Fafá de Belém homenageia Paulo Gustavo em live: ‘Um ser de luz, que sintetizou todas as mães com Dona Hermínia’


A cantora fez questão de homenagear o múltiplo artista durante a live de Dia das Mães. Na sala de seu apartamento, em São Paulo, a estrela se apresentou acompanhada da filha, Mariana Belém. O encontro contou ainda com as participações de suas netas, Laura e Júlia. “Este é um grande e afetuoso abraço virtual pra toda a família curtir e se emocionar. Para quem está perto se abraçar, e quem está longe assistir e pensar no maior amor do mundo, que é o de mãe”, pontuou Fafá

Em sua live do Dia das Mães com a filha e as netas, Fafá homenageou o humorista Paulo Gustavo, que morreu na última terça-feira, dia 4, vítima de Covid-19 (Foto: Reprodução YouTube)

Em live pelo Dia das Mães com a filha e as netas, Fafá homenageou o humorista Paulo Gustavo, que morreu dia 4, vítima de Covid-19 (Foto: Reprodução YouTube)

* Por Carlos Lima Costa

Para os fãs da boa música, o encontro musical de Fafá de Belém com sua única filha, Mariana Belém, além das espontâneas participações das netas Laura e Júlia, tornou o domingo de Dia das Mães ainda mais especial. A live foi pura descontração e emoção, principalmente quando a estrela exaltava a mulher e, nessa hora, homenageou Paulo Gustavo, que morreu na terça-feira, dia 4, vítima da Covid, aos 42 anos. “É de uma mulher a primeira voz que a gente escuta ainda na barriga, a voz da mãe. Essa foi uma semana delicada, em que perdemos Paulo Gustavo, um artista que sintetizou todas as mães do Brasil. Dona Hermínia é a síntese. Mando um abraço a Déa Lúcia (mãe do artista) e para o Paulo, onde quer que ele esteja causando. Ele foi um ser de luz”, frisou ela, que cantou Mamãe, eternizada na voz de Agnaldo Timóteo (1936-2021), que perdeu a luta para a mesma doença.

Em seguida, Fafá emendou com Nossa Senhora, de Roberto Carlos. O cantor que, em abril, completou 80 anos, marcou o Dia das Mães do ano passado presenteando os brasileiros com uma live. Este ano, ele preferiu passar a data recolhido, em casa. Mas Fafá mostrou vários clássicos do repertório do Rei na parte inicial do show. “Este é um grande e afetuoso abraço virtual pra toda a família curtir e se emocionar. Para quem está perto se abraçar, e quem está longe assistir e pensar no maior amor do mundo, que é o de mãe”, definiu a estrela, sobre a live realizada na sala de seu apartamento, em São Paulo, e transmitida, através de seu canal no YouTube, em seu Facebook e nos canais 500 e 530 da Claro TV.

Fafá de Belém dedicou a primeira parte de sua live ao repertório de Roberto Carlos, interpretando canções como O Portão e Desabafo (Foto: Reprodução YouTube)

Fafá de Belém dedicou a primeira parte de sua live ao repertório de Roberto Carlos, interpretando canções como O Portão e Desabafo (Foto: Reprodução YouTube)

Fafá iniciou a live pontualmente, às 16hs. “A gente sai de casa buscando novos caminhos, mas a casa é sempre o porto e o porto é o colo da mãe. Saímos buscando novos universos. Quando uma mãe reclama da gente, isso é cuidado, porque a gente que é mãe não consegue largar um filho, que sempre será criança para nós. Estamos sempre preocupadas com o que está acontecendo. Mãe é aquela que gera, adota, que cuida do sobrinho, dos pais, da gente. Nós todos ficamos isolados nesse ano difícil. Então, nada como abrir a live com o nosso king Roberto Carlos. Tudo que queremos ouvir são as canções do Roberto”, disse, após interpretar O Portão, emendando com o eterno hit Como É Grande o Meu Amor Por Você, com De Tanto Amor, Outra Vez e Desabafo, lembrando que esta última ela interpretou no especial Elas Cantam Roberto.

Pertinho de Fafá , assistindo a sua performance estavam as netas Laura e Júlia, filhas de Mariana. Fafá repetiu algumas vezes que estava nervosa, o que realmente transpareceu no início. Mas ela não perdeu em nada a intensidade de sua performance como intérprete. E lembrou que foi em 1975, que assistiu pela primeira vez um show do Roberto. Graças ao apresentador Flávio Cavalcanti (1923-1986), que conseguiu um ingresso para ela.

“Naquela época, Roberto estava lançando essa música”, disparou cantando Além do Horizonte. No meio da canção, quando já passava dos 40 minutos de live, a filha Mariana entrou entoando o refrão e suas filhas também. A partir daí, além da emoção, o show foi ganhando descontração. As meninas giraram, uma plantou bananeira e toda vez que acompanharam a mãe e a avó cantando, mostraram voz afinada, como na canção Meu Coração É Brega, um clássico paraense.

“Decidi que íamos fazer em casa essa live e deixar as meninas soltas, porque a base da relação das pessoas é o afeto. Temos vivido período difícil, delicado, seguindo regras. Um dia realizei que a minha missão é levar alegria e descontração com a música. Daqui a pouco vamos olhar para trás e ver que tudo ficou para trás”, frisou Fafá, em mensagem de esperança.

Juntas, mãe, filha e netas cantaram músicas como Meu Coração É Brega (Foto: Reprodução YouTube)

Juntas, mãe, filha e netas cantaram músicas como Meu Coração É Brega (Foto: Reprodução YouTube)

Fafá cantou Sob Medida, de Chico Buarque, Maria Solitária, de Milton Nascimento. “Meu maior ídolo de todos os tempos, o Bituca”, confessou Mariana sobre Milton, se referindo a ele pelo apelido. Foi a deixa para Fafá dizer que Maria Bethânia estava conferindo a live.

A cantora, então, passeou por clássicos sertanejos como Nuvem de Lágrimas, que ela gravou com Chitãozinho e Xororó, além de É O Amor, o primeiro e maior sucesso da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, e Tocando Em Frente, de Almir Satter. “O Brasil é tão interessante, ele tem uma pluralidade. Fui criada ouvindo jazz, MPB no rádio”, lembrou. Mariana, então, mandou abraço para sua saudosa avó paterna, Carminha Mascarenhas (1930-2012). “Grande cantora de rádio”, disse a neta, orgulhosa.

Fafá revisitou a infância, interpretando Tamba-Já. “Essa canção é do Pará, aprendi na escola, cantava toda hora. Eu a dedico a minha amiga e grande ‘ídola’ Maria Bethânia”, observou a estrela, que ainda lembrou o cantor e compositor José Augusto com Aguenta Coração, e a popular Vermelho, canção símbolo, do Boi Garantido, agremiação folclórica de Parintins junto com o Boi Caprichoso.

"Obrigada pela mãe e avó incrível que você é e por tudo que você me deu de valor", frisou Mariana sobre Fafá de Belém (Foto: Reprodução YouTube)

“Obrigada pela mãe e avó incrível que você é e por tudo que você me deu de valor”, frisou Mariana sobre Fafá de Belém (Foto: Reprodução YouTube)

Ao final de duas horas e meia de live, Fafá novamente transmitiu mensagem de fé, esperança e otimismo em dias melhores “Este é um momento delicado, mas precisamos lembrar que maior é Deus. Tem que ter fé na vida. Brasileiro conhece fé, esperança e alegria. Deus é maior. E não esqueçam: Usem máscara, álcool em gel, façam isolamento social . Eu já tomei as duas doses da vacina. Quem não tomou ainda, espere a vacina. Não ao negacionismo e sim à vacina”, disse, emocionando a todos e a filha, que mais cedo havia postado em seu Instagram uma linda declaração de amor à mãe. “O que eu puder fazer na minha vida para te retribuir as noites mal dormidas, eu sempre vou correr atrás para fazer por você. Obrigada pela mãe e avó incrível que você é e por tudo que você me deu de valor, e que me ensina todos os dias através do seu dia a dia, do seu trabalho, de como você é correta em relação a tudo. Te amo muito”, escreveu Mariana.