Gosto não se discute: Valesca Popozuda não está para brincadeira e quer marcar território no pop


O jornalista e dramaturgo Junior de Paula comenta que a cantora tem tudo para ser a próxima estrela da poplândia brasileira em 2014

* Por Junior de Paula

Valesca Popozuda não está para brincadeira. Aos 35 anos e depois de muitas polêmicas, ela quer marcar seu território de forma ainda mais efetiva no pop brasileiro. Sim, isso mesmo, no pop.

Apesar de ser uma legítima e orgulhosa representante do funk carioca desde o começo de 2000, quando surgiu liderando a turma da Gaiola das Popozudas, Valesca tem tudo para se transformar na próxima estrela da Poplândia brasileira em 2014, destronando ou reinando junto de Anitta, a estrela de 2013 nesta seara.

Valesca é esperta, não tem medo de rir de si mesma e sabe como poucas usar a mídia a seu favor. Quem não se lembra do seu ensaio para a Playboy em 2009, no qual em uma das fotos aparecia nua em cima de uma foto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva?  A admiração, dizem, mútua, começou quando eles se conheceram no Complexo do Alemão, no ano anterior, e rendeu várias homenagens por parte de Valesca.

Além da tal foto, ela compôs um funk que dizia:  “Conheci o Lula no Complexo do Alemão, e ele não tirou o olho do meu popozão”. E alguém julgaria o ex-presidente se isso fosse, realmente, verdade? Claro que não. Valesca tem o poder e sabe disso. E brinca com isso. E não tem medo disso.

Seu último clipe, aliás, é a prova que faltava para garantir a Valesca um lugar de destaque no mundo pop. Beijinho no Ombro, um funk-pop delicioso de refrão chiclete e versos que funcionam com statement de uma mulher que não está para brincadeira, ganhou um clipe ainda mais delicioso.

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Valesca em cena do clipe Beijinho no Ombro

Dirigido pela Map Style, com imagens rodadas em um castelo em Itaipava com direito a tigres, águias, bailarinos e muitas trocas de roupa, Valesca encarna uma rainha cheia de autoconfiança que deseja a todas as inimigas uma vida longa para que elas possam ver a sua vitória. E elas, se é que ainda vão ter coragem de se rebelar contra a nova rainha do pop, devem estar impressionadas com o poder de fogo de Valesca.

O filme, que tem mais de sete minutos – três deles só para que ela tivesse oportunidade de agradecer a todo mundo nos créditos (rainha humilde!) -, já foi visto por mais 1,3 milhão de pessoas em apenas uma semana e, dizem as más línguas, foi um dos mais caros já produzidos no Brasil. Detalhe: corre à boca pequena que teria custado cerca de R$ 437 mil.

Pelo sim, pelo não, o que importa é que temos um vídeo que não deixa nada a dever às produções internacionais e que não tem medo de ser grandioso, ambicioso e sem papas na língua, ocupando um espaço vago no mundo dos clipes, que apela cada vez mais para registros ao vivo ou produções intimistas, minimalistas e politicamente corretas.

Vida longa à Valesca. E para quem discorda, tudo bem, late mais alto, que de onde ela está ela não te escuta. Beijinho no ombro!

* Junior de Paula é jornalista, trabalhou com alguns dos maiores nomes do jornalismo de moda e cultura do Brasil, como Joyce Pascowitch e Erika Palomino, e foi editor da coluna de Heloisa Tolipan, no Jornal do Brasil. Apaixonado por viagens, é dono do site Viajante Aleatório, e, mais recentemente, vem se dedicando à dramaturgia teatral e à literatura.