*Por Rafael Moura
Dona dos maiores sucessos nos últimos 20 anos, Ana Carolina é considerada uma das maiores intérpretes do Brasil e conhecida por uma técnica impecável e potência de sua voz. A cantora e compositora lança, comemorando duas décadas de carreira, um novo trabalho de inéditas após um hiato de seis anos. O disco ‘com gostinho de parabéns’ traz 12 canções inéditas e foi batizado ‘Fogueira em Alto Mar‘. O show que chega ao Rio nos próximos dias 19 e 20 de julho, no Vivo Rio, promete encher a plateia de amor. “Esse novo trabalho representa um momento importante para mim, afinal são 20 anos de carreira. Queria fazer canções inéditas com todo o meu coração, que representassem esse momento frutífero”, revela a cantora. O primeiro EP foi lançado em maio e o segundo dia 28 e o álbum se completa com as últimas três novas canções em 26 de julho, totalizando 12 músicas inéditas.
Em parceria inédia com Bruno Caliman, Ana conta que é sempre difícil batizar um novo trabalho. “É realmente difícil nomear um disco, conseguir resumir em uma palavra ou em uma pequena frase o que quero passar com o projeto. Nesse novo álbum que estou lançando, um disco repleto de faixas românticas, o nome foi uma sugestão de um dos parceiros dessa música, o Bruno Caliman. Ele é um compositor talentosíssimo, extremamente hábil com a poesia e o significado das palavras. ‘Fogueira em Alto Mar‘ é algo obviamente impossível e quisemos trabalhar com essa metáfora. É exatamente como o amor, que, apesar de ser algo que todos buscamos, sempre será impossível termos a certeza se seremos amados de volta e se o amor que temos hoje deverá sobreviver ao tempo”, explica a cantora.
A turnê que leva o mesmo nome do álbum promete um show repleto de grandes surpresas e um repertório mesclando suas novas músicas e os grandes hits. Ana Carolina é uma cantora romântica por essência. “O amor, ao lado da música, é o sentimento importante para mim. Imagino que para muitas pessoas também. Então, juntar amor e música é a minha maneira de ver o mundo, e acho que cada disco acaba contando uma história nesse sentido. ‘Fogueira em Alto Mar‘ é repleto de faixas românticas. Até o título traz uma metáfora importante sobre o amor”, enfatiza.
Cantora, compositora, arranjadora, produtora, instrumentista, musicista e artista plástica, Ana já vendeu mais de cinco milhões de CDs e DVDs. Seu primeiro disco foi lançado em 1999 e, hoje, sua carreira que completa duas décadas inclui doze álbuns e seis DVDs. Ganhou sete Prêmios Multishow de Música Brasileira, três vezes o Troféu Imprensa e uma vez o Prêmio TIM de Música. O primeiro grande sucesso, ‘Garganta‘, viria já no primeiro álbum e, depois dele, Ana Carolina emplacou cerca de 30 singles nas paradas brasileiras. “Normalmente, no processo de criação de um álbum, o meu parceiro cuida mais da parte da letra, e eu dos arranjo e das músicas. Na maior parte das canções de ‘Fogueira em Alto Mar‘ foi assim. Foi a maneira que encontrei para fazer o processo fluir. Nesse novo álbum, as composições começaram ano passado, com muitas parcerias: Zé Manoel, Edu Krieger, Antonio Villeroy, e minha parceria inédita com Bruno Caliman“, ressalta a artista.
Ao longo de 20 anos, a musa romântica pôde acompanhar todo o processo do mercado fonográfico e o crescimento dos números de streaming, trazendo a diversidade e democratização das plataformas e canais. “Gosto desse novo formato de produzir e distribuir música. Tanto que decidi, juntamente com a Sony, lançar as músicas nas plataformas digitais, divididas em três EPs. Acho que hoje as pessoas estão sempre buscando por novidade. Poder estender o lançamento, deixar um tempo maior entre os EPs, faz com que o meu público seja surpreendido com uma novidade”, pontua.
Artigos relacionados