O que acontece em Las Vegas… agora é carioca: Rock In Rio se prepara para sua primeira edição nos EUA


Versão norte-americana do Festival começa em maio de 2015 e antes terá evento de lançamento em plena Times Square

*Por João Ker

Falar que o Rock in Rio é o maior festival de música do Brasil parece redundante. Falar que ele é exclusividade dos cariocas ou que carrega qualquer traço da capital fluminense que não seja o nome também não é exatamente verídico. A verdade é que aquilo que começou na década de 1980 como um lamaceiro desorganizado, hoje é uma das maiores marcas do mundo do entretenimento, tendo expandido seus longos braços lucrativos pela Europa na última década. Agora, o próximo destino do evento – que já conta com o apoio do Cirque du Soleil e da MGM Resorts International – é o mercado norte-americano ou, mais especificamente, a Cidade do Pecado: Las Vegas.

O Rock In Rio USA acontecerá em maio de 2015 – mesmo ano que o festival volta a dar as caras pela Cidade Maravilhosa – e será dividido em dois finais de semana: um de rock (8 e 9) e outro de música pop (15 e 16). As atrações ainda não foram divulgadas, mas provavelmente alguns artistas brasileiros – Ivete Sangalo é um must – devem mostrar as caras por lá. O investimento está sendo alto. Depois de cinco edições no Brasil (1985, 1991, 2001, 2011 e 2013), seis em Lisboa (2004, 2006, 2008, 2010, 2012 e 2014) e três na Espanha (2008, 2010 e 2012), Roberto Medina pretende elevar o nível das coisas: “Já somos o maior festival de música e entretenimento do mundo. Chegar aos Estados Unidos, maior mercado do showbizz mundial, é uma consequência inevitável. Somos grandes no mundo e agora seremos grandes na América também. Estamos entrando com o pé direito e com enorme investimento nesse mercado”, afirmou o presidente do RiR, que para a edição teve um orçamento de mais de U$75 milhões.

Queen apresenta “Love Of My Life” na primeira edição do Festival

Para aquecer a gringa antes do evento, o Rock In Rio faz uma parada antes de ir paradinha pré-Vegas e desembarca ainda em setembro deste ano na Times Square. A ação será simultaneamente uma contagem regressiva para o festival e uma comemoração aos seus 30 anos. Porque, claro, nada mais coerente do que comemorar em Nova York o aniversário de algo que se chama Rock In RIO e foi criado no RIO DE JANEIRO. Talvez o fato de que metade das ações do evento tenham sido compradas pela produtora da Tomorrowland  esteja pesando, mas por enquanto é melhor continuar com o otimismo brasileiro e acreditar que essa transação trará benefícios e atrações tanto para cá quanto para lá. Até porque, quem não gostaria de poder acampar na Cidade do Rock e poder evitar todo aquele trânsito infernal até a Barra da Tijuca?