* Por Carlos Lima Costa
E deu pra sair do “chão” neste sábado de Carnaval, mesmo sem os desfiles das escolas de samba e performances de variados artistas nos trios elétricos dominando a folia pelo país, cancelados por conta da pandemia do Covid-19. Afinal, todos puderam conferir a explosiva união das estrelas Ivete Sangalo e Claudia Leitte na live histórica O Trio: Ivete, Claudia e Você. Com direito a selinho entre as duas, a performance foi exibida no Multishow, além do canal da emissora no YouTube e nos canais oficiais das duas cantoras. Enquanto cantavam “Na Base do Beijo”, Claudia brinca que vai dar selinho, mas Ivete chama a amiga para o estalinho ser de verdade. A performance delas, por exemplo, foi #1 nos trending topics do Twitter Br.
As duas usavam hot pants, plumas e muito brilho. Figurino bem produzido, com trocas no decorrer da noite. Repertório dançante, clássicos da trajetória artística das duas, uma noite quase perfeita para os fãs que ouviram suas canções prediletas durante quatro horas e meia. Apesar da animação e da sintonia entre elas, a live perdeu ritmo e graça por conta dos breaks para que, juntas ou separadas, falassem sobre os patrocinadores. Paradas excessivas com mais de cinco minutos de duração. Falaram sobre depilação e até batata frita comeram em cena.
Logo no início da apresentação não faltaram clássicos dos grupos que lideraram antes de iniciarem carreira solo. Claudia, por exemplo, cantou Claudinha Bagunceira, Corda do Caranguejo e Safado, Cachorro, Sem Vergonha, hits do Babado Novo, enquanto Ivete levantou a galera com sucessos como Levada Louca, da Banda Eva. Durante a apresentação, Claudia ganhou elogios da amiga: “Que bicha linda, você está gata”.
Após nove canções deram boas vindas ao público. “Um abraço a vocês que estão em casa, mesmo que pela tela da TV, do celular, virtualmente. Recebam nosso abraço como símbolo da necessidade do encontro. Tanta gente que nos ama que resolvemos juntar esse amor explosivo. Além da vacina, o amor é a nossa cura”, disse Ivete, emocionada, com a voz embargada. E os fãs das duas não desgrudaram das telas.
“Estou feliz da vida, nós ensaiamos, nossas bandas estão aqui juntas, tem muita família envolvida. A gente só tem amor para compartilhar com vocês. Espero que independentemente da situação que estamos vivendo agora, que vocês se sintam abraçados pela gente, pela nossa música, pela nossa energia que é boa, positiva o tempo todo, que acredita em um amanhã melhor, em pessoas melhores, porque todo mundo muda e amadurece”, acrescentou Claudia.
Em seguida Ivete ressaltou que além da alegria, a live servia também como uma rede de solidariedade. O público podia contribuir com instituições como Amigos do Bem. Ivete e Claudia foram intercalando performances solo com Festa e Céu da Boca, com duetos em canções como Tempo de Alegria e Sorte Grande. Ivete cantou seu mais recente sucesso Tá Solteira, Mas Não Tá Sozinha, gravada com Xanddy do Harmonia do Samba.
Com 2 horas e 40 minutos de show, Claudia pegou violão. “Vou fazer uma firula, pois como vou tocar com essa luva”, disse, rindo. E com Ivete, cantou um trecho da música Agradece, que vai lançar no próximo dia 26. “Nosso encontro é uma celebração. Nesse momento em que todo mundo queria se encontrar, essa live supre um pouco desse desejo. Estamos carentes ainda do nosso público, mas muito felizes com esta oportunidade de divertir todos em suas casas”, já havia ressaltado Claudia, uma das juradas do The Voice+, em seu perfil no Instagram, antes da apresentação. Fechando quase três horas de apresentação, ela, inclusive, quase foi as lágrimas cantando Doce Paixão, sucesso do Babado Novo.
A live serviu para encerrar qualquer tipo de comentário sobre a suposta rivalidade entre as duas, que não descartam, inclusive, a possibilidade, desse encontro virtual se transformar em uma turnê pelo país depois que a pandemia passar. “Começamos como colegas de trabalho. Mas não éramos amigas de sair muito. De fato a nossa relação ficou mais próxima depois que nos tornamos mães. Fomos nos encontrando, nos encontrando e a relação foi sendo boa”, explicou Ivete, na noite anterior, durante entrevista no programa Conversa com Bial, na Globo. Ivete é mãe de Marcelo, de 11 anos, e das gêmeas Helena e Marina, que completaram 3 anos na quarta, dia 10, do casamento com o nutricionista Daniel Cady. Já Claudinha é mãe de Davi, 11, Rafael, 8, e Bela, 1, da união com o empresário Marcio Pedreira.
O repertório dessa reunião musical foi definido a partir das músicas que elas e os fãs mais amam de seus repertórios. “Desenvolvemos com carinho o que íamos cantar considerando a memória afetiva do nosso público e a nossa também”, contou Ivete. E realmente não faltaram sucessos em uma noite com cerca de 60 canções no repertório, como Festa, Beleza Rara, Extravasa, Doce Paixão, Bola de Sabão e Não Precisa Mudar. Lembraram Marcia Freire com Doce Obsessão, gravada quando ela liderava a banda Cheiro de Amor, e Prefixo de Verão da Banda Mel. Um momento interessante, com certeza foi a interpretação de Dyer Maker, com Claudia no violão e Ivete tocando bateria.
Com pensamento positivo, Ivete falou sobre como vai ser essa festa popular no próximo ano. “Isso vai passar. Vamos conseguir nos encontrar no Carnaval de 2022. Vamos esperar por vocês nas ruas, nas varandas, nas pipocas, em todo canto que estivermos”, avisou ela. Após o encerramento do espetáculo memorável, Ivete postou no Instagram o quanto estava realizada. “Que noite mais linda minha gente, que encontro delicioso. Foi demais! Cada gesto, cada música, tudo inspirado no amor de vocês e nessa festa inigualável que é o nosso Carnaval. A saudade nos movimentou muito. Nessa data, a data da festa do encontro e não poder encontrar. Isso é difícil demais para quem já provou o gosto da galera na multidão. O tempo é de cautela e responsabilidade e queríamos levar um pouco da nossa energia para vocês sentirem essa vibração. Que delícia encontrar com você, Claudia Leitte, uma princesa linda e feliz. Foi mais do que pensávamos, não é? O amor nos guiou e nos guiará sempre”, observou ela.
Artigos relacionados