Um álbum focado no repertório das festas juninas. Este é o novo trabalho de Gilberto Gil, o São João em Araras – Ao Vivo, que acaba de ser lançado. “Gravamos esse disco em um show ao vivo e agora estamos tendo a oportunidade de lançá-lo em todas as plataformas digitais para o público brasileiro”, contou ele em entrevista ao RJ TV. Um dos mais respeitados artistas do Brasil, o cantor e compositor conta com a participação da família. Uma das filhas, a cantora Preta Gil, faz dueto na clássica Eu Sou Quero Um Xodó, canção lançada por ele, em 1973. Entre os filhos estão presentes também no projeto, Bem tocando guitarra e José na percussão. E em se tratando de Festa Junina não podia faltar no repertório uma pitada do ícone Luiz Gonzaga (1912-1999). Do Rei do Baião, Gil interpreta canções como Asa Branca, Qui Nem Jiló e Respeita Januário, toada e baiões feitos em parceria com Humberto Teixeira(1915-1979).
E é em plena época de São João (festa que não vai ser realizada pelo segundo ano consecutivo, devido a pandemia), que no próximo dia 26 de junho, Gilberto Gil vai celebrar seus 79 anos de vida, conferindo virtualmente o sucesso deste álbum inédito, originado de um show e disco lançados há 11 anos, o Fé na Festa Ao Vivo.
Atualmente, Gil vem chamando atenção ainda pelo visual barbado. “Não usava desde a época em que ela e os cabelos eram todos pretos, quando fui para o exílio, em Londres. Quando retornei tinha uma barba que logo depois desapareceu e nunca mais voltou a não ser agora. As pessoas em geral tem gostado. Eu gosto. Hoje em dia, a barba se disseminou no mundo inteiro. A juventude toda usa, então, não sou muito fora da curva não”, brincou no telejornal.
Gil explicou ainda como vem lidando com a pandemia. “Preocupado com a doença, ocupado com a prevenção. Nossas tradicionais formas de ocupação, como sair para trabalhar, ir para os lugares, no meu caso, cantar, fazer os shows, tudo isso tem sido dificultado, então, são desafios novos aos quais a gente tem que dar uma resposta”, ressaltou ele, já vacinado com a segunda dose do imunizante contra a doença. “Sim, claro, agora nessa segunda fase ou quase terceira, as dificuldades com a vacinação, o fato de não termos uma cobertura completa e rápida é uma situação onde temos que estar todos mobilizados no sentido de fazer com que essa situação possa passar o mais rápido possível”, enfatizou ao jornalista Fábio Júdice.
Ao receber a segunda dose da vacina, em 22 de abril, Gil fez questão de postar no Instagram uma foto com o cartão de vacinação. “Queremos viver confiantes no futuro”, escreveu na ocasião para seus 1,7 milhões de seguidores. Na data, sua mulher, Flora Gil tomou a primeira dose.
Vale lembrar, que em dezembro do ano passado, os dois testaram positivo para o vírus da covid-19, sendo que o fato foi revelado somente em 30 de janeiro pelo jornalista Ancelmo Gois no jornal O Globo, quando o casal já estava curado. Os sintomas haviam sido brandos, sem maiores complicações. E como escreveu em Andar Com Fé, um seus clássicos, a crença ele não perdeu, mesmo diante de tudo que já passou. “Ela é um dos ingredientes importantes e fortes da nossa resistência nessas dificuldades de agora, então, é andar com Fé sempre”, frisou ainda no RJ TV, onde foi relembrada a canção lançada originalmente em 1982, no disco Um Banda Um, que tinha também no repertório as músicas Esotérico e Drão.
Artigos relacionados