“Rio Surf Festival”: Cidade Negra, Gabriel O Pensador e Onze:20 tiram onda no palco do Circo Voador


A noite dos dreadlocks resultou em música boa e bastante reggae pela famosa lona da Lapa

*Por João Ker

Sob a lona mais famosa e querida do Rio de Janeiro, os cariocas puderam dar as boas vindas a dois grandes nomes da música nacional que andavam meio sumidos: Cidade Negra e Gabriel O Pensador. O grupo e o cantor se apresentaram no Rio Surf Festival, que ainda fez o favor de levar o som dos meninos da Onze:20 para o palco do Circo Voador nesta sexta (6/3).

Os rapazes da Onze:20 saíram de Juiz de Fora – a cidade mais carioca de Minas Gerais – e já têm feito um sucesso absurdo pelo Rio com seu reggae. Apesar de ainda não terem alcançado a mesma projeção nacional dos outros artistas com quem dividiram o line-up, Victor Hugo, Fábio Mendes, Marlos Vinícius, Chris Baumgratz, Fábio Barroso e Athos conseguiram entregar um som afiado, com músicas como “Meu Lugar”, “Não Vai Voltar” e “Pra Você”.

Gabriel O Pensador subiu ao palco do Circo como a segunda apresentação da noite e, além de mostrar hits conhecidos do público como “Cachimbo da Paz”, “Até Quando?” e “Surfista Solitário” (bem adequada para o festival, não?), ainda cantou músicas de seu mais recente álbum, “Sem Crise”, lançado em 2012 de forma independente, algo que por si só já merece aplausos. No trabalho, o artista continua mantendo a sua característica de misturar ritmos como o rap, o reggae, o samba e o funk, em um mix que não poderia soar mais brasileiro.

Fechando o Rio Surf Festival, Cidade Negra, que recentemente completou seus 20 anos de seu primeiro disco (como você viu aqui), se apresentou no evento com a formação original da década de 1990: Toni Garrido nos vocais, Bino Farias no baixo e Lazão na bateria. Claro, músicas como “Girassol”, “Onde Você Mora?” e “A Estrada” conseguem contaminar o público até hoje, uma prova do som atemporal e de qualidade que os caras fazem já há duas décadas. Com um line-up desses, já dá para querer Rio Surf Festival pelo menos uma vez por mês, né?