O ID: Rio Festival atuou em sua segunda edição somando forças para impulsionar a energia criativa do Estado do Rio de Janeiro. Com programação que incluiu desfiles, jornada de conhecimento, exposição, podcasts e feira de design, gastronomia e shows, o ID contou com show da Banda Melim, formada pelos irmãos Gabriela, Diogo e Rodrigo Melim, que nasceram em Niterói, cidade que sediou o evento. Melim conta com mais de 3 milhões ouvintes mensais só no Spotify, mais de 2 bilhões de streams nas plataformas musicais, e mais de 2 bilhões de views no YouTube. “Foi muito importante participar de um evento gratuito, porque foi acessível para toda galera que curte o nosso som, além de ser em Niterói, que é o lugar de onde viemos, trazendo uma nostalgia e carinho diferentes. A iniciativa de shows como esse contribui muito para levar a nossa arte e de outros artistas mais longe, ficamos muito felizes!”, diz Gabriela, sobre a apresentação que contou com músicas novas do álbum ‘Quintal‘, terceiro disco do grupo, e releituras dos hits ‘Meu Abrigo‘, ‘Ouvi Dizer‘, ‘Gelo’, ‘Dois Corações‘ e ‘Eu feat. Você‘, fazendo o público cantar e dançar junto.
Rodrigo fala da relação da banda com a moda: “Buscamos estar por dentro das novidades, gostamos de traduzir a nossa identidade e essência através dos looks. Sempre trocamos ideias sobre isso, principalmente nas gravações de clipes, apresentações, programas de TV e premiações”. E entrega o que marca presença no seu guarda-roupa: “Geralmente uso roupas mais lisas. No meu armário não podem faltar blusas pretas e cinzas e claro, meus chapéus!”.
E anuncia as novidades para 2023: “Acabamos de lançar nosso álbum ‘Quintal‘ e junto às canções, lançamos 17 videoclipes também. É um projeto muito especial para nós. Convidamos alguns artistas que admiramos para participar como Natiruts, Emicida, Duda Beat, Vitor Kley e Vitão, cada um somou com seu talento e vibe de uma forma muito legal. Para esse ano, pensamos em gravar mais um conteúdo ao vivo, de repente um DVD, rodar o Brasil fazendo shows e festivais, alguns shows internacionais também, em lugares como Portugal ou Estados Unidos, tem bastante coisa vindo por aí!”.
Diogo comenta ainda sobre o trabalho na música em família desde 2015. “É muito legal no sentido de companhia na estrada, a vida é corrida demais e o fato de trabalharmos juntos acaba matando um pouco a saudade de casa. Compartilhar todas as nossas conquistas com quem amamos é muito bom. Por outro lado, é um desafio grande equilibrar a intimidade que temos de irmãos, na hora de uma reunião ou de uma decisão. É importante demais cada um entender o espaço do outro, e tentamos respeitar isso o máximo possível’, pondera.
E exalta a liberdade de fazer shows com plateia neste momento de ‘respiro’ que vivemos: “O período sem shows devido à pandemia foi bem difícil e desafiador, nós que estamos acostumados a sentir o carinho da galera, de pertinho, ficamos com muita saudade do olho no olho, da energia dos fãs, da agitação. Então voltar com apresentações deste tipo está sendo maravilhoso. O palco é o lugar que mais gostamos de estar. É muito gratificante voltar a cantar nossas músicas, fazer a galera feliz, voltar a trabalhar e viajar fazendo shows”.
Sonhos já
“Já tivemos grandes acontecimentos em nossa carreira, como cantar em praticamente todos os grandes festivais do Brasil. Com músicas tocando em todas rádios, no topo dos streamings, gravamos feats com Djavan, Lulu Santos, Ivete Sangalo, Natiruts, Anitta, Nando Reis, Sandy, Saulo, entre outros artistas incríveis. Fomos convidados para cantar uma música inédita do Paul Mccartney, fizemos abertura do show do Maroon 5, fizemos também algumas turnês internacionais. O mais especial disso tudo é ver quanta alegria nossa carreira leva pra vida das pessoas, música é uma ferramenta muito poderosa para transformação, nosso maior desejo hoje é cada vez mais fazer nossa arte representar a nossa verdade, nos reinventarmos sempre e nunca perder o amor no trabalho, na música e nas pessoas’, completa Gabriela.
Considerada um dos maiores fenômenos dos últimos anos, a banda foi pensada em 2015, quando Gabriela foi convidada para participar de um festival de música em Canela, no Rio Grande do Sul, e chamou os irmãos para a apresentação. Com o grande sucesso e recepção do público, eles decidiram unirem-se musicalmente para levar a música juntos pelo Brasil afora.
Em 2016, participaram do reality show Superstar, do qual foram semifinalistas. Um ano depois, assinaram com a Universal Music Brasil, que faz a distribuição dos lançamentos do trio e mais uma vez está à frente de divulgar um projeto do Melim para o mundo.
Em apenas 7 anos de carreira, o grupo já recebeu 16 certificados de sucesso, incluindo um Disco de Diamante Triplo pelo hit “Meu Abrigo”. O single faz parte do álbum de estreia autointitulado do trio, lançado em 2018, que também conta com os singles diamantados “Ouvi Dizer” e “Dois Corações”.
Em 2019, a banda foi indicada ao prêmio Multishow e ao Grammy Latino, e lançou a primeira parte de seu segundo álbum de estúdio, “Eu feat. Você”. A segunda parte, “Por Amores e Flores”, chegou em 2021. No mesmo ano, os irmãos divulgaram “Deixa Vir do Coração”, coletânea com regravações com clássicos do Djavan.
Artigos relacionados