O amor está no ar: Rodrigo Lampreia, que já cantou com Amy Winehouse, faz show intimista neste domingo dos namorados no Rio. Vem se apaixonar!


O músico se apresenta em show de voz, violão e piano. A apresentação #InsoniaSessions foi idealizada a partir do pedido de fãs nos vídeos que Lampreia posta cantando durante a madrugada. “Eu tive um feedback muito grande das pessoas”

Amor. No fim de semana dos namorados, essa é a palavra que define o clima do show de Rodrigo Lampreia no Londra, bar do Hotel Fasano, em Ipanema. Em formato voz, violão e piano, a apresentação deste domingo foi inspirada nos vídeos da madrugada de Lampreia. O HT explica: atormentado pela insônia que o persegue desde a infância, o músico passou a compartilhar gravações dele cantando e tocando violão durante a madrugada, e os nomeou de #InsoniaSessions. “Eu sempre quis voltar a fazer show de voz e violão, como era antigamente. Hoje em dia, eu tenho feito muito mais apresentações acompanhadas de banda. E aí, depois que eu comecei a fazer esses vídeos da madrugada e postar nas redes, eu tive um feedback muito grande das pessoas que começaram a me mandar mensagens pedindo para tocar certas músicas. Esses vídeos permitiram uma interação maior com os meus seguidores, e fez com que eu me aproximasse mais deles. Com o retorno que eu tive do #InsoniaSessions, eu fiquei com muita vontade de tirar das redes sociais e levar para o palco. E, quando surgiu essa oportunidade de fazer um show no dia dos namorados, vi que seria a combinação perfeita”, explicou

Rodrigo Lampreia faz show romântico neste domingo, no Rio (Foto: Wendy Andrade)

Rodrigo Lampreia faz show romântico neste domingo, no Rio (Foto: Wendy Andrade)

Apesar de já ter se apresentado no formato voz e violão, esse é um dos pontos que caracteriza esse show de Lampreia como “diferente”. Outro motivo, segundo ele, é o caráter mais intimista, de um show próximo ao público. E, o principal, o repertório escolhido. Como já havíamos adiantado, o amor estará no ar. “Meus shows têm ficado cada vez mais românticos em termos de repertório. E, para essa edição, como é em comemoração ao Dia dos Namorados, eu busquei músicas ainda mais românticas, até para poder justificar o dia. É um show que vai passear pelos sucessos dos anos 90 e algumas canções autorais, mas todas falando de amor”, disse.

Rodrigo volta aos palcos em um formato mais intimista, só com voz e violão (Foto: Raul Aragão)

Rodrigo volta aos palcos em um formato mais intimista, só com voz e violão (Foto: Raul Aragão)

Bom, já vimos que as redes sociais são superpresentes na vida de Rodrigo Lampreia – a ponto de inspirarem um show. Mas ele quer ainda mais. Como nos contou, o músico, que hoje tem mais de sete mil seguidores no Instagram, até contratou uma profissional para ficar responsável pela administração das redes. O motivo? “Agora eu trabalho muito mais focado nessas plataformas em termos de conteúdo, fotos e vídeos. Meu dia a dia, hoje, é muito mais baseado nas redes sociais, estou sempre pensando no que vou postar. Me sinto muito mais ativo. Eu acho que elas são muito boas para os artistas conseguirem divulgar o trabalho e as músicas novas, por exemplo. Eu acho que se não existissem essas plataformas, hoje nem existiria o show #InsoniaSessions e eu nunca teria pensado em voltar a fazer apresentação de voz e violão”, afirmou o músico que faz reunião de pauta para decidir o conteúdo das postagens e compartilhamentos estratégicos em horários de pico.

O show #InsoniaSessions partiu das postagens de Lampreia durante a madrugada (Foto: Wendy Andrade)

O show #InsoniaSessions partiu das postagens de Lampreia durante a madrugada (Foto: Wendy Andrade)

De volta à composição com o lançamento da música “Saudade”, em que escreveu e fez a melodia, Rodrigo Lampreia disse que tem mais facilidade em criar harmonia à letra. Sempre na madrugada, que agora já virou aliada do artista, ele, acompanhado de um violão, costuma compor melodias diariamente que depois viram músicas com letras de compositores parceiros. “A letra sempre foi algo que tive muita dificuldade e, por conta disso, fiquei muito tempo sem escrever. Mas, o meu processo criativo é muito simples. Ele parte de uma harmonia no violão e uma letra em que falo de coisas que acontecem no cotidiano”, explicou o músico que, recentemente, tem criado muito em torno do tema amor. “Ainda é um tema muito interessante e que não vai acabar nunca”, completou.


E, caso ainda não tenha ligado o nome à pessoa, Rodrigo Lampreia é o músico que teve a honra de cantar com Amy Winehouse em Londres. Vamos refrescar a sua memória, caro leitor: enquanto morou na terra da rainha, toda semana o artista brasileiro se apresentava em uma casa de jazz no Soho, na cidade inglesa. Em um desses dias, Amy foi ao local como cliente da casa e, após o convite de Lampreia, dividiu os microfones com o brasileiro. “Foi tudo improvisado. Quando eu a vi entrando, eu decidi chamar. Não tinha por que não convidar, né? E ela já veio me olhando, andando na minha direção e subiu ao palco sem nem ter sentado antes. Eu já era muito fã do trabalho dela e tinha vários discos. E, nessa época, ela estava no auge do auge”, relembrou Lampreia que cantou quatro músicas com a britânica e ainda manteve contato com ela após essa apresentação. Ô sorte, hein?

Em Londres, Amy cantou quatro músicas com o brasileiro em uma casa de jazz (Foto: Reprodução)

Em Londres, Amy cantou quatro músicas com o brasileiro em uma casa de jazz (Foto: Reprodução)

E Rodrigo Lampreia tem mais novidades! Mês que vêm, em julho, o músico vai gravar um DVD ao vivo que, além da gravação audiovisual, também vai resultar em um novo CD na carreira. Com lançamento deste novo trabalho previsto para novembro, Lampreia nos contou que o repertório vai combinar músicas inéditas, sucessos autorais, regravações de canções importantes e pode ter, inclusive, faixas em inglês. “O repertório é muito baseado nos shows que eu já venho fazendo pelo Rio e Brasil.  Eu tento trazer para essa apresentação um pouco da nostalgia, que eu acho que é algo forte para emocionar as pessoas. Na verdade, é uma mistura de grandes clássicos da música popular que variam entre MPB, samba, rock e até pagode em versões um pouco diferentes. E também estou estudando a possibilidade de gravar alguma canção em inglês, principalmente por conta da época que eu morei em Londres”, declarou.

Além da carreira musical, Rodrigo Lampreia, que é formado em Administração, também ataca como produtor cultural. Com eventos conhecidos e de sucesso, como o Sambinha e o The Live Sessions, o artista nos contou que o seu principal objetivo com essas festas é promover a valorização da cultura e da música brasileira. “Eu sempre fui muito ativo em relação à produção de eventos porque eu acredito em diferentes formatos de shows que valorizem a música como ela tem que ser: ao vivo. Hoje em dia, a gente tem muitas festas bacanas, mas poucas que enaltecem a arte dessa forma. A música ao vivo está cada vez mais abandonada, e o meu papel como produtor de eventos é sempre tentar resgatá-la, além de valorizar a cultura e promover encontros”, afirmou.

Serviço – #InsoniaSessions

Dia: 12/06, domingo
Horário: 21h
Preço: 60 reais
Local: Londra – Fasano : Av Vieira Souto, 80 – Ipanema
Atrações: Rodrigo Lampreia e DJ Biubiu