*Por João Ker
Usando um vestido comprido com flores bordadas na barra e, no rosto, um sorriso que parecia iluminar todo o espaço do Theatro NET Rio, a cantora Joyce Cândido subiu ao palco para apresentar o lançamento do seu DVD “O bom e velho samba novo”, na noite desta terça-feira (22/10). A plateia, repleta de amantes do som leve, bem entoado e envolvente da paulista, incluía grandes nomes dos mais diferentes eixos, como a bailarina Ana Botafogo, as atrizes Maria Pompeo e Xuxa Lopes, e as cantoras Ana Costa, Lucy Alves + Isabelita dos Patins e Fernando Bicudo.
Com a voz macia e o gingado da dança na ponta do salto alto, Joyce começou a noite cantando “Corra e olhe o céu”, clássico de Cartola e Dalmo Castello – o qual se encontrava na plateia – que a própria costuma apresentar em seus repertórios. Chico Buarque também teve seus momentos de homenagem, com a apresentação de músicas como “Samba e Amor”, “Deixa a Menina” e “Roda Viva”. Por sinal, clássicos do samba não faltaram durante a noite de chuva no Rio, com a cantora também fazendo referência a Adoniran Barbosa (“Saudosa Maloca”), João Bosco (que participa do DVD em “Rancho da Goiabada”), Noel Rosa e Vadico (“Feitio de Oração”).
Os grandes nomes não ficaram apenas nos covers e na plateia. Dois dos momentos mais emocionantes da noite se deram quando Zezé Motta e Marília Pêra subiram ao palco. Marília, com um vestido de renda preta até o joelho, scarpin, suas inseparáveis jóias e os cabelos presos em um penteado rebuscado, acompanhou Joyce nos vocais de “Dois Corações”, música escrita por Herivelto Martins e famosa na voz de Dalva de Oliveira. Já Zezé, também usando um longo negro, proporcionou duas apresentações arrepiantes: a primeira, em versão solo, cantando sozinha “Minha Missão”, clássico de João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro que, posteriormente, foi regravado por Clara Nunes. Depois, ao lado da estrela principal, recebeu os aplausos do público quando apresentaram “Senhora Liberdade”.
Entre declarações ao Rio e ao samba, Joyce sentou-se ao piano e tocou “Fé”, de Luiz Carlos da Vila e Cláudio Jorge. Antes de se despedir rumo ao Rock in Rio Las Vegas, Zé Ricardo ainda deu uma palinha do samba que compôs para o próximo EP da cantora, que é produzido por Bernardo Fonseca e já deve ser lançado no início de 2015 pela Warner Music. Entre grandes homenagens, grandes participações e uma grande voz cheia de gingado, os amantes do samba mal podem esperar para ver o que Joyce Cândido tem na manga para o próximo registro.
Fotos: Vinícius Pereira
Artigos relacionados