*Por Júnior de Paula
Tiê está de volta! Uma das mais importantes artistas da nova geração de músicos brasileiros – especialmente da nova cena paulistana que despontou nos palcos do Studio SP – volta aos holofotes com o novo disco “Esmeraldas”, que chega às lojas físicas e virtuais no dia 15 de setembro. Com arte de Rita Wainer e foto de Leandro HBL, este é o terceiro álbum da carreira da cantora e compositora, que reuniu uma turma da pesada nos créditos. Produzido por Adriano Cintra e Jesse Harris, o disco foi gravado em São Paulo e Nova York e ainda tem as participações especiais de David Byrne em “All Around You” e Guilherme Arantes em “Máquina de Lavar”, além de seus produtores que também não deixam a desejar.
Byrne, aliás, foi assistir ao show que Tiê e Tulipa Ruiz fizeram juntas em Nova York, nos idos de 2011, através do projeto do Itamaraty, “Novas Vozes do Brasil”, que tinha o objetivo de levar, como o nome diz, novos artistas brasileiros para cantarem nos Estados Unidos. Depois da apresentação, eles se encontraram, trocaram impressões e contatos e, assim, três anos depois, estão juntos neste novo trabalho. “David é um gentleman que eu amo e admiro! Fico muito agradecida por tudo que aconteceu!”, resume a cantora.
O primeiro single de Esmeraldas vai ser “A Noite”, versão de Tiê, Adriano Cintra, André Whoong e Rita Wainer para a balada italiana “La Notte”. Mais um sinal claro de que Tiê não só encontrou sua turma, como também transita muito bem entre outras tantas. “É demais ver o mercado fervendo, cheio de coisas incríveis, independentes, fortes e competentes! Todo mundo vai se virando e conquistando seu espaço”, anima-se. Ah, e a gente não poderia conversar com Tiê sem lembrar da época em que a novela “Avenida Brasil” estava no ar e ela não escondia de ninguém a sua admiração por Jorginho, Carminha e afins. Ela chegou até a reunir vários amigos em casa – como Naná Rizzini e Filipe Catto, entre outros – para fazer versões cool-paulistanas da trilha sonora.
“Na verdade, Avenida Brasil foi minha única paixão! Sou carente até hoje e nunca mais consegui assistir nada (risos). Gosto um pouco de “O Rebu”, mas não é a mesma coisa”, brinca. E para finalizar, resolvemos deixar que ela contasse pra gente qual a pergunta que ela gostaria de responder que nunca fizeram. “Queria que me questionassem o que eu gostaria de ser quando crescesse: patinadora do gelo!”, confessou a artista que dá expediente nessa quinta-feira, no Rio, em um evento fechado da Cantão para dar início ao novo projeto da marca batizado Palco Cantão Por Aí, em parceria com a Warner Music.
* Junior de Paula é jornalista, trabalhou com alguns dos maiores nomes do jornalismo de moda e cultura do Brasil, como Joyce Pascowitch e Erika Palomino, e foi editor da coluna de Heloisa Tolipan, no Jornal do Brasil. Apaixonado por viagens, é dono do site Viajante Aleatório, e, mais recentemente, vem se dedicando à dramaturgia teatral e à literatura
Artigos relacionados