Em noite de calor africano, Mart’nália esquenta ainda mais o verão carioca e recebe Marcelo D2!


De surpresa, a cantora ainda recebeu Marcelo D2, no palco do Circo Voador, para um animado sambinha de raiz!

Para os frequentadores do Circo Voador, costuma ser de praxe começar o ano com o balanço de Mart’nália. Nesta sexta (3), não foi diferente: a cantora reuniu uma turma boa e mandou ver! Relembrou clássicos do samba e ainda deu a largada na programação de verão da casa. Além disso, a artista aproveitou a comemoração para anunciar o encerramento da turnê do disco ‘Não tente compreender’, lançado em 2012 pela gravadora Biscoito Fino e, diga-se de passagem, faz sentido porque, se a gravadora se chama Biscoito Fino, a Mart’Nália deve uma espécie de macarron com nougat, daquelas iguarias finas que a gente só costuma se dar conta que são insubstituíveis quando as vê na vitrine de alguma bombonière chique e lambe o beiço. E a levada da filha mais ilustre de Martinho da Vila é isso: um tipo de biscoito-champanhe pronto a ser degustado com prazer, de se chupar os dedos. A abertura da noite, porém, ficou por conta da novata Alice Caymmi, neta de Dorival e sobrinha de Nana, carioca indicada aqui no site como uma das promessas para 2014.

Em cima do palco, com camisa e bermuda brancas – como se houvesse saído de alguma comemoração de Réveillon e se materializado na arena da Lapa -, “Martinha” (como é chamada pelos amigos) esbanjava aquela simpatia de Nara Leão e pôs a lona para ferver. Obviamente,  ninguém conseguiu ficar parado, nem sequer se distraiu com o perturbador calor senegalês que tem tomado o Rio de assalto nos últimos dias. Aliás,  põe perturbador nisso: a repórter registrou pelo menos três pessoas passando mal na plateia, e todas desmaiaram. Bom, até poderia ser de pura emoção com o ótimo show, mas, nesta sexta, com os termômetros em ponto de ebulição, tratava-se mesmo da alta temperatura. Inclusive, Mart’Nália, dona daquela voz que carrega dose extra de charme no timbre, chegou a brincar que estava “muito alegre por começar o ano aqui (no Circo), com esse calor do defunto”. Vai ver que, em um lampejo, se lembrou do seu divertido personagem no seriado global ‘Pé na Cova’, onde está sempre às voltas com os proprietários de uma funerária de subúrbio. Mas, apesar do calor, o espetáculo fluiu leve, com ela contornando a situação com bom humor, em repertório que transitou pelo fino do samba e da MPB.

Já o samba no pé ficou por conta de canções como ‘Você abusou‘ que, marcada pela voz de Jorge Aragão, foi o hino que abriu a noite às 00h20, fazendo a plateia se arriscar em um vai-vem, para frente e para trás. Na sequência, com aquele inglês típico de quem pratica em Vila Isabel, Mart’nália incorporou Stevie Wonder, vertendo o clássico pop ‘You are the sunshine of my ilfe‘, de 1973, para um sambinha esperto. Depois, vieram sucessos de Candeia (‘A flor e o samba‘), de seu pai Martinho da Vila (‘Ex-amor‘) e do compositor Mauro Diniz (‘Coração em desalinho‘). No palco, a cantora também aproveitou para agradecer os presentes, em forma de música, que andou recebendo de gente graúda, como Zélia Ducan Paulinho Moska. Desse, a artista entoou a balada romântica ‘Namora comigo‘, canção que embalou o enredo da novela  ‘Lado a Lado’, da Rede Globo.

Depois, o show seguiu em curso um pouco mais calminho, tipo roda de samba, mas tudo ficou melhor ainda quando uma presença inesperada tomou conta do Circo: diretamente do Imperator (casa de shows no Méier, onde estava em cartaz) para o Circo Voador, Marcelo D2 marcou presença-surpresa no show, afirmando simpatia e carinho pela artista ao cantar o samba-hit ‘Disritmia‘, de Martinho da Vila. Logo depois, o músico desceu do palco e se misturou à plateia, na companhia da esposa e amigos. Ótima canja  e tudo a ver, já que Marcelo é habituê dessa casa. Afinal, no fim do ano passado, o cantor estreou a turnê ‘Nada pode me parar’ ali mesmo. Confira o babado nas fotos!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Felipe Diniz