*Com Bell Magalhães
Os caminhoneiros são os responsáveis por girar a roda da economia no Brasil. São eles que transportam 60% de toda a carga brasileira em 1,7 milhões de quilômetros da estradas de Norte a Sul do país. Foi para ressaltar a importância dos caminhoneiros do nosso país e a vida de quem trafega pelas estradas do país que Luan Santana aceitou o convite do empresário Marcelo Facchini, diretor da Facchini, empresa de desenvolvimento, produção e distribuição de implementos rodoviários para todos os segmentos de transportes nas categorias pesados, médios e leves, para participar da primeira temporada da websérie, “Heróis da Estrada” e da segunda fase, batizada “Superação: Renascido da estrada“, que foi lançada semana passada nas redes sociais do empresário.
Na segunda temporada, a dupla percorre o trecho entre os municípios de Mirassol e Votuporanga, no interior de São Paulo. “Aqui se inicia um emocionante papo sobre superação, as dificuldades e alegrias da vida na estrada. Aqui é a terra dos caminhoneiros e eu também tenho uma história com essa estrada”, frisa Marcelo Facchini, idealizador do projeto e responsável pela narrativa contada com participação especial do cantor.
Sobre o convite, Luan Santana se mostrou extremamente emocionado e que sentiu que tudo, da filmagem ao roteiro, fluiu com a naturalidade de uma conversa entre dois amigos. “Amei conhecer a história do Facchini. Desde o dia em que eu fiz a reunião com ele, por zoom, e depois o conheci pessoalmente no set da série. Foi uma gravação com roteiro espontâneo. Era uma conversa entre amigos. Não combinamos nada. Neste novo episódio, eu acompanhei o relato da história de vida dele, que é uma narrativa de superação. Ela nos faz ter fé e sempre acreditar, porque Deus é tudo”, frisa o cantor.
Marcelo Facchini divide a carreira de empresário com a de palestrante motivacional, na qual fala sobre a sua trajetória. Na segunda fase da websérie, rodando pelas estradas na companhia do cantor, ele conta a Luan Santana que há 12 ano, seguia em direção à empresa quando sofreu um grave acidente e viu a morte muito perto: “Fui levado de ambulância para o hospital de Rio Preto e imediatamente intubado. Estava com o corpo todo quebrado e sofri traumatismo craniano. Fiquei 15 dias internado em Rio Preto e transferido para São Paulo em coma ainda. Operado, eu acordei depois de 23 dias. Dizem os médicos que quem me deixou vivo foi Deus”.
A primeira temporada, ‘Heróis da Estrada’, gerou milhões de views e mostrou os desafios enfrentados pelos caminhoneiros. Foram quatro episódios, gravados em cinco cidades diferentes, mais de três mil quilômetros rodados e 200 profissionais envolvidos na empreitada. No Brasil, o modal rodoviário tem como protagonistas os caminhoneiros, que enfrentam os mais diversos riscos com acidentes, estradas precárias e roubo de cargas. Foi durante a vivência das gravações que Luan tirou a inspiração para compor a letra de ‘Armadura de um Guerreiro’, em parceria com Matheus Marcolino, e gravou um clipe que celebra a vida dos profissionais da estrada e já contabiliza 1.173.503 visualizações no Youtube dos “Heróis da Estrada”.
” Vejo o futuro no horizonte /
Sentado atrás desse volante/
Eu sou amante das estradas /
Rodando pelas madrugadas” (Trecho de ‘Armadura de um Guerreiro‘)
“É uma grande honra poder participar desta linda homenagem aos motoristas de caminhões. Nesta pandemia, ficou latente a importância vital dos caminhoneiros na nossa economia e na vida de cada um de nós. Sem eles, tudo para. Este projeto é essencial para a valorização deste profissional, que, infelizmente sofre tanto diariamente”, pontua Luan Santana sobre a primeira temporada da websérie idealizada por Marcelo Facchini.
O cantor de 30 anos também vem lutando com as próprias limitações da vida em tempos de pandemia. Em fevereiro, Luan testou positivo para Covid-19 e passou por momentos de tensão enquanto precisou se isolar no próprio quarto. O estresse o fez buscar atendimento psicológico profissional, como relatou ele na ocasião: “Não sei se chegou a esse ponto, se posso chamar de crise de ansiedade. Todo mundo teve um pouco de ansiedade nesse período. Comecei a fazer terapia, porque peguei Covid-19. É bem complicado ficar trancado num quarto e vi a necessidade de conversar com alguém sobre isso”, revelou o artista.
Apesar dos percalços, algumas coisas são sim, flores. O cantor fez uma tatuagem de uma rosa no braço na semana passada. Ao postar nas suas redes, escolheu o hit do cantor estadunidense Lil Nas X, ‘Montero (Call Me By Your Name)’, que detém 152 milhões de visualizações no YouTube e estreou em primeiro lugar na Billboard Hot 100. Estaria Luan dando um spoiler de que a carreira internacional está mais perto do que imaginamos?
Artigos relacionados