*Por Rafael Moura
Um novo hit está agitando a quarentena brasileira e até na gringa. A parceria de MC Zaac, Anitta e o rapper norte-americano Tyga, ‘Desce pro Play (Pa Pa Pa)’, acaba de ultrapassar a marca de 6,5 milhões de visualizações no Youtube. A faixa reuniu time de produtores de primeira linha, da Brabo Music, equipe responsável por inúmeros sucessos de Pabllo Vittar – ‘K.O.’, ‘Amor de Que’, Luísa Sonza – ‘Garupa’ e Iza – ‘Dona de Mim’, entre outros. Com uma batida envolvente, a inspiração direta foi o hip hop dos anos 2000, como The Neptunes e Timbaland, influência muito presente na carreira dos produtores e de Zaac.
Com samples de bateria, synths, a ideia é trazer o som do pop que marcou a adolescência do cantor, um pop que mescla profundamente com o R&B. É como relembrar momentos passados, com um som potente que marcou época. “Crescemos ouvindo esses artistas e esse beat traz uma memória afetiva forte pra gente, logo virou um dos nossos favoritos. Fomos misturando essas referências com a estética do pop moderno na estrutura e texturas”, diz Arthur Marques, da Brabo Music.
Zaac nos conta que a produção fluiu de maneira leve e positiva, mesmo com o cenário atual por conta da Covid-19. “A gente teve de se reinventar e isso foi bem desafiador. Ficamos pensando em juntar nós três, mesmo distantes. E o processo de produção surgiu de uma forma bem legal, eu fui no estúdio dos meus amigos da Brabo Music e eles me mostraram o beat que tinham feito. Em cima dele começamos a compor a letra e foi assim que surgiu, parecia que era mesmo pra ser, pois a letra encaixou perfeitamente com o som que eles tinham. Convidei Anitta para participar da canção, que topou na hora e ela sugeriu de convidarmos o Tyga. Como eu estava em contato com ele para produzirmos juntos foi super legal”, revela Mc Zaac.
A faixa vem acompanhada de um clipe que conta com a direção de Thiago Eva e levou em consideração as normas da OMS, por conta da pandemia do novo coronavírus. Tudo foi feito de maneira remota, usando e abusando dos recursos digitais, em que cada artista pudesse gravar o clipe de sua própria casa. “Nossa premissa foi como unir o Zaac, Anitta e Tyga em um mesmo lugar, mesmo distantes. A solução de fundo branco permitiu colocar os três juntos em cena, deu liberdade criativa para ousarmos com várias lentes, prismas, texturas, efeitos e intervenções gráficas.”, conta o diretor.
Desde 2019, estamos percebendo que os grandes sucessos no cenário musical, brasileiro e internacional, têm sido as parcerias e esse trio está emplacando mais uma, comprovando essa teoria. “Eu gosto muito de fazer parcerias. Acho que fazendo isso conseguimos atingir outros públicos e propagar ainda mais nossas mensagens. Além disso, sempre há uma troca de ideias entre os artistas e equipes, o que tem um valor muito grande e nos faz sempre evoluir e entender as visões do outro”, revela Zaac. Para Anitta, o sentimento não é diferente, seus últimos lançamentos foram todos feats, o que corrobora com a fala do MC. “Eu adoro o trabalho do Zaac. É um amigo querido e um talento do nosso funk. É sempre um prazer poder trocar com ele”, elogia. Sobre a gravação mais intima e remota, a cantora comenta que foi uma experiência muito diferente e até estranha. “Foi muito diferente porque eu dancei sozinha para uma câmera, em um fundo branco usando a música no meu celular. Mas com o resultado final, você não percebe. Ficou sensacional!”, revela.
Lembrando que a cantora carioca está ocupando o Top 50 do Spotify em 13 países e em três línguas diferentes. “Eu fico feliz por ela. Anitta é uma grande parceira e muito profissional, sempre que trabalhamos juntos é uma troca muito grande de ideias e energia. Eu a admiro muito”, parabeniza. A plataforma divulgou ainda que entre as 200 músicas mais ouvidas, em 51 países, o funk é o gênero musical brasileiro mais ouvido pelos gringos. Mais um motivo para traz um convidado internacional. Tyga já conhecia o trabalho de Zaac, em 2016 o cantor postou em seu Instagram um vídeo com seu filho ouvindo ‘Bumbum granada’ e logo começaram a conversar sobre uma possível parceria, “eu sempre gostei da música e dos artistas brasileiros. Eu conheço o trabalho do MC Zaac desde 2016, quando ele lançou a música ‘Bumbum Granada’ e estamos conversando sobre um feat desde então. Quando a Anitta tocou a música para mim no estúdio eu topei na hora!”, revela o norte-americano.
Para Zaac, a quarentena tem sido um período bastante proveitoso, ele não parou. “Continuo compondo e produzindo bastante, falo com meus produtores por vídeo chamada e vamos trocando, vivo e respiro música 24 horas por dia. Eu sou muito presente nas redes sociais, gosto de estar sempre em contato com meus fãs, conversar com eles. Às vezes até mostro pedaços de canções que estou produzindo para saber a opinião, o que acham”, conta. E completa. “Eu sempre estou criando e compondo, as vezes acordo no meio da noite com uma letra na cabeça e escrevo, me inspiro em minhas vivências e/ou de amigos meus. Tenho muitos parceiros que me ajudam nesse processo”.
O site HT pediu ao Mc paulista para fazer uma retrospectiva de sua curta carreira, mas cheia de sucessos e momentos marcants. “‘Bumbum Granada’ foi de virada de chave em minha carreira, foi um momento único e é uma música que tenho muito carinho. Mas, tenho diversos momentos incríveis e que gostaria de destacar como ‘Vai embrazando’, um marco, ‘Vai Maladra’, que foi minha primeira parceria com Anitta e cantores internacionais e logo depois “Bola Rebola”, que também foi uma gravação incrível que tenho muito carinho”. O artista destaca ainda suas parcerias com as cantoras Simone e Simaria e Cláudia Leitte. “Meu feat com a Tove Lo e poder cantar com ela no Festival Popload foi algo indescritível, uma sensação única que jamais vou esquecer. Olhando para trás, sou muito grato de ver onde comecei, onde cheguei e onde quero chegar. Com toda certeza vou continuar trabalhando para chegar ainda mais longe, sempre com muito foco, fé e determinação”.
Artigos relacionados