Completar três décadas de existência só poderia mesmo ser mérito daquela que é considerada uma das maiores bandas do Brasil, os Paralamas do Sucesso. Aliás, em uma época onde os grupos musicais não chegam a durar nem sequer os quinze minutos que Andy Warhol preconizou, estar na estrada todo esse tempo é um feito e tanto. Neste último sábado, a banda celebrou com pompa e circunstância essa data emblemática em grande estilo. Após passar por diversas cidades do país, o grupo formado por Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone chegou ao Rio para comemorar o fato com um grande show no Citibank Hall, na Barra da Tijuca, apresentando a turnê que reúne seus maiores sucessos.
Durante o show, o clima era totalmente nostálgico: enquanto o grupo emplacava hits como ‘Lanterna dos afogados’, ‘Óculos’, ‘Aonde quer que eu vá’ e ‘Lourinha Bombril’, o telão de LED exibia fotos antigas e recentes dos bastidores, shows, ensaios e turnês – toda aquela memorabilia que os fãs adoram! – , além de exibir títulos legendados de seus maiores sucessos, destacando o ano em questão. A ideia acabou funcionando como uma grande retrospectiva visual daquilo que a banda viveu desde o seu início, nos anos 1980, até os dias atuais. O público, claro, adorou!
No longo repertório, decorado de cor e salteado pelos fãs, os músicos não deixaram de homenagear outros grupos que fazem parte da cena musical e com quem dividem a história do Rock Brasil. E não houve melhor forma de agradecimento que não fosse cantar sucessos dessas bandas, como ‘Que país é esse?’ (Legião Urbana), ‘Polícia’ (dos Titãs) e ‘Como uma onda no mar’ (Lulu Santos). Quase no final do show, um acontecimento inesperado marcou a calorosa noite: a plateia, espontaneamente, puxou um ‘Parabéns para você’, levando Hebert a se emocionar de fato, ainda que, como resposta, ele só tenha dado um largo (porém raro) sorriso. Só isso já dispensa palavras.
Na plateia não faltaram amigos, parentes e famosos para prestigiar. O ex-integrante da Legião Urbana, Dado Villa-Lobos marcou presença entre os convidados, além da atriz Juliana Paiva, o ator Maurício Mattar e a jogadora Hortência.
Fotos: Vinícius Pereira
Artigos relacionados