*Por Domênica Soares
Mulher negra, independente, corajosa e com muitos sonhos. Trazendo frescor ao samba, ela é a nova aposta da cantora Preta Gil, através do agenciamento da Liga Entretenimento. Thais Macedo imprime em sua estética e interpretação um jeito singular de cantar. Escreveu e compôs seu novo single “Pode Aplaudir” em parceria com Pretinho da Serrinha. “Fazia tempo que sentia vontade de me expressar de forma mais transparente, colocar para fora o que penso e sinto. E acho que deveria ser assim, de forma leve e alegre como resultou o single”, afirma. Nos versos da música “Sou forte, guerreira sou povo, sou mulher / Ninguém vai dizer o que eu devo fazer / O meu caminho tem a luz / que não se apaga não”, a cantora mostra que veio para marcar a cena da música brasileira. Thais dispara que essa foi a primeira vez que teve coragem de compor e que Pretinho da Serrinha sempre foi uma referência. “Temos mais dois parceiros, que estão frequentemente ao lado dele, o Leandro Fab e o Fred Camacho. Compor com eles foi uma excelente experiência”.
A cantora explica que o tema abordado na música é essencial e de extrema importância para ser levado à sociedade, com o objetivo de disseminar suas ideias a um número cada vez maior de pessoas. “Me sinto otimista vendo as conquistas que tivemos até aqui e acho importantíssimo aproveitar minha voz como um veículo para somar nessa busca pela igualdade. É preciso difundir e fazer com que esse tema ecoe para que cada vez mais todos se conscientizem e valorizem o papel da mulher na sociedade”. Para ela, ser mulher no Brasil ainda é uma tarefa difícil em todos os aspectos, contudo, Thais conta que se sente privilegiada por conviver com tantas mulheres incríveis que a inspiram a ser forte e lutar pelo que acredita. Além disso, explica que vivemos em uma sociedade onde muitas pessoas ainda estão condicionadas aos padrões impostos, contudo acredita que com tantas representantes desconstruindo e ressignificando comportamentos passados, esse antigo costume pode ser cada vez menos aceito diante do cenário atual e também o que está por vir.
Sobre o gênero do samba, a artista explica que considera o ritmo um dos principais na música popular brasileira, que vem ao longo desses 100 anos de existência resistindo, perpetuando sua história e ganhando novos representantes. “Com o samba, eu me apresentei na França, Rússia, Egito, EUA, Noruega e em diversos estados brasileiros. Acredito nessa nova geração, que vem atuando nas novas mídias da era digital para dar continuidade a essa história”. Ela conta que suas maiores inspirações no samba são: Alcione, Elza Soares, Ivete Sangalo, Iza, Larissa Luz, Luedji Luna, Preta Gil, entre outras. Sua história com a filha de Gilberto Gil é especial. Thais é empresariada por Preta e conta que a conheceu nos bastidores do “Domingão do Faustão” e que a cantora foi muito atenciosa e carinhosa e isso marcou demais o encontro das duas. “Alguns anos depois veio o convite para fazer parte do escritório do qual ela é sócia, a Liga Entretenimento. Preta me recebeu de braços abertos, sempre disposta a colaborar com a minha carreira em todos sentidos”.
Artigos relacionados