*por Vítor Antunes
A internação da cantora Lilian Knapp, 77 anos, na Unidade de Tratamento Intensivo, em um hospital de São Paulo, com um tumor agressivo na região pélvica teve precedentes difíceis. Conversamos com o produtor musical Cadu Nolla, marido da estrela da Jovem Guarda, que, na tarde de ontem, estava acompanhando o estado de saúde da mulher que aguarda a realização de exames histopatológicos para determinar se é maligno ou benigno. Dias antes, diante da gravidade do quadro, ele divulgou uma vaquinha virtual para arrecadar recursos e garantir o tratamento médico necessário. Cadu revelou que o diagnóstico do tumor foi tardio devido a um erro inicial, o que atrasou um tratamento mais eficaz. “Inicialmente, ela recebeu o diagnóstico que estava com uma crise no nervo ciático. Durante esse período, Lilian foi submetida a sessões de fisioterapia, o tratamento indicado, e ficou em casa. No entanto, a dor não era somente no nervo ciático. Podia até ser por compressão da massa tumoral”, contou. Conclusão: a cantora precisou ser internada com ajuda de amigos no A.C. Camargo, referência no tratamento oncológico e iniciou os exames pelo SUS. O tumor foi detectado”, explicou.
Cadu complementa dizendo que o fato de ter desde ontem junta médica para ajudar no diagnóstico foi fundamental. “Fiquei muito preocupado, porque a doença é realmente muito agressiva. Mas, com o diagnóstico do cirurgião-chefe, já me sinto mais tranquilo. Só na quinta-feira teremos um posicionamento final sobre o que é e qual será o tratamento. Eles estão realizando uma avaliação detalhada. Hoje, ela fez duas tomografias: uma será analisada pela junta, outra por um especialista e outra pelo próprio cirurgião. No final, todos se reúnem para dar um parecer em conjunto sobre a situação. Achei esse sistema de trabalho muito interessante, porque torna o processo mais ágil”.
Lilian ficou famosa nas décadas de 1960 e 1970 com sucessos como “Sou Rebelde” e “Devolva-me”, esta última gravada ao lado de seu irmão, Leno, falecido em 2022. Em 2000, a canção foi regravada por Adriana Calcanhotto e se tornou tema da novela “Laços de Família”. A cantora estava com show agendado para o dia 10 de novembro, em uma churrascaria, em São Paulo. Lílian tem mais de 370 músicas gravadas por diversos artistas.
![](https://heloisatolipan.com.br/imagens/2025/02/20250211-lilian-insta-600x764.jpg)
Lilian e Cadu no hospital (Foto: Reprodução/Instagram)
O marido da cantora acrescenta que Lilian está passando por exames para avaliar a extensão do tumor. “Ainda falta a biópsia. Ela tem uma massa mole na região da pélvis, e os médicos estão investigando se está localizada apenas ali. Por enquanto, estamos tranquilos de que não há sinais de metástase”, afirmou.
Sobre o estado de saúde da cantora, ele relatou que houve um momento de apreensão com a transferência para a UTI: “Ontem, ela não estava bem, porque foi o dia da transferência. Ela estava em casa, então ficou chocada com a mudança de ambiente. A sorte dela é que nunca fumou, nunca bebeu e sempre fez exercícios, o que contribui para que o organismo tenha uma resposta melhor. Hoje, demos alvíssaras”, declarou.
![](https://heloisatolipan.com.br/imagens/2025/02/20250211-lilian-knapp-1-700x470.jpg)
Lílian tem um tumor, mas ainda não se sabe se é maligno ou benigno (Foto: Reprodução)
O marido da cantora também comentou a homenagem feita à cantora no programa do Ratinho, exibido na segunda-feira (dia 10), quando o apresentador e o jurado Décio Piccinini relembraram sua trajetória. Além disso, Ratinho ajudou no processo para que Lilian conseguisse uma vaga no hospital A.C. Camargo, referência no tratamento oncológico. “Sou muito grato a ele por isso”, disse Cadu.
O músico destacou que a vaquinha virtual iniciada para auxiliar no tratamento de Lilian será essencial para o período pós-hospitalar. “Agora, ela está fazendo os exames pelo SUS. Mas, quando sair do tratamento e voltar para casa, vou precisar manter a compra dos medicamentos, que são caros, além de sessões de fisioterapia e acompanhamento nutricional para que ela recupere a massa muscular. Por isso, puxei a vaquinha nas redes sociais”, explicou.
No último domingo, Cadu publicou um apelo em seu Facebook: “O quadro da Lilian é grave e, por isso, estou repassando essa vaquinha. Ela está internada na UTI com um tumor agressivo na pélvis. Aviso que isso não é fake e agradeço a todos! Vamos vibrar, orar e emanar energias positivas para ela sair dessa e voltar aos palcos. Obrigado a todos”.
![](https://heloisatolipan.com.br/imagens/2025/02/20250211-maxresdefault-700x470.jpg)
Lílian foi ajudada pelo apresentador Ratinho (Foto: Reprodução)
Ele concluiu destacando a parceria de décadas com a esposa. “Estamos casados há 35 anos. A gente acorda e dorme junto, faz tudo junto, porque ela é cantora, eu sou produtor musical. Então, agora, preciso dar suporte total a ela. A vaquinha está sendo bem-sucedida, e é tudo espontâneo, sem meta fixa de valor ou prazo. Quem não pode doar agora, pode ajudar no mês que vem. Os fãs que moram no Japão vieram falar comigo, o pessoal que mora na Espanha, Portugal. Porque todo mundo quer saber como é que ela está”.
Cadu, no entanto, lamenta que, apesar do sucesso viral da música de Lilian nas redes sociais, isso não gere remuneração. Segundo ele, o TikTok não paga aos intérpretes e compositores. “A música dela tocou em Portugal, na Espanha. Sou Rebelde está estourada no TikTok, mas a gente não recebe direito conexo”, afirmou.
Queremos agradecer aos fãs e familiares que estão todos contribuindo e isso é muito importante, que dão também todo o suporte mental e espiritual que todos os fãs e todo mundo dá para ela, que é uma coisa muito legal. E eu tenho que agradecer também ao pessoal do hospital aqui porque eles estão tratando a Lílian como uma rainha – Cadu Nolla, marido de Lílian
Ao longo das décadas, Lilian emprestou sua voz a canções que atravessaram gerações, embalando histórias e despertando emoções. Agora, enquanto enfrenta sua batalha mais difícil, é a força de sua própria história que ecoa no carinho dos fãs, no apoio dos amigos e na dedicação incansável de seu marido. No palco da vida, onde cada nota conta, Lilian segue recebendo aplausos silenciosos e orações fervorosas, na esperança de que sua música, que já resistiu ao tempo, continue a ser trilha sonora de muitos amanheceres.
Artigos relacionados