Maria Bethânia se apresenta em Inhotim e público vai ao delírio enquanto a Abelha Rainha se alterna entre cantorias e declamações


A artista apresentou “Bethânia e as palavras” na tarde de ontem e reuniu 1.500 pessoas, todas mais do que dispostas a enfrentarem o calor para verem a filha de Dona Canô ir de Cecília Meireles a Fernando Pessoa ao longo do espetáculo, em um “lugar tão especial e próximo a Deus”, como ela mesma disse

As comemorações dos 50 anos de carreira de Maria Bethânia continuam a todo vapor! Depois de uma festa na Feira de São Cristóvão, uma homenagem durante o Prêmio da Música Brasileira, uma exposição no Paço Imperial e a segunda leva da turnê “Abraçar e agradecer”, na tarde desse sábado (17/10) a Abelha Rainha pousou no palco Magic Square, do Instituto Inhotim, em Minas, onde apresentou, em meio às obras de arte e um calor nada ameno, o show “Bethânia e as palavras”.

Apesar do sol forte, que fez o público mineiro chegar ao local com roupas leves, chapéus, leques e óculos escuros, Bethânia arrastou 1.500 pessoas ao espaço, onde apresentou pela primeira vez o espetáculo ao ar livre. Desenvolvido em 2009 após um convite da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), “Bethânia e as palavras” mescla momentos musicais com as impactantes declamações de poesias que a artista tanto ama. Por sinal, ao longo da tarde, alguns dos presentes pediram um repeteco de leitura para a artista, que cheia de gingado e bom humor respondeu: “Leitura não tem bis. Nessa sessão ao ar livre, com um céu bonito, um dia de calor e todo mundo querendo namorar, que nem eu…”, riu.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na setlist do espetáculo, Maria Bethânia passeia por textos de Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Ferreira Gullar e, um de seus autores preferidos, Fernando Pessoa. Acompanhado do percussionista Carlos César e do Paulinho Dafilin, a Abelha Rainha ainda cantou algumas músicas como “Romaria” (Renato Teixeira), “Dança da solidão” (Paulinho da Viola), “ABC do sertão” (Luiz Gonzaga) e “Reconvexo” (Caetano Veloso).

Quem estiver pela região mineira e quiser conferir “Bethânia e as palavras”, a cantora fará outra apresentação em Inhotim, um lugar “especial e próximo a Deus”, como ela mesma definiu, ainda na tarde de hoje. Confira abaixo alguns vídeos da apresentação: