*Por Rafael Moura
Estudos apontam que a música contribui para o desenvolvimento dos bebês e das crianças, porque a harmonia dos sons estimula a audição, fala e também os desenvolvimentos intelectuais, sensoriais e motores. O simples fato de cantar para o seu filho, do seu jeito, traz inúmeros benefícios para ambos. Os bebês recebem uma importante estimulação sensorial que ajuda no desenvolvimento da linguagem e no fortalecimento do vínculo. Tendo em mente esses conceitos, o cantor da banda Biquíni Cavadão Bruno Gouveia continua a série infantil com Rock You Babies, contendo músicas instrumentais do rock brasileiro para embalar o seu bebê.
A novidade é que essa nova edição apresenta o som do Capital Inicial e Charlie Brown Jr. para os pequenos, somando-se a um catálogo que já tem discos dedicados a Legião Urbana, Titãs, Paralamas do Sucesso, Skank, Barão Vermelho, Jota Quest, Rita Lee, Biquini Cavadão e Engenheiros do Hawaii. “Mais do que um disco de músicas só para bebês, eu considero este um projeto para a família mostrar aos filhos uma inspiração formação musical eclética. É extremamente gratificante receber postagens e vídeos de bebês ao som de Rock Your Babies”, revela o artista, ao site Heloisa Tolipan.
Para os novos trabalhos, Bruno esteve em contato direto com Alexandre Abrão, filho de Chorão, e com Dinho Ouro Preto, cantor do Capital. “Eu sempre gosto de envolver os homenageados, ouço suas ideias e sugestões. Ambos nos deram total liberdade para a escolha de repertório e curtiram as capas idealizadas para o projeto, seguindo a identidade visual já criada”, conta o vocalista.
A coletânea de músicas instrumentais do rock brasileiro para embalar o seu bebê ao longo de sete anos já lançou mais de 150 músicas. “Me sinto muito feliz em poder colaborar com a longevidade do rock brasileiro. Além das músicas, criamos pequenos vídeos de animação para serem assistidos pela internet. E tem sido muito prazeroso desenvolver o trabalho com os meus próprios filhos ao longo dos anos. Em 2014, minha filha Letícia foi a beta tester, e agora meu filho Leonardo, de três meses, faz o ‘controle de qualidade’ dos próximos projetos”, explica.
https://www.youtube.com/watch?v=YRmSewR9wYs
A capa do projeto em homenagem ao Charlie Brown Jr. faz alusão ao skate, um ‘esporte’ em que o Chorão era praticante, já a do Capital Inicial fez uma referência com o Congresso Nacional, inteiramente construído com os blocos do Pequeno Engenheiro, brinquedo tradicional da década de 60. O disco do Charlie Brown Jr. traz versões lúdicas para sucessos como ‘Lugar ao Sol’, ‘Zóio de Lula’, ‘Proibida pra Mim’, ‘Meu Novo Mundo’, entre outros. O do Capital Inicial apresenta versões instrumentais para ‘Música Urbana’, ‘Independência’, ‘Natasha’ e até ‘Não Me Olhe Assim’, do mais recente disco ‘Sonora’, 2018. “Para o Capital, focamos mais no excelente trabalho autoral deles. Algumas regravações feitas pelo grupo são antológicas, mas nos atemos aos mais de 35 anos de sucessos compostos por Dinho e seus parceiros”, explica Bruno.
Este formato ‘caixinha de música’ ganhou força pelo seu conteúdo que transmite calma aos bebês, mamães e papais. As músicas evocam uma memória afetiva e têm sido usadas até em salas de espera de alguns consultórios, não apenas os de pediatria, diga-se de passagem. As canções são relaxantes e um convite aos bebês se familiarizarem com o gosto dos pais. A família inteira irá curtir! E a coleção deverá aumentar ainda mais para 2021: “Queremos incluir mais artistas nas coletâneas volume 4 e 5, bem como outros discos dedicados a uma banda apenas. Também daremos continuidade aos vídeos de nosso canal, feitos com loops para entreter os pequenos”.
Serviço:
Artigos relacionados