*Por Rafael Moura
A pandemia causa pelo novo Coronavírus trouxe à tona uma outra epidemia, a ansiedade. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno. A pesquisa ressalta ainda o tabu em relação ao uso de medicamentos para controle e tratamento dessa crise. O cantor, compositor e artista visual Matheus Engenheiro, foi uma pessoas ‘atingidas’ por essa onda e usou esse sentimento para compor seu novo single, ‘Chega Devagar‘. “Essa música tem uma casca que trata do possível fim de um relacionamento, mas a essência é sobre como a mente ansiosa cria previsões pessimistas diante de qualquer micro futuro”, explica o artista.
O cantor usou nessa obra, o lado mais noturno da canção, para lançar um EP de remixes, com quatro faixas de estilos diferentes, que passam pelo house, música experimental e lo-fi, além de revelar a versão demo da música. “Além dos remixes, que são incríveis, eu também quis incluir a versão demo. Eu gosto de escutar essas versões das músicas dos artistas que me inspiram, então eu queria deixar as pessoas ouvirem a da minha música também. A faixa principal do trabalho é um remix produzido pelo Sanvtto, que trabalha a música eletrônica (aqui, especificamente, o house) com elementos de funk brasileiro”, explica. O DJ traz em seu currículo parcerias com Linn da Quebrada e Jup do Bairro, Heavy Baile e Lucas Boombeat.
O lançamento é seguido de um videoclipe, com os estilos de dança house, voguing e chicago footsteps, com a participação especial da MC Xuxú, em um solo de guitarra. “Eu sigo o Sanvtto há um tempo e sou super fã dele e da história dele. Nós trocamos algumas mensagem pelo Instagram logo antes de eu lançar a versão original. Mandei pra ele, ele amou e topou trabalhar no remix. Falei que ele podia fazer a música do jeito que ele quisesse e ele veio com esse house maravilhoso”, frisa.
Matheus vem de uma geração de multiartista, natural de Juiz de Fora, morando no Rio de Janeiro desde 2018, o cantor aos 29 anos, ao longo deste ano começou a sentir aquela sensação de aperto no peito, uma angústia. “É como um presságio, disparo no coração, mas que no fundo, é só uma soma de inseguranças. A faixa já disponível em todas as plataformas digitais, traz em sua letra os reflexos desse sentimento de ansiedade, de um porvir pessimista, que muitas vezes é apenas um grande sabotador. Além disso, a música é um pedido do artista por mais sensibilidade e delicadeza nas relações”, explica. A música é o segundo trabalho autoral do artista. “Falo sobre dramas profundos de um jovem, mas com camadas de cotidiano que tornam tudo mais leve”, conta.
A composição de Engenheiro tem produção musical de Pedro Sodré, Rudah Maciel Guedes, e distribuição pela ONErpm. Já o clipe tem direção de Matheus e Rodrigo Coelho, coreografia de Thiago Williams e figurinos de David Lee. O processo de produção musical, feito à seis mãos, uniu duas canções de Matheus numa só, chegando no resultado final que envolve não apenas a música, mas uma narrativa visual que mistura imagem, performance, dança e moda, e que poderá ser conferida mais adiante no videoclipe. “Eu descobri há pouco tempo como a ansiedade me afeta. Não sabia que tinha esse nome e vou aprendendo a cada dia que não é uma exclusividade minha. É algo que nos faz mal e que atinge desde as pequenas coisas até grandes movimentos em nossa vida – reflete o artista, que transformou essa percepção da ansiedade em reflexões – Tento sempre trazer um verniz mais leve para esses assuntos, pois para mim eles são muito pesados e me arranham. A música faz tudo se encaixar de uma forma mais leve, mais compreensível e mais bonita”, revela.
Artista visual e designer, Matheus começou sua carreira musical como diretor criativo da MC Xuxú, uma das artistas pioneiras no movimento musical trans, atuando como diretor e editor de vídeos para a internet, docs e o clipe da faixa ‘O Clã’. Também criou videolyrics e vídeos gráficos para gingantes da música brasileira: Elza Soares, Luciana Mello e Alice Caymmi. Foi vocalista de uma banda de jazz em Juiz de Fora antes de decidir focar em seu trabalho autoral. Em 2019, lançou o single autoral e videoclipe ‘Mente pra Mim’, sendo responsável também pela direção e edição das imagens.
Artigos relacionados