco os músicos Pretinho da Serrinha , Charles Bonfim e Nego Alvaro , e a líder indígena brasileira Sonia Guanabara. O motivo? Chamar a atenção para o desmatamento da Amazônia e o fim da Reserva Mineral Renca. Ao ser apresentada, Sonia pegou o microfone e deu o seu recado.

“Existe uma guerra contra a Amazônia, os povos indígenas e o meio ambiente estão sendo brutalmente atacados. O governo quer colocar à venda uma gigantesca área de reserva mineral. No proximo dia 20 haverá uma votação no Senado de um decreto legislativo que pode barrar todo esse absurdo. Senadores vocês tem a chance de evitar isso. E nós estaremos de olho. Não existe plano b. Essa é a mae de todas as lutas. O mundo inteiro precisa vir pra linha de frente”, disse Sonia. “Quis criar esse momento para que a gente conecte nossas almas e respeite o espírito do planeta”, completou Alicia. Pretinho da Serinha contou em entrevista ao Multishow após apresentação que a participacao foi decidida as 3 da manhã deste domingo. “A Paula Lavigne promoveu uma cantoria para Alicia na casa dela e por volta dessa hora, ela me chamou no canto e disse que queria que a gente fosse tocar no show dela. Eu aceitei na hora, claro”, brincou.

E acha que os convites pararam por aí? Nada disso. Depois da participacao da turma do samba e de Sonia, ela cantou If I Ain’t Got You ao piano e, em seguida, em Fallin, chamou a turma do Dream Team do Passinho para dançar com ela. E foi lindo. Livre, leve e solta, Alicia conversou bastante entre uma música e outra, soltou palavras em português e falou sobre como se sente no Brasil. “A energia que eu sinto aqui, eu não sinto em nenhum outro lugar do mundo”, disse, antes de ser bastante aplaudida. Empoderada, falando sobre feminismo; elegante, de salto alto, macacão cheio de brilhos de ombreira e cabelo colorido; sexy, com um decote vertiginoso; e quase messiânica, pregando o amor, a luz, a forca da natureza.Foi assim o inesquecível show da rainha Alicia Keys.