Pesquisa no Brasil aponta que 110 mil pessoas/mês buscam ‘música para dormir’ no Google e pianista Kainbeats lança EP


O compositor, americano, aos 22 anos, e estudante de medicina acaba de lançar um álbum pelo selo brasileiro Sleep Tales. O foco do maior selo de lo-fi não-europeu e terceiro maior do mundo é trabalhar com músicas capazes de combater o estresse e a ansiedade do cotidiano, promovendo o relaxamento e o bem estar. O rapaz já contabiliza 1,3 milhão de ouvintes mensais no Spotify. “Comecei a fazer música por que procurava um som que não encontrava em lugar nenhum”, frisa

A capa do EP ‘Born in the sky’, de Kainbeats, que acaba de sair pelo selo Brasileiro Sleep Tales (Foto: divulgação/ Sleep Tales )

*Por Rafah Moura

O Mapa do Sono dos Brasileiros reconhece que a insônia é uma doença. Portanto, 77% dessas os entrevistados afirmam que o distúrbio é consequência de diversas enfermidades. O estudo aponta que 65% dos brasileiros têm baixa qualidade de sono, mas somente 7% das pessoas nessa condição procuram profissionais médicos quando têm dificuldades para dormir. A pesquisa revelou ainda que 34% dos entrevistados afirmam ter insônia, porém apenas 21% declararam ter o diagnóstico da doença. Enquanto você lê este texto, pelo menos 20 mil pessoas ao redor do mundo estão buscando, nas plataformas digitais, músicas de relaxamento. Só no Brasil, todo mês, cerca de 110 mil pessoas procuram por ‘música para dormir’ no Google.

Kainbeats acaba de lançar o EP ‘Born the in Sky’, pelo selo brasileiro Sleep Tales (Foto: divulgação/ Selo Sleep Tales)

Tendo esses dados em mente, o pianista e compositor americano, Kainbeats, nascido Matthew-Keane Qiu Wang, aos 22 anos, aluno de medicina, iniciou os estudos de piano clássico aos cinco anos. Foi depois de escutar e tocar muito Claude Debussy, Joe Hisaishi e Evan Hall despertou seu interesse para as batidas do Lo-Fi. Kainbeats é um dos grandes expoentes do segmento. Só este ano, já lançou um disco e 10 singles que tocam sem parar no mundo todo. “Comecei a fazer música, porque procurava um som que não encontrava em lugar nenhum. É um tipo de som quente, sonhador e reconfortante, que nos leva a um lugar diferente e seguro por um tempo. Acho que as pessoas que realmente amam a minha música também procuram essa atmosfera. É o tipo de paz suave que pode ser um breve momento de descanso em nossos mundos cada vez mais ocupados e conectados”, analisa ele, que soma mais de 1,3 milhão de ouvintes mensais no Spotify.

Seu novo EP ‘Born in the sky’, com cinco faixas, lançado em todas as plataformas digitais pelo selo Sleep Tales, foi composto nos últimos dias do inverno, em fevereiro. “Quando o céu ficava cinza suave era, para mim, o momento perfeito de tirar uma soneca pois parecia que o mundo inteiro era como um cobertor macio. Então eu me perguntava como seria viver naquela atmosfera sonolenta, caminhando sobre as nuvens e olhando as estrelas lá de cima”, conta o pianista.

Kainbeats conheceu o Lo-Fi meio por acaso, quando assistia ‘Willy Wonka e a Fábrica de Chocolate’ e se encantou com a música ‘Pure Imagination’. Encontrou no YouTube um remix da faixa e se viu navegando instintivamente por trilhas no mesmo clima. “E agora estou aqui, trabalhando bastante com Lo-Fi”, rebobina. Hoje, cerca de dois milhões de ouvintes degustam o som dele nas plataformas digitais. Ele nota que os públicos convergem, mas têm as suas particularidades. E completa. “Por exemplo, o meu álbum ‘Angelic’ alcançou muitos ouvintes para quem a religião representa uma parte importante de suas vidas. Mais recentemente, o álbum ‘Dreamseeker’, com linhas de voz encomendadas em japonês, agradou os ouvidos nipônicos. É incrível como a música pode conectar  todas as culturas!”. Tanto é que o seu lançamento, ‘born in the sky’ está saindo agora por um selo brasileiro, Sleep Tales.

Músicas para dormir estão entre as mais buscadas em todas as plataformas digitais, ajudando a melhorar a qualidade do sono de muitas pessoas ao redor do mundo (Foto: divulgação/ Selo Sleep Tales)

Desde a estreia, em outubro de 2021, o selo cresceu, apareceu e se consolidou. Montou equipe própria, abriu diálogo com um punhado de artistas ao redor da Terra e firmou parcerias frutíferas com gigantes, entre eles a ADA, distribuidora internacional do Warner Music Group. Perto de completar um ano de atividade, o Sleep Tales começa a ver o seu trabalho ser copiado. É hora de inovar e se diferenciar. Perto de completar um ano de atividade, o Sleep Tales começa a ser referência. Justamente por isso, é hora de inovar e se diferenciar. O foco do maior selo de lo-fi não-europeu e terceiro maior do mundo é trabalhar com músicas capazes de combater o estresse e a ansiedade do cotidiano, promovendo o relaxamento e o bem estar.