*Com Lucas Rezende
Se Frank Sinatra ainda estivesse entre nós, ele estaria completando 100 anos em 2015. Mas, uma das maiores vozes da música norte-americana do século XX continua mais presente do que nunca. E mais: as comemorações pelo centenário do ícone musical com toque de homenagem ganham, mais que merecidamente, verve multimídia. A começar por uma exposição organizada por sua família no Lincoln Center, em Nova York, batizada “Grammy Museum’s Sinatra: An American Icon Exhibit”. Além dela, um álbum de covers dos maiores sucessos de Sinatra intitulado “Shadows In The Night”, na voz de Bob Dylan, faz parte dos festejos. Enquanto o 12 de dezembro – dia em que o músico nasceu – não chega, HT dá uma prévia. Pega na nossa mão e vem!
A grandiosidade do “Ano de Sinatra” fica por conta de uma parceria entre a família Sinatra e a Frank Sinatra Enterprises. Juntos, eles produziram o “Sinatra 100”, um projeto multimídia que começou neste mês no Lincoln Center, em Nova York, com a abertura da exposição “Grammy Museum’s Sinatra: An American Icon Exhibit”. O local é o mais propício possível, já que foi na Big Apple que ele mostrou sua voz ao mundo, nos intervalos do trabalho de garçom. Com destaque para os álbuns e filmes – aliás, Sinatra ganhou um Oscar com papel coadjuvante -, a exposição vai rodar os Estados Unidos, enquanto famosas universidades vão promover mesas redondas para analisar o legado do músico.
A “Grammy Museum’s Sinatra: An American Icon Exhibit” conta com peças de roupas, acessórios e o famoso chapéu do amor. Tudo doado pela família, a exemplo de correspondências jamais vistas antes, obras de arte, e claro, muita música. A idéia, logicamente, é reviver a alma daquele homem de voz marcante, que passeava do antigo pop agitadinho a um blues mais clean, cheio de bossa. Não foi à toa que Frank Sinatra ficou conhecido como “The Voice”, o que, vocês já podem imaginar, justifica toda essa movimentação artística multimídia como homenagem.
E se Sinatra era essa Coca-Cola toda, meio difícil alguém ousar tentar repetir seus feitos musicais. Aí que mora o perigo: não. Bob Dylan resolveu fazer um álbum de covers de Sinatra, intitulado “Shadows In The Night”. Tudo nesse balaio do centenário. Todos nós agradecemos. O álbum agradou a crítica, tem 10 faixas e está nas gôndolas a R$ 25.
Ah, e para fazer realmente valer todo o legado do homenageado, a família aproveita que um século se passou e o mundo é hi-tech para lançar um aplicativo comemorativo chamado “Sinatra 100”. É só fazer o download e ouvir um catálogo completo de músicas. Um uísque com a Jack Daniel’s também já foi lançado, com um apelo mais comercial, porém fiel a Sinatra. O cantor subia ao palco sempre com um copo da bebida nas mãos e chegou a afirmar que “uísque é um néctar dos deuses”. E se não fosse bastante, as gravadoras Sony, Universal e Capitol ainda planejam lançamentos, enquanto a HBO produz o documentário “Sinatra: All or Nothing At All”.
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