*Por Júnior de Paula
Um dos sites mais legais do mundo para quem é apaixonado por música é o La Blogothèque, criado pelo cineasta francês Vincent Moon e hoje comandado por Jeremiah, que roda os cinco continentes em busca de expoentes da música regional – mas com forte pegada internacional – para gravá-los cantando em cenários inusitados, ao vivo, numa espécie de pocket show filmado.
Entre 2011 e 2012 a turma do site fez viagens imersivas pela música brasileira e registrou vídeos que flertam com a linguagem do videoclipe e com a do documentário, criando uma nova concepção de música + imagem, com estética própria e muita qualidade sonora. Aproveitando a Copa e todos os olhos voltados para o nosso país, o projeto liberou 12 videoclipes com artistas brasileiros que mostram ao mundo o nosso valor fora de campo – já que dentro as coisas não rolaram bem como esperávamos.
Tem Mallu Magalhães cantando, entre outras, Sambinha Bom dentro de um caminhão de flores, enquanto Rafael Castro leva sua “Fazenda” ao Baixo Augusta e usa como pano de fundo a manutenção de uma máquina de refrigerantes.
Mallu Magalhães – Sambinha Bom
Rafael Castro – Fazenda
Em Pinheiros, Criolo canta Lantejoula, Linha de Frente e Mariô no meio da rua, acompanhado por Luísa Maita, Rodrigo Campos e Kiko Dinucci. Já a janela de um apartamento de frente para a Avenida Paulista é o cenário de Dom La Nena e sua O Vento.
Criolo e amigos
Lucas Santtana escalou até o topo do heliporto da Folha de S.Paulo, Metá Metá, no Cambuci, Thiago Pethit ficou na cozinha, Emicida e Rael na casa de sua irmã ao som de A Cada Vento e assim por diante.
Lucas Santtana
Thiago Pethit – Mapa Múndi
Batizado “A Rua A Música”, o projeto comandado pelo produtor Jeremiah já liberou online três das cinco partes e a gente não vê a hora de liberarem o resto. Play já!
* Junior de Paula é jornalista, trabalhou com alguns dos maiores nomes do jornalismo de moda e cultura do Brasil, como Joyce Pascowitch e Erika Palomino, e foi editor da coluna de Heloisa Tolipan, no Jornal do Brasil. Apaixonado por viagens, é dono do site Viajante Aleatório, e, mais recentemente, vem se dedicando à dramaturgia teatral e à literatura
Artigos relacionados